Home / Blog / Saúde / Podólogo é médico? As 5 perguntas comuns sobre a carreira
  • 19/12/2018

Podólogo é médico? As 5 perguntas comuns sobre a carreira


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Podologista

A dúvida se podólogo é médico é bastante comum, afinal, esse é um profissional que trabalha com a