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 Equipe Centro de Estudos e Formação  13/06/2018
Comunicação e marketing: tópicos essenciais e principais tendências

O setor de comunicação e marketing se mantém em constante transição, principalmente pelo boom tecnológico que vivemos. A globalização tem transformado as formas como interagimos uns com os outros, seja em relações humanas ou entre as instituições e pessoas.
 
Com tantas modificações, este mercado tem crescido bastante e expandido suas áreas de atuação. Com isso, estudantes e profissionais de comunicação e marketing, têm a sua frente muitas oportunidades versáteis, mas que demandam mão-de-obra qualificada e super atualizada com as novas tecnologias, ferramentas e tendências.
 
É preciso estar ligado sobre a atual valorização do cliente, as novas formas de relacionamento, ferramentas digitais, o comportamento do consumidor, as tendências de consumo, entre muitas outras temáticas. A qualquer hora você pode ser surpreendido com uma novidade dessas na empresa onde trabalha ou em uma entrevista de emprego.
 
Do marketing digital ao de produto, da comunicação interna à publicidade, há uma lista vasta de conteúdos que precisam ser estudados para que estagiários e pessoas já experientes desse segmento chamem a atenção das empresas. Por conta disso indicamos o Curso Online Comunicação e Marketing para quem possa se interessar.
 
Conheça por aqui aspectos esclarecedores sobre essa área e as vantagens de aprender e se capacitar em cursos online com certificado do Centro de Estudos e Formação
 

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Comunicação e marketing empresarial e organizacional

O estudo em um curso de comunicação e marketing pode ser algo benéfico para qualquer pessoa, já que todos participam pelo menos de uma de suas etapas. Bons cursos online ajudam a entender o papel do emissor, do receptor, como as mensagens podem ser direcionadas e quais os meios para isso.

Contudo, quem pretende atuar nesse ramo, deve estar afiado quanto a estes quesitos, sobretudo como eles podem ser empregados dentro das instituições. Chamamos de comunicação interna aquela que é realizada em benefício da saúde da organização de um modo geral, e podemos dividi-la em comunicação empresarial e organizacional.

A comunicação empresarial consiste em um agrupamento de estratégias criadas para obter vantagens para a empresa em si, seja com reconhecimento da mídia, dos clientes, retornos financeiros, metas alcançadas, prêmios, etc. Já a comunicação organizacional tem um conceito mais amplo, pois é adotada para melhorar as relações interpessoais de dentro da empresa e ainda para atingir positivamente pessoas e instituições externas.

Estudando a fundo os fundamentos e as práticas em nosso curso de comunicação e marketing, é possível perceber como a comunicação interna tem importância para empresas de todos os portes e nichos. Qualquer corporação - e até mesmo profissionais freelancers e startups - precisam trabalhar esse ponto, visando uma estruturação completa de suas equipes, alinhando a cultura organizacional, estabelecendo sua missão, visão e valores, além dos objetivos específicos e gerais. 

Entra aí a necessidade de uma gestão de marketing e de comunicação interna completa, que pode ser feita tanto pelo líder ou gestor quanto por um setor composto por profissionais da área. Podem atuar nesse segmento os jornalistas, relações-públicas, profissionais de marketing, de RH e até mesmo de psicologia.

A equipe de comunicação interna (ou a pessoa responsável, dependendo do porte da empresa) estará à frente de um plano estratégico, voltado para sanar problemas internos, de comunicação, relacionamento, valorização, liderança, cultura, feedback, produtividade, entre outros.

São adotadas inúmeras ferramentas e estratégias para melhorar esses quesitos, tendo em vista também o aumento do rendimento da empresa. É sempre importante ter submetas e uma meta maior principal, que devem ser definidas ao realizar o planejamento.

Marketing de relacionamento

Concomitante ao trabalho do setor de comunicação interna, está o de marketing de relacionamento. Não faz muito tempo que esse tipo de gestão de marketing ficava a cargo das equipes de vendas, que eram orientadas a descobrir o público potencial, oferecer o produto, vender, fazer o pós-venda e manter o relacionamento ativo com o comprador.
Agora, com novos estudos sobre o assunto, percebeu-se que é muito mais eficaz setorizar cada etapa das vendas, deixando um setor destinado especificamente para o marketing de relacionamento e as demais áreas. 
 
