Home / Blog / Direito / Tudo sobre o curso de direito: faculdade, matérias e Exame da Ordem
  • 08/01/2019

Tudo sobre o curso de direito: faculdade, matérias e Exame da Ordem


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
passar na oab

O curso de direito é um dos mais requisitados em todo o país. Responsável pela qualificação de profissionais do funcionalismo estatal e de advogados, o mesmo é considerado por muitos como um curso difícil, entretanto, com paciência e dedicação, formar-se na área não precisa ser coisa de outro mundo.

Por esse motivo, uma rápida análise sobre os pontos mais importantes do curso e a definição de objetivos ainda na faculdade, podem ajudar nessa caminhada. Preparamos este artigo para lhe explicar tudo sobre o curso de direito a fim de auxiliar em sua decisão sobre a escolha ou não deste curso superior.

Tudo sobre o curso de direito

Em grande parte das faculdades, o curso de graduação em direito é composto por 10 semestres. Uma vez concluído o curso, o aluno se torna um bacharel em direito. Entretanto, para se tornar um advogado, é preciso utilizar os conhecimentos adquiridos e buscar a aprovação no Exame da OAB.

Faculdade de advocacia ou curso de direito?

Muitos pensam que só existe um caminho profissional para aqueles que se formam neste curso. Porém, diferente do que se pensa, o curso abre muitas portas para estudantes que querem trabalhar com leis, acordos, consultoria e demais assuntos.

Afinal de contas, não existe faculdade de advocacia, mas sim um curso de direito responsável pelo ensino do conjunto de normas e princípios de determinado Estado. Com esse conhecimento, o estudante pode se tornar, além de advogado, um juiz, um promotor, um defensor público, um procurador, dentre outros. As possibilidades e caminhos profissionais são os mais diversos.

Quais matérias do curso de direito?

O curso de direito é um ramo das ciências humanas, logo, nele se aprende muito sobre o homem e a sua relação com a sociedade. Por esse motivo, logo no início, você terá contato com matérias como a introdução à ciência do direito, filosofia, sociologia e psicologia, disciplinas que formarão a base do aluno para a compreensão de assuntos mais complexos.

Mais a frente, o discente aprenderá assuntos mais técnicos e matérias do curso de direito mais voltadas a resolução de conflitos que naturalmente aparecerão em seu ambiente profissional. Dentre elas, podemos citar:

  • Direito Constitucional;

  • Direito Civil;

  • Direito Penal;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Tributário;

  • Direito Processual;

  • Direito Administrativo;

  • Direito do Consumidor;

  • Direito Ambiental;

  • Direito Internacional;

  • Direito do Trabalho;

  • Direitos Humanos.

Cada uma dessas disciplinas é responsável pela definição de conceitos e pela explicação de legislações referente a cada tema.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Passar na OAB é fundamental para exercer a advocacia

Após estudar todos os semestres, enfrentar diversas disciplinas, TCC e estágios, eis que você chega no último semestre e com ele surge a tão famosa preocupação em passar na OAB. Vale salientar que para exercer a advocacia no país é necessário estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você tem interesse em atuar como advogado, essa é a melhor hora de realizar o exame da Ordem e buscar a sua identidade profissional.

Para conseguir a aprovação é necessário estar preparado para a prova, e pensando em auxiliar a todos os interessados na carreira de advocacia, que o Educamundo criou uma oportunidade incrível para você.

Investindo o valor único de R$ 79,90 uma vez por ano, você garante acesso completo ao Curso Online Estatuto da OAB e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master. São cursos em mais de 23 áreas do conhecimento humano!

Só o portal de cursos online que mais cresce no país pode lhe oferecer tanto, por tão pouco. Portanto, não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e garanta seu acesso ao curso. Estude, aprenda e dê o primeiro passo para se tornar um advogado de sucesso!

Pesquisar