Ao buscar qualificação profissional, muitas pessoas tendem a priorizar conhecimentos em informática, como Internet, Windows e Pacote Office. Esses tipos de aperfeiçoamento se enquadram totalmente como o que o mercado atual procura e espera dos candidatos. No entanto, a maioria das pessoas esquece que saber digitar com destreza é tão importante quanto os demais conceitos e programas de computador. Nesta via, estudantes e profissionais que visam o sucesso, precisam incluir um bom curso online de digitação no cronograma de estudos o quanto antes.

Nada melhor do que um ambiente virtual exclusivo para aprender técnicas ligadas a uma das funções elementares dos teclados de computadores e notebooks: a digitação. Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra esse espaço dedicado aos seus estudos e muitas opções de capacitação, como o Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, ideal para usuários iniciantes, intermediários e até mesmo avançados que queiram aprimorar suas habilidades.

Quer ir além dos saberes comuns de informática? Considere estudar em cursos online com certificado que ampliem sua visão estratégica e potencializem sua performance no mercado de trabalho. Nosso curso de digitação online é uma dessas alternativas primorosas, que não deixam nada a desejar quando o assunto é formação profissional.

Aproveite o conteúdo deste artigo e de nosso curso online para entender como aprender digitação de modo eficaz, as técnicas precisas, a postura que o digitador deve ter ao trabalhar e muitas outras dicas valiosas. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Conhecendo o teclado

O primeiro passo para quem deseja iniciar a carreira de digitador ou até mesmo em outras áreas, visando maior autonomia e dinamismo ao digitar, é conhecer a fundo o teclado do computador e seus diferentes layouts. Este, inclusive, é o tópico inicial de nosso curso online noções básicas para digitação.

Sendo o teclado uma das principais ferramentas para digitalizar dados e estabelecer comunicações, podemos também considerá-lo essencial para qualquer trabalho computadorizado desde que a informática começou a fazer parte do dia a dia da sociedade. Afinal, sem ele, fica muito mais complicado de criar e editar arquivos ou navegar pela internet.

Aqui no Brasil, vale saber, há dois layouts válidos atualmente: o ABNT e o ABNT2. Ambos são estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável por determinar padrões para equipamentos, trabalhos, documentos, etc. Eles são semelhantes, pois usam o sistema QWERTY, criado em 1870, ainda no auge das máquinas de escrever.

A diferença básica entre os dois é que o ABNT 2 (o que é utilizado nos teclados e notebooks fabricados atualmente) possui a tecla Alt Gr, utilizada em combinação com outras teclas, garantindo a escrita de símbolos especiais, como /, ?, °, £ e ¢.

Com a ajuda de cursos a distância conceituados, você descobre a distinção entre os teclados de desktop e de notebooks, a posição de cada tecla e as técnicas para digitar rápido e sem erros. É uma maneira muito prática de estudar e elevar o nível profissional, por que não apostar em cursos online sobre como aprender digitação

curso online de digitação

Treinando a cópia de documentos

Uma das habilidades dos digitadores profissionais é a cópia de documentos, bastante trabalhosa de se fazer, mas que pode se tornar descomplicada após a apuração de técnicas específicas. Em nosso curso de digitação online você conhece de forma precisa como manter o ritmo de produtividade ao copiar documentos variados para o computador, seja para qualquer finalidade.

Mesmo com a possibilidade de escanear materiais diversos, haverá momentos em que será necessário saber como digitar rápido. Por exemplo, estudantes podem precisar copiar trechos de livros para trabalhos acadêmicos, bem como profissionais de áreas diversas podem ter que digitar dados contidos em formulários.

Uma das lições especificadas em cursos online é a organização estabelecida antes mesmo de começar a cópia. É importante que você esteja em um local apropriado, com a postura correta e com o documento a ser copiado em uma posição que favoreça a visualização amplificada. Além disso, é primordial fazer uma ou duas leituras prévias da papelada em questão, para acostumar seu cérebro com a linguagem, o assunto e até mesmo a disposição das palavras e linhas.

Descubra em nosso curso online noções básicas para digitação diversas sugestões para otimizar esse processo. Com diversas dicas interessantes você saberá copiar materiais da faculdade, trechos de artigos e livros referenciados para o TCC, contratos, acordos, formulários, rascunhos, entre muitos outros documentos.

Dicas de Ergonomia

Este é um importante tópico de nosso curso online de digitação e que não pode ficar de fora de seus estudos. Para quem não sabe, ergonomia é uma ciência voltada para analisar a relação que o homem tem com o trabalho que exerce. No caso da informática, é estudada a ergonomia física do operador do computador, que deve prestar atenção quanto à postura, à posição das mãos, aos cuidados com a visão, entre outros quesitos essenciais.

Quem quer saber como aprender digitação para se beneficiar profissionalmente, academicamente e até pessoalmente, deve ter em mente que também é necessário ficar atento à qualidade do trabalho realizado. Isto é, não adianta nada você saber como digitar rápido, se atua o tempo todo em uma posição inadequada, gerando dores ou estresse.

Para que isso não ocorra, o mais indicado é descobrir técnicas de ergonomia, evidenciadas em cursos online com certificado relacionados ao tema. Uma dica elementar é a escolha da cadeira, que deve dar suporte para as costas por completo. Confira abaixo outras sugestões para digitar de forma saudável e complemente seu aprendizado no curso de digitação online.

  • Mantenha os pés apoiados no chão ou em um suporte especial.

  • Não gire, incline ou faça outros movimentos repetitivos e/ou bruscos com corpo ao digitar.

  • Deixe os cotovelos junto ao corpo e bem relaxados.

  • A cabeça e o pescoço devem estar sempre alinhados.

  • A linha correta de visão deve ser para o topo ou centro da tela do computador.

Não deixe de descobrir as aulas completas sobre ergonomia em nosso curso online de digitação. Além de aprender técnicas indispensáveis, você tem a chance de compreender a relação que o corpo tem com qualquer tipo de trabalho realizado. Outros cursos a distância também complementam conhecimentos, como o Curso Online Fisiologia - Noções Gerais‍, voltado para esse campo.

Como aprender digitação

Não podemos dizer que aprender digitação é uma tarefa simples. Assim como qualquer outro tipo de aprendizado, sobretudo em computação, demanda dedicação, paciência e investimento nas ferramentas certas. Se você está decidido que quer aprimorar seus conhecimentos nessa técnica, deve buscar lições completas e conceituadas para valer todo o seu esforço.

O curso relativo do Centro de Estudos e Formação é uma dica bacana para quem está iniciando essa prática, pois possui tópicos voltados para esse tipo de público. Ele perpassa pelos modelos de teclado, as posições das teclas, componentes do computador e até mesmo noções básicas do Windows, temas amplos e que são ideais para situar os alunos em relação à digitação.

Afinal, por que essa técnica é tão necessária? Por que devemos nos dedicar em aprendê-la? E como aprender com qualidade? Estas são questões interessantes e que precisam ser levadas em conta durante o estudo técnico. Veja algumas dicas para aprender digitação com qualidade:

  • Tenha acesso a um bom computador, com teclado que siga os padrões brasileiros para facilitar o aprendizado.
  • Procure um bom curso de digitação, como o que oferecemos aqui no portal, para compreender tudo sobre essa prática.
  • Anote todas as dicas. Não deixe nenhuma de lado, pois pode ser que você precise futuramente.
  • Treine bastante. A prática leva à perfeição, isso não é mentira.
  • Continue aperfeiçoando suas técnicas lendo, vendo vídeos, fazendo cursos, etc.

Estas são apenas algumas sugestões, mas que são valiosas para quem deseja aprender digitação para trabalhar, estudar, fazer as tarefas do dia a dia, entre outras atividades. O que achou?

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como digitar rápido

A velocidade na digitação é algo que impacta bastante no resultado de qualquer trabalho. Por isso que, além de memorizar o teclado e aprender a digitar com facilidade, muitos estudantes, profissionais e demais usuários de computador buscam dicas para digitar mais rápido. Aliás, as empresas de hoje em dia valorizam bastante quem possui essa habilidade, portanto, não há motivos para não se aprimorar quanto a isso.

É preciso saber que não há mágica para se tornar um mestre da digitação, mas isso não é razão para desânimo. Seguindo os passos completos expostos em nosso curso online e treinando dia a dia, com certeza você atingirá um ótimo nível de destreza. Não é complicado e, dependendo de sua dedicação, o aprendizado pode não demorar tanto.

Conheça algumas sugestões para você pegar afinidade com o teclado e digitar rápido:

  1. Favoreça o ambiente no qual você fará a digitação. A cadeira, como falamos no tópico sobre ergonomia, deve ser confortável e estar numa altura adequada; a mesa deve estar livre, caso precise fazer cópia de algum material; o clima agradável, nem muito frio ou calor, enfim, tudo isso impulsiona o trabalho bem feito.
  2. Preste atenção em sua postura ao se sentar frente ao PC ou notebook. Siga as digas de ergonomia para se adequar e começar a digitar sem maiores problemas.
  3. Memorize as teclas de seu teclado, lembrando que ele pode seguir o padrão ABNT ou ABNT2. Essa etapa é extremamente importante para que o processo dê certo do começo ao fim.
  4. Posicione sua mão corretamente no teclado. Sempre que você começar a digitar, os dedos indicadores devem pousar sobre as teclas F e J, que até possuem marcas plásticas para assinalar a posição certa para os usuários. Os demais dedos devem acompanhar a mesma fileira, até o mindinho.
  5. Diga o nome das letras em voz alta ao clicar, mas com os olhos fechados. Essa é uma técnica para acelerar seu raciocínio.
  6. Faça testes de velocidade em sites apropriados. Um dos mais utilizados é o 10 Fast Fingers, que possui palavras de diversos idiomas, incluindo o português, e dá a pontuação ao usuário no final. Uma ótima maneira para medir a sua evolução.

Enriqueça seu currículo com nosso curso online de digitação

Este artigo serviu como uma prévia para nosso curso online específico sobre digitação. Ao começar a estudar nele, bem como em outros cursos online com certificado aqui do portal, você logo perceberá que seu nível de conhecimento sobre assuntos de interesse elevou tanto, que pode se diferenciar de seus concorrentes no mercado de trabalho.

Se você quer saber como digitar rápido para melhorar sua produtividade nos estudos, no dia a dia na empresa, nos trabalhos como freelancer ou até mesmo para tarefas diárias no computador, procure se aprimorar em cursos a distância de qualidade. Faça sua inscrição no Centro de Estudos e Formação e garanta o acesso livre para centenas de cursos online de mais de 20 áreas de atuação por um investimento único de R$69,90. Uma ótima oferta, não é mesmo?

Comece agora a dar um passo à frente em sua carreira. Comente com a gente o achou de nossa dica de curso online e da abordagem do presente artigo. Esperamos você mais vezes por aqui, até breve!