Essa é a vertente do marketing que cuida dos clientes, principal elemento de qualquer empresa que deseja atingir o sucesso. Priorizar esse ponto é a certeza de que, lá na frente, serão colhidos bons frutos - ou seja, terá uma cartela repleta de consumidores satisfeitos e dispostos a fechar novos negócios com a sua empresa.
 
O marketing de relacionamento começa na identificação dos clientes que se interessam pelos produtos e serviços de determinada empresa. É preciso realizar pesquisas que facilitem a descoberta da persona, isto é, quem é o cliente ideal, aquele que gosta do que é oferecido, que pode vir a comprar, num futuro próximo ou distante. É o que chamamos de cliente em potencial.
 
Para descobrir a persona pode-se fazer uma pesquisa online, utilizando ferramentas como os formulários do Google ou outros que podem ser incluídos na interface do próprio site, ou até mesmo as redes sociais. Há também aplicativos que medem a interação do público com portais e fan pages, ajudando você a ter uma noção sobre quem é o perfil mais interessado.
 
Depois de entender quem é o público certo de seu negócio, a próxima etapa da gestão de marketing de relacionamento é trabalhar os atendimentos e a comunicação, desde o contato inicial de um cliente até os períodos nos quais ele não manifesta interesse por seus produtos ou serviços.
 
Em outras palavras, segundo o conceito de marketing de relacionamento, não dá para se dedicar ao cliente somente na hora que ele quiser fechar negócio com você. Ele só se tornará fiel e indicará a sua empresa, caso tenha uma experiência diferenciada, satisfatória e completa.
 
Para que isso ocorra, hoje em dia há muitas ferramentas que auxiliam a organização de dados dos clientes, como os sistemas de CRM (Customer Relationship Management); o atendimento ao cliente, como o SAC e os chats; a divulgação de conteúdos interessantes e demais estratégias de marketing digital

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Merchandising

Outro tipo de estratégia bastante adotado pelos profissionais de comunicação e marketing, sobretudo os publicitários dentro das empresas ou em agências, no atendimento a clientes, é o merchandising.
 
No entanto, quem está começando agora nessa área ou não tem muita familiaridade com o assunto, acredita que merchandising consiste nas aparições de marcas em novelas e demais produções televisivas. Esse conceito é diferente e tem o nome de product placement.

Merchandising nada mais é do que um agrupamento de técnicas usadas para transformar um produto ou uma marca em algo mais atraente no ponto de venda. Pode ser feito através de um material promocional, uma ação ou técnica, que darão mais visibilidade a um determinado produto, facilitando sua rotatividade e evitando que ele fique por muito tempo no estoque. 

Para Phillip Kotler, podemos definir o merchandising como “colocar o produto certo, na qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta”.

Um exemplo seriam as degustações, que tipicamente ocorrem em supermercados, nas quais há promotores (as) que oferecem algum lançamento para os clientes experimentarem. Outros seriam a disposição diferente dos produtos na loja ou cartazes com foto do produto e indicando a promoção, que são bem comuns.
 
Você pode até pensar que essas estratégias são fracas, mas quando bem aplicadas podem influenciar o desejo de compra dos consumidores. No Curso Online Comunicação e Marketing de nosso portal há muito mais detalhes dessa prática, vale a pena conhecer.
 
O Centro de Estudos e Formação também tem outras opções de cursos online que podem agregar a sua formação nesse âmbito, como o “Vendas no Varejo”, com conteúdos abrangentes para se tornar um profissional muito mais completo. 

Gestão de marcas

Dentro da gestão de marketing, há um termo que é muito adotado quando é preciso reestruturar e exaltar uma determinada marca, o branding. Também chamado de gestão de marca, esse conceito visa elevar positivamente a imagem dela, deixando-a mais conhecida e desejada pelos consumidores.
 
Entre outras estratégias, é o branding que ajuda uma marca a se tornar tão famosa, a ponto de ser lembrada instantaneamente pelas pessoas. Aqui no Brasil podemos citar a Bombril, como marca unânime de palhas de aço - ganhou autoridade entre o setor e, principalmente, entre os consumidores. Ao falar diretamente com o público usuário, em propagandas, além de outras ações, a empresa conseguiu atrair a atenção para a marca, que permanece em alta.
 
Lá fora temos como exemplos nada menos que a Apple, que percorreu um caminho de glórias utilizando as abordagens inovadoras de Steve Jobs e companhia. A forma como a marca lança seus produtos, utilizando uma comunicação de dentro para fora, responsável por cativar os consumidores mostrando as motivações para criar suas tecnologias.
 
