Home / Blog / Dicas / O guia da produtividade no trabalho: 3 dicas para ser mais produtivo
  • 04/02/2022

O guia da produtividade no trabalho: 3 dicas para ser mais produtivo


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
produtividade no trabalho

Fazer mais gastando menos, seja energia, tempo, ou insumos: assim pode ser definida a produtividade no trabalho. Para quem deseja se tornar mais produtivo, algumas ferramentas podem ser utilizadas para aumentar seu rendimento, evitando distrações e mantendo a disciplina ao exercer as suas funções.

Apesar de ser um tema muito buscado por gestores, a produtividade no trabalho tem sido almejada também por empregados, funcionários públicos e profissionais autônomos, que buscam dicas para fazer mais, com qualidade em menos tempo e, claro, sem chegar a um esgotamento mental.

Pensando em auxiliar esses personagens, o Educamundo criou um guia completo sobre produtividade que vai te ajudar a entender todos os pontos sobre o tema.

Continue lendo e entenda cada detalhe.

O que é produtividade no trabalho?

Fazer mais gastando menos ou os mesmos recursos com o mesmo nível de qualidade, assim pode ser definida a produtividade no trabalho.

Analisando esse conceito, é fácil perceber que a produtividade de uma máquina, um departamento, uma empresa inteira ou de uma pessoa podem ser mensuradas e o recurso mais valioso a se medir para avaliar essa produtividade é o tempo gasto para executar determinada tarefa.

Não é à toa que grande parte dos profissionais autônomos calculam o valor do seu serviço pela quantidade de horas necessárias para a sua execução.

Para gastar menos tempo em uma determinada tarefa e aumentar a produtividade pessoal, esses trabalhadores têm aproveitado o melhor da tecnologia utilizando ferramentas.

Diferença entre produção e produtividade

Além de conhecer o conceito de produtividade, é preciso entender também a relação dela com a produção. 

Esta pode ser conceituada como uma atividade, que visa dar origem a um produto ou serviço, mas também pode ser conceituada como aquilo que se produz em relação ao consumido ou até mesmo uma medida ou métrica de resultado que é amplamente utilizado dentro das empresas.

Em poucas palavras, a produção está mais relacionada à quantidade, enquanto que a produtividade tem relação direta com a qualidade do produto ou serviço a ser entregue.

Qual a importância da produtividade no trabalho?

Dentro de uma empresa ou instituição, a produtividade pode ser uma métrica a ser utilizada para melhorar o ambiente de trabalho, dando reconhecimento ao colaborador, motivando os funcionários e minimizando a rotatividade.

Já para um profissional autônomo significa melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, como o tempo.

Exemplos de produtividade no trabalho

Vários são os exemplos que podemos elencar para representar a produtividade no ambiente laboral. 

O mais fácil de visualizar é em uma fábrica, em que o profissional que possui um treinamento e ferramentas eficazes consegue produzir muito mais peças de um determinado ítem do que aquele que não possui esses recursos.

Já para um profissional autônomo como aquele que trabalha com marketing ou programação, ter produtividade no trabalho pode significar o domínio de ferramentas que tornam o seu trabalho mais ágil, como o conhecimento de uma suíte de escritório ou de algum framework que está sendo utilizado naquele projeto.

Perceba que em ambos exemplos, o que se busca é o aumento da produção otimizando os recursos disponíveis, sem que se perca a qualidade, como mencionado no conceito de produtividade no trabalho.

3 Dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Veja algumas dicas que separamos de como tornar o seu trabalho cada vez mais eficiente.

1. Tenha domínio sobre o seu tempo

Como mencionado, o tempo é um recurso valioso, senão um dos mais importantes, ele é finito e se desperdiçando de maneira improdutiva acaba resultando em prejuízo. 

Pensando nisso, é fundamental saber bem como administrá-lo e para isso você pode utilizar ferramentas interessantes como o pomodoro.

Você também deve pensar em evitar a procrastinação, administrar bem o seu tempo, bem como saber se automotivar para atingir as metas da empresa, instituição ou mesmo as suas. Para isso, indicamos o curso sobre como administrar melhor o tempo que reúne as melhores estratégias para você utilizar da melhor forma o seu bem mais precioso.

2. Automatiza o máximo de tarefas

Diferente de uns 20 anos atrás, hoje você tem recursos que podem ser utilizados a seu favor. Estamos falando de ferramentas e softwares que foram criados para ajudar você naquilo que pretende fazer e que podem, e devem, ser utilizados para melhorar o seu desempenho e produtividade.

Um exemplo é o uso de planilhas em que com comandos simples você pode automatizar diversas tarefas do seu dia a dia.

Para quem ainda não domina a ferramenta, uma dica é fazer um curso de excel do básico ao avançado.

3. Priorize as suas atividades

Viver cercado de coisas a fazer e metas a bater é comum para qualquer empreendedor, autônomo ou mesmo colaborador.

Entretanto, quem não consegue se organizar acaba perdendo muito tempo e entregando tudo fora do prazo.

Para resolver isso, você pode - e deve - priorizar as suas atividades definindo um grau de urgência para que cada uma seja resolvida no tempo necessário.

Para isso, você pode utilizar a matriz GUT, ela vai te ajudar a organizar as suas atividades com base na gravidade, urgência e tendência.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda a ser mais produtivo com o Educamundo

Como vimos, é possível utilizar recursos para se tornar mais produtivo e com isso ampliar as oportunidades profissionais ganhando mais tempo e destaque na instituição ou empresa ao qual trabalha.

Esses recursos podem ser os mais variados e dentre eles estão os cursos online, que através de um conhecimento específico, vão te ajudar a conquistar mais oportunidades.

Aqui no Educamundo, você se matricula no Pacote Master e tem acesso completo a mais de 1.500 cursos online com certificado totalmente opcional investindo apenas R$ 98,70 ao ano, sem mensalidades.

São cursos completos espalhados em mais de 20 áreas do conhecimento humano para você aprender mais e se qualificar.

Todo esse treinamento está organizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) elaborado para que você tenha a melhor experiência no aprendizado.

Além disso, também somos parceiros da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o que comprova a seriedade e compromisso do nosso trabalho.

Não deixe para depois, faça a sua matrícula e aproveite agora para estudar e aprender mais com o conteúdo incrível disponibilizado e mude de vida ampliando as chances de carreira com os cursos do Educamundo.

Agora queremos saber: o que você tem feito para se tornar mais produtivo? 

Deixe na caixa de comentários abaixo a sua opinião.

Até a próxima

Pesquisar