Home / Blog / Certificação / O que é e quando procurar uma terapia de casal?
  • 13/09/2018

O que é e quando procurar uma terapia de casal?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
psicólogo para casal

Terapia de casal ou terapia conjugal é uma terapia focada nas interações e dificuldades em que os parceiros estão vivendo. É um auxílio a casais para que se conheçam intimamente e melhorem aspectos de sua vida conjugal. 

terapia de casal é algo que está sempre na mídia, mas que pouca gente conhece de fato. As dúvidas se concentram principalmente entre o que consiste esse atendimento e quando ele é realmente necessário.

Bom, podendo ser utilizada por casais de namorados, noivos ou por cônjuges, a terapia de casal funciona como uma ferramenta para evidenciar:

  • as principais dificuldades enfrentadas;

  • as queixas que um tem do outro;

  • o papel de cada um na relação;

  • e as possíveis soluções.

Terapia de casal, como funciona? Em sessões de 50 minutos a 1 hora por semana, o psicólogo para casal explora situações vivenciadas desde o início do relacionamento para compreender porque se chegou a tal ponto. Uma das características dessa terapia é que ela deve ter um começo, meio e fim, ou seja, o tratamento deve ter um objetivo para ser alcançado.

Quando procurar uma terapia de casal?

Todo relacionamento pode passar por fases difíceis, mas nem sempre é fácil definir quando é o momento certo de procurar uma terapia de casal. Um dos pensamentos mais comuns relacionados a esse assunto é que somente casais à beira da “falência” devem procurar esse tipo de consulta.

No entanto, a terapia de casal é indicada em muitos outros casos. Ela pode ser eficiente para resolver tanto situações gerais quanto específicas na vida de um casal. Além disso, o casal não precisa estar em pé de guerra nem a ponto de terminar a relação.

Quando fazer terapia de casal? A busca por terapia de casal se deve quando os parceiros compreendem que necessitam de auxílio para melhoria do relacionamento ou quando algo acontece e que estes precisam de auxílio para superar este obstáculo. Por exemplo:

  • brigas e desentendimentos frequentes;
  • perda de respeito;
  • perda de admiração;
  • distanciamento de objetivos;
  • traição; falta de diálogo;
  • falta de individualidade;
  • dificuldades financeiras;
  • educação dos filhos;
  • transtornos no relacionamento com os familiares;
  • questões relacionadas à vida sexual.

Preparo do psicólogo para casal

Você pode ver acima que se trata de uma lista um tanto quanto diversa. Portanto, o profissional buscado deve estar bem preparado para lidar com quaisquer casos, dos simples aos mais complexos. É a tal complexidade, inclusive, que vai definir a quantidade de sessões, estabelecida pelo próprio terapeuta e acordado entre os clientes.

Para conseguir encarar essa profissão com total expertise, o psicólogo deverá fazer cursos específicos, que tanto podem ser de pós-graduação quanto especializações. Em bons cursos online com certificado também é possível desvendar outros critérios para se empregar tal terapia, aqui no Educamundo você encontra opções primorosas.

Terapia de casal funciona mesmo?

Muitos se perguntam se a terapia de casal funciona ou não. Isto é, será que ela ajuda a resgatar a essência do relacionamento e fazer com que ele não acabe?

A princípio, você pode imaginar que após a terapia o casal “volta” a se amar e dá tudo certo no final. Contudo, esse período de conversas mediadas pode levantar muitas e muitas questões e verdades, até mesmo àquelas ligadas ao íntimo de cada um.

O intuito da terapia de casal é manter os interessados unidos e em harmonia. Mas no decorrer das sessões pode acontecer dos dois perceberem que não querem mais ficar juntos ou de apenas um tomar essa decisão.

Mas no geral, quando há força de vontade mútua, os participantes descobrem onde estão errando e o principal: como podem mudar a relação para melhor.

Conclusão… terapia de casal funciona? A terapia conjugal pode sim ser eficaz dependendo do nível de comprometimento dos dois participantes e na crença de cada um na continuidade da relação. O sucesso do tratamento está atrelado ao desejo que os companheiros têm de melhorar.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como conhecer mais sobre terapia de casal online?

Estudantes, profissionais e demais interessados podem se aperfeiçoar sobre essa área de uma forma bem dinâmica no Curso Online Terapia Familiar e de Casal. Nele, você descobre conceitos, técnicas e práticas relativas.

Este é um dos 1.200 cursos online de qualidade componentes do Pacote Master do portal Educamundo, reconhecido como o melhor da educação livre a distância no Brasil.

Embarque em um mar de conhecimento no curso de terapia de casal online agora mesmo. Inscreva-se!

Pesquisar