Home / Blog / Formação Profissional / Você sabe o que é polícia judiciária? Veja conceito e características
  • 30/09/2019

Você sabe o que é polícia judiciária? Veja conceito e características


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Você sabe as diferenças entre a polícia judiciária e a polícia investigativa?

Muito mais do que o combate ao crime, a polícia é responsável também por realizar atividades específicas, como o auxílio ao Poder Judiciário, a imposição ao respeito às leis e a investigação de crimes para auxiliar em sua elucidação.

Para esclarecer mais sobre o que faz cada polícia e entender sobre o seu real papel, nós preparamos um artigo completo em que vamos explicar esse assunto. Acompanhe.

A polícia judiciária e a polícia investigativa, entenda as diferenças

Antes de avançarmos no estudo de cada uma desses tipos, é preciso entender que a Constituição Federal associa cada termo à função específica de um tipo de atuação da autoridade policial.

Por exemplo, de acordo com o artigo 144, inciso IV da Constituição da República, caberá à polícia federal, com exclusividade, exercer as atividades de polícia judiciária da União.

Tudo bem, mas o que significa cada um dos termos? Vamos conhecê-los.

A polícia judiciária

A atuação do Poder Judiciário envolve diversos atos tanto dentro das cortes judiciárias (julgando ou realizando audiências) como fora delas.

Grande parte dos atos fora das cortes judiciais envolve a atuação da polícia judiciária, que fica responsável por realizar atos específicos no auxílio do Poder Judiciário, como a condução coercitiva, o cumprimento de mandados que se exige força policial, dentre outros.

O parágrafo 4º do artigo 144 da CF determina, ainda, que caberá à polícia civil, ressalvadas a competência da União, as funções de polícia judiciária.

A polícia investigativa e a investigação criminal

Por outro lado, existe a polícia investigativa, que nada mais é do que a polícia propriamente dita, responsável pela investigação criminal e a realização da colheita de provas para formalizar o inquérito policial.

Se alguém cometer um crime de homicídio, por exemplo, caberá à polícia civil, responsável pela averiguação criminal, atuar como polícia investigativa para investigar o fato criminoso, fundamentar o inquérito policial e organizar os elementos para o processo do acusado.

Você sabe o que é um inquérito policial?

Inquérito policial é um documento específico que tem como objetivo reunir os elementos necessários para fundamentar a ação penal. Trata-se de um instrumento preparatório e informativo que tem como destinatário imediato o Ministério Público ou o ofendido e mediato o juiz.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre Infração penal e tudo de processo penal em um curso específico

Entender o papel da polícia judiciária, a diferença para com a investigativa e os detalhes da infração penal é apenas um passo para entender a fundo o processo penal.

Se você tiver interesse em aprofundar-se nesse tema, criamos o Curso Online Direito Processual Penal, com o conteúdo necessário para você estudar, qualificar-se e se atualizar no tema.

Sabe o que é melhor? Investindo apenas R$ 79,90, uma única vez ao ano, você garante acesso a este e a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

Pronto para iniciar seus estudos? Então não perca mais tempo, inscreva-se agora, aprenda mais com o portal de cursos online que mais cresce no país e obtenha um conhecimento aprofundado na temática!

Pesquisar