Home / Blog / Formação Profissional / Capacitação online para engenheiros: as principais vantagens
  • 22/06/2021

Capacitação online para engenheiros: as principais vantagens


  • Autor: Parceiros
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
capacitação online para engenheiros

No mundo em que vivemos, investir em capacitação online é um aspecto essencial para quem busca ter uma carreira de sucesso.

Isso porque, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigente e, quem não age perante a estas situações, acaba ficando para trás.

Portanto, se você é um profissional de engenharia e quer se destacar na área em que atua, é fundamental que você invista em capacitação online.

Afinal, hoje, graças à internet, você tem uma série de cursos e materiais à disposição, de modo que você possa se tornar um profissional muito mais completo, qualificado, atualizado e requisitado pelo mercado.

Principais vantagens da capacitação online para engenheiros

Comodidade

As plataformas que oferecem capacitação online para engenheiros normalmente são de fácil acesso.

E isto quer dizer que você pode estudar e acessar materiais pelo seu notebook, smartphone ou tablet, e na hora que você quiser e onde quiser.

Ou seja, você tem muito mais comodidade, autonomia, flexibilidade, acessibilidade e claro, pode estudar no seu ritmo, da forma que preferir.

Assim, você poderá se organizar da melhor maneira para encaixar os estudos em sua rotina.

Grande variedade

A segunda vantagem que você tem ao investir em capacitação online, refere-se a grande variedade de materiais disponíveis para você estudar.

Por exemplo, se você trabalha na área de perícia de engenharia, basta fazer algumas pesquisas na internet e em poucos minutos você encontrará cursos, e-books, artigos em blogs, vídeos, palestras, webinars, etc. a respeito do assunto.

Além disso, você pode buscar capacitação não apenas na área em que atua, mas em outros campos que estejam relacionados com a sua profissão e com seus objetivos de carreira.

Por exemplo, você pode fazer cursos sobre gestão, liderança, planejamento estratégico, comunicação, ferramentas e softwares específicos e assim por diante.

E se você tiver domínio de um outro idioma, você pode ainda fazer cursos que são disponibilizados em outros países e a distância, nesse caso, não será um impeditivo - ao contrário do que acontece em muitos cursos presenciais que são oferecidos somente em outros estados, por exemplo.

Custo menor

Ao investir em capacitação online, você pode estudar no conforto da sua casa. 

Assim, você não precisa se deslocar até um determinado local, não precisa gastar com transporte, gasolina, etc. e não há a necessidade de uma estrutura física, como acontece em cursos presenciais e na maioria das graduações e pós-graduações.

Por isso, o custo ao investir em capacitação online é menor, tanto para você quanto para quem oferece o curso. 

Além disso, há diversos cursos, e-books e materiais que são gratuitos, então nem sempre você terá que pagar para poder se capacitar de maneira online - há muito conteúdo útil e rico que está disponível agora para você conferir. 

Networking

Ao buscar capacitação online, geralmente há grupos e espaços específicos para que, tanto os alunos quanto os professores façam comentários, troquem ideias, interajam e conversem entre si.

E isso é ótimo para o seu networking, pois você pode conhecer outros profissionais da sua área, de modo a expandir a sua rede de contatos.

Certificação válida

Quando você investe em capacitação online, você tem aulas com professores, materiais de apoio para estudar e claro, um certificado de conclusão para demonstrar que você realizou o curso, o treinamento, a especialização, etc.

Portanto, outra vantagem de se investir neste tipo de capacitação é que você terá certificações válidas e prontas para você adicionar em seu currículo, em seu LinkedIn, etc. - e isso os deixará mais completos e claro, irá gerar valor para quem for avaliá-los.

Segurança

Como citamos no início do artigo, você pode estudar de maneira online no conforto da sua casa e, ao fazer isso, você garante mais segurança e bem-estar.

Isso porque, você não corre riscos na rua (como de ser assaltado), não corre riscos de sofrer um acidente de carro ou no transporte coletivo e ainda se preserva em relação ao novo coronavírus, visto que ainda estamos em meio à uma pandemia.

Aprimoramento profissional

Por fim, mas não menos importante, é claro que ao investir em capacitação online você estará investindo no seu aprimoramento profissional.

E, com isso, você poderá desenvolver habilidades e competências para ter uma bela carreira de sucesso.

Além disso, ao fazer cursos online, ler e-books, assistir webinars, etc., você estará se mantendo sempre atualizado em relação a área de engenharia que atua, o que é ótimo, pois as empresas buscam cada vez mais profissionais que estejam por dentro das tendências, novidades e mudanças do setor.

E então, pronto para investir em capacitação online e ser um engenheiro completo, capacitado e requisitado pelo mercado?

Pesquisar