Home / Blog / Dicas / Tecnologia da informação: 5 dúvidas respondidas sobre a área
  • 03/02/2021

Tecnologia da informação: 5 dúvidas respondidas sobre a área


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Tecnologia da informação

Muito se tem falado sobre a grade de oportunidades de trabalho e emprego para profissionais da tecnologia da informação. Isso é resultado do interesse e necessidade das empresas de investir cada vez mais em ferramentas tecnológicas e modernizar suas atividades.

Acontece que frente a tantas possibilidades, alunos e interessados na área podem ficar um pouco confusos com tanta informação. 

Dentre as principais reclamações estão aquelas relacionadas a que curso de TI fazer para conseguir as melhores oportunidades, dúvidas sobre o mercado e as vantagens e desvantagens desse universo.

Para ajudar com isso, resolvemos explicar com detalhes, todas as principais questões sobre o tema neste breve artigo.

Acompanhe.

O que é TI?

TI é a sigla para Tecnologia da Informação (do inglês, information technology). Trata-se de um conjunto de soluções tecnológicas que por meio da computação, coloca a disposição, produz e armazena informações. Ou seja, do e-mail ao wifi, tudo engloba a TI.

Qual a importância da Tecnologia da informação em empresas?

Hoje em dia, a tecnologia da informação está presente na nossa vida e as soluções tecnológicas que a englobam são fundamentais para o gerenciamento de qualquer negócio.

O acesso a essas ferramentas coloca empresas em posição de destaque no mercado, de modo que ela se diferencie dos concorrentes com soluções e inovações que envolvem o processo, gerenciamento, atendimento e planejamento de suas atividades.

Por esse e outros motivos diz-se que o investimento em tecnologia da informação em empresas é indispensável para os dias de hoje.

Quais as áreas de atuação do profissional de TI?

Algumas empresas já nascem sabendo da necessidade de possuir uma equipe de TI para gerenciar os processos dentro da organização. Outras precisam se adaptar a essa nova realidade e contratar equipes inteiras para o seu quadro de funcionários ou firmar contratos com terceirizadas para conseguir extrair o máximo de tais ferramentas.

É neste cenário que surgem as oportunidades de emprego para os mais diversos interessados, surgindo assim a necessidade do preenchimento de vários cargos, alguns mais, outros menos requisitados.

Frente a esse cenário de oportunidades, quais seriam então os cargos da tecnologia da informação mais requisitados em empresas públicas e privadas? Existe uma infinidade, mas nós separamos os principais, veja só:

  • Infraestrutura de TI;

  • Desenvolvimento de sistemas;

  • Desenvolvimento de sites;

  • Gerente de banco de dados;

  • Programação;

  • Arquitetura da informação;

  • Segurança da informação.

Curso de TI: quais as opções disponíveis no mercado?

Para se tornar um profissional capacitado, é preciso estudo e dedicação. 

Algumas das soluções mais populares são qualificações através de cursos online de capacitação e aperfeiçoamento ou o estudo por meio de cursos profissionalizantes.

Alguns decidem ir além e optam por obter conhecimento por meio de cursos de graduação, decisão que torna a faculdade como uma das opções mais populares para se adquirir conhecimento e formar profissionais.

Para ingressar nesse ramo, é fundamental que o interessado tenha habilidades ou goste de estudar ciências exatas, uma vez que grande parte dos cursos possui sua base estruturada em matérias como a matemática e raciocínio lógico.

Além disso, gostar de tecnologia é algo indispensável para o interessado na área e esse desejo por ferramentas tecnológicas e tudo relacionado pode deixar os estudos ainda mais interessantes.

Mas afinal de contas, quais as opções existentes e qual curso de TI escolher para ingressar no mercado? Vejamos algumas das principais.

  • Redes de computadores;

  • Sistemas da informação;

  • Análise e desenvolvimento de sistemas;

  • Engenharia da computação;

Apesar dos currículos diferentes, cada um desses cursos possui muitas informações em comum, cabe ao interessado entender a necessidade do mercado e analisar bem cada grade curricular para fazer a escolha certa.

Vamos conhecê-los.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Redes de computadores

O curso de redes tem foco preferencial em formar profissionais para atuar no mercado de trabalho. O profissional que se qualifica em redes de computadores se encarrega de manter e gerenciar a rede de informações de uma empresa.

Para executar suas atividades com afinco, o profissional vai estudar programação, lógica, cálculo e muito mais.

Sistemas da informação

O curso de sistemas da informação pode ser encontrado como bacharelado ou tecnólogo (4 e 2 anos de estudo respectivamente). O profissional que se qualifica na área fica responsável por gerenciar o fluxo de informações de uma organização.

Além disso, pode desenvolver softwares, projetar sistemas e cuidar das funcionalidades de um site.

Análise e desenvolvimento de sistemas o que estuda?

Análise e desenvolvimento de sistemas é um dos cursos mais populares entre aqueles da TI. O profissional bacharel fica responsável por implementar e manter softwares e sistemas computacionais.

O curso pode ser encontrado em tecnólogo e pós-graduação com duração de dois a três anos e envolve a habilidade de resolver problemas, gerência de projetos, banco de dados, algoritmos, programação e muito mais.

Engenharia da computação

O curso de engenharia da computação é um dos mais complexos. Com ele, o profissional fica preparado para atuar com o desenvolvimento e planejamento de hardware e software, ou seja, pode atuar desde programando e gerenciando sistemas à projetar computadores inteiros.

Para se tornar um engenheiro da computação, é preciso fazer faculdade com duração mínima de 5 anos e estudar muita matemática e física. O esforço dos estudos é compensado com boas oportunidades de trabalho, tanto dentro quanto fora do país.

Como se qualificar mais e se preparar para o mercado com cursos online?

Agora que você já entendeu sobre os cursos de sistemas da informação, engenharia e análise e desenvolvimento de sistemas, o que estuda, áreas e mercado, é preciso conhecer algumas das opções de qualificação por cursos online.

A boa notícia é que existem uma infinidade de cursos online com certificado espalhados pelo país das mais diversas áreas da TI e que auxiliam o profissional a aprender mais e a se qualificar para o mercado de trabalho.

Aqui no Educamundo, por exemplo, o aluno investe apenas R$ 69,90 e tem acesso completo a todos os mais de 1200 cursos online do portal por um ano inteiro no Pacote Master.

Não deixe para depois, acesse, conheça nossos cursos online de TI e faça sua matrícula. Lembre-se, a mudança que você deseja só depende de você.

E se gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com amigos e familiares.

Até a próxima.

Pesquisar