Home / Blog / Dicas / Cursos na área da saúde: vale a pena fazer em 2021?
  • 01/02/2021

Cursos na área da saúde: vale a pena fazer em 2021?


  • Autor: Parceiros
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Cursos na área da saúde

Vivemos o ultimo ano aprendendo a importância da saúde e principalmente dos profissionais da saúde para a manutenção da população não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. Dito isto, pensamos em elaborar para você algumas dicas de cursos na área da saúde que vale a pena começar em 2021.

Se você pensa em ser um médico por causa do retorno financeiro, já avisamos que este artigo não é exatamente para seu perfil. Nosso foco aqui é direcionar pessoas que amam a área da saúde e desejam realmente atuar, como enfermagem, fisioterapia, socorristas, e obviamente médicos em geral também.

Como vimos em 2020, é importante termos profissionais dedicas tomando a frente de situações  delicadas como a pandemia.  Então se você gosta da saúde, e quer realmente atuar na área, é bom que acompanhe o nosso artigo até o fim!

Conheça os principais cursos na área da saúde

Vamos então à nossa primeira dica de curso:

Enfermagem

Temos aqui a possibilidade de conciliar o melhor início para quem deseja uma carreira na área da saúde. Dizemos isso porque algumas pessoas não possuem condições de cursar medicina, e vêmos na enfermagem um bom lugar para começar e arrecadar dinheiro para cursar outro curso mais caro.

Na enfermagem você vai encontrar uma infinidade de áreas para atuar. Você pode trabalhar em clínicas particulares, hospitais, e inclusive fazer concursos públicos de prefeituras e afins. Há ainda a possibilidade de trabalhar como cuidador de crianças e idosos, e até em laboratórios de exames.

A enfermagem de fato possui uma ampla área, onde são razoavelmente bem remuneradas. Obviamente não se compara a ser médico, mas como dissemos anteriormente, é um bom começo para progredir na área.

Com o curso de enfermagem podemos citar a profissão de socorrista também, aqueles que ficam em ambulâncias socorrendo pessoas em acidentes. Desta forma, poderá tentar inclusive um concurso nos bombeiros militares. Isso abrange mais ainda sua área de atuação.

Biomedicina

Este curso é um dos queridinhos para quem deseja trabalhar com a saúde, porém sem contato direto com pessoas. Tendo sua principal área em pesquisas dentro de laboratórios, o biomédico pode atuar também diretamente com pessoas, usando medicinas alternativas, e isto abre uma gama de possibilidades.

Sendo um curso com amplas possibilidades para qualquer perfil de pessoa, recomendamos muito principalmente se você deseja ser um cientista e quer ajudar a descobrir a cura para doenças. Biomedicos podem trabalhar desde produção de vacinas até a acupunturistas. Obviamente tudo vai depender dos cursos pós graduação que fizer, e embora a área seja tão ampla quanto a de enfermagem, aqui temos uma remuneração um pouco maior.

Biomedicina é um meio termo entre enfermagem e a medicina em sí. O curso não é tão caro quanto este e nem tão barato quanto aquele. Mesmo assim consideramos uma boa oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira na saúde e tem um pouco mais de orçamento para investir.

Não podemos esquecer da importância destes profissionais em face ao coronavírus. Se não fossem por eles, as consequências seriam ainda mais desastrosas para a população e consequentemente os transforma em uma necessidade constante para a humanidade.

Infectologia

Fizemos questão de enfatizar esta área da medicina pois é tendência desde 2020. Não seria surpresa para ninguém falarmos sobre ela aqui, mas o interessante para você saber é que se não fossem por estes profissionais, o governo estaria, metaforicamente falando, com uma venda nos olhos e silicone tampando os ouvidos, isto é, cego e surdo para o principal mal do nosso século, a covid-19.

Mas não se engane achando que tal área cuida apenas de vírus, na verdade abrange também parasitas e microorganismos em geral. Podemos perceber assim que estes profissionais são muito importantes para várias outras áreas de nossas vidas. Infectologia também abrange uma grande área de atuação, tanto em laboratórios quanto em clínicas para consulta e também no governo como assessores e consultores na área da saúde pública.

Hoje nós podemos citar o Brasil como um país onde existe uma falta de infra estrutura gigantesca para pessoas pobres e em estado de miséria. São nas favelas e áreas de precariedade de saneamento básico as principais fontes de trabalho para quem é infectologista e deseja trabalhar diretamente com a população. 

Controlar doenças como dengue e sarampo são bons exemplos de como este profissional é importante no dia a dia das pessoas. Sendo assim, se você deseja ser bem útil na saúde das pessoas, querendo trabalhar com maior amplitude em centros populacionais, e pode investir um dinheiro a mais na sua formação, recomendamos facilmente esta área.

Medicina

Embora nosso foco não seja “cursos da saúde para você ganhar muito dinheiro”, não podemos deixar de citar uma das profissões mais lindas da humanidade, a medicina!

Ser médico não é sobre fazer um curso caro e ganhar salários superiores a 20 mil reais por mês. Isso tudo é produto de uma equação. Ser médico é estar em contato com pessoas que estão depositando sua saúde nas mãos de uma pessoa que pode cura-las ou deixa-las pior.

A responsabilidade de um profissional da medicina é muito grande, e por isso exige um foco e uma força de vontade descomunal comparada a outras profissões, pois a pressão que a classe recebe é enorme.

Dizemos isso não no intuito de dizer que médico é mais importante que enfermeiro ou biomédicos, mas na verdade dizemos isso para que você entenda que a medicina não é super valorizada por qualquer motivo. O curso não é mais caro e tem uma perspectiva de remuneração maior por simplesmente ser assim. 

Mesmo que nem todos que atuam como médico sejam profissionais que amam sua profissão, isso não exclui o que é certo e o que é errado. Você não pagaria por exemplo 500 reais em uma consulta com uma pessoa que não estudou para lhe curar um mal. Você não pagaria esse valor para um farmacêutico te receitar um antibiótico para curar uma infecção de uma super bactéria, ao invés disso você procura um médico na área, pois ele saberá a dosagem e o remédio exato para curar o seu mal.

Isso é a diferença de cuidar e de curar, como no caso da enfermagem e da medicina. As duas áreas são de extrema importância, nas duas áreas os profissionais recebem uma carga de pressão em cima de suas costas gigantesca, mas ainda assim possuem finalidades diferentes.

Por isso muitos enfermeiros que desejam crescer na profissão decidem dedicar a uma faculdade de medicina. E é por isso que recomendamos a medicina a você que pode pagar pelo curso, pois esta será uma profissão que sempre vai ser tendência no mundo.

Conclusão

Agora finalmente podemos finalizar nosso artigo de hoje dizendo que independente da área que você vá atuar destas aqui ditas, temos certeza que terá muito sucesso. E este sucesso não é apenas sobre remuneração, mas sim satisfação de saber que está fazendo o bem e ajudando a salvar vidas.

Mesmo que você não possa cursar medicina agora, tende enfermagem. Temos certeza que será um bom começo para você alcançar os seus objetivos. Com força, foco e fé você conseguirá subir todos os degraus do sucesso, isto não resta menor dúvida. Qualquer curso aqui citado é um convite poderoso para satisfação de quem deseja trabalhar na área da saúde.

Se você gostou de nossas dicas, por favor deixe um comentário. E se você for um profissional em alguma dessas áreas, também comente sobre suas experiências, assim podemos enriquecer juntos  o artigo.

Pesquisar