Simon Sinek fala sobre isso em sua apresentação no TED Talks. Ao discorrer sobre o sucesso avassalador da Apple, ele diz que o “objetivo não é vender para pessoas que precisam do que você tem, mas para quem acredita no que você acredita”. Por isso também que pessoas como Martin Luther King se tornaram grandes líderes, com potencial de arrastar multidões.
 
Para ser diferente, uma marca precisa criar vínculos com o consumidor, se fortalecer no mercado, se manter presente e adquirir valor. Tudo isso pode ser alcançado após modificar a gestão de marketing, sobretudo o branding.
 
Mas antes de fazer um planejamento estratégico e colocar as ideias em prática com os consumidores, é importante contar com a ajuda de seu público interno. Isso mesmo. Você perceberá, a partir dos colaboradores de sua empresa e do trabalho desenvolvido por eles, se a marca possui força.
 
É preciso ver se eles estão por dentro dos valores e dos objetivos da marca. Se ela tem uma imagem sólida entre as equipes, se está protegida de diferentes formas, se há comprometimento total, se ela condiz com o mercado atual e se tem poder de adaptação. Avaliando e alinhando esses fatores, você já está preparado para iniciar o branding.
 
Para ter êxito, no entanto, não é tão simples assim. Como dizem por aí, não há uma receita de bolo. Cada marca terá que perceber qual é o seu ponto forte e precisará esclarecer determinadas particularidades a seu público externo. Ela deve ser autêntica, relevante (ser útil para as pessoas), diferente da concorrência, ter presença em diversas praças, ser de fácil entendimento e super consistente, ou seja, você deve entregar o que promete.
 

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Marketing digital e tendências

Entre as estratégias de gestão de marketing mais valorizadas atualmente está o marketing digital, que engloba inúmeras táticas para promover marcas ou pessoas utilizando a internet. Com a ascensão da computação e da web no mundo todo, esse campo passou a ser indispensável para divulgar conteúdos e fazer análises praticamente em tempo real.

Desde o surgimento do marketing digital, na década de 90, surgiram inúmeras tecnologias para auxiliar no processo de promoção de produtos, serviços e negócios em geral através da internet. As redes sociais são um exemplo icônico, tendo marcado o início de novas maneiras de gerar resultados para as empresas.

Sendo assim, podemos citar as mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, blogs, entre outros canais, além dos portais de notícias e sites informativos, como os meios mais utilizados para colocar em prática as estratégias de marketing digital. Entre tantas possibilidades para ascender uma marca, há algumas que merecem ser citadas como tendências de sucesso.

Primeiramente, podemos dar o exemplo do marketing de conteúdo. Afinal, a produção de conteúdo relevante para os consumidores é uma técnica prevalente e que já provou ser muito forte na busca por resultados efetivos. O cliente fiel é aquele que além de comprar, compartilha as postagens da rede social ou lê as opiniões no blog oficial da empresa. Efeito benéfico tem, mas para isso, é preciso aplicar as estratégias assertivamente.

Outra tendência crescente nos últimos anos é do uso dos chatbots - um assunto que gera certa polêmica, mas que promete facilitar bastante o dia a dia das empresas que investem em marketing digital e de relacionamento. Os chatbots são conhecidos como “robozinhos” que são programados para responder questões frequentes de clientes, por exemplo, e demais ações que costumam ser repetitivas. Com eles, as corporações podem se dedicar a problemas maiores.

Além dessas opções, há ainda as transmissões ao vivo, que têm sido utilizadas como uma forma de aproximar pessoas públicas de seus fãs, bem como as empresas de seus clientes. Mais uma vez com a ajuda das redes sociais, é possível fazer o que chamamos de “live” através do Facebook ou Youtube, por exemplo, para contar novidades, fazer um lançamento, divulgar uma promoção ou transmitir um evento.

E então, curtiu conhecer algumas das tendências sobre comunicação e marketing digital? Por aqui você tem a chance de se inteirar muito mais sobre esse assunto, que é altamente necessário para estudantes e profissionais da área. Capacitar-se em cursos online com certificado desse ramo é uma solução eficaz para quem deseja se dar bem na carreira.

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Todos estes temas e muitos outros retratados aqui neste artigo são debatidos no curso de comunicação e marketing oferecido pelo Centro de Estudos e Formação. Por meio de vídeos e artigos conceituados, você aprende fundamentos e práticas relacionadas as duas áreas. 

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Data Modificação  20/04/2018
Colunista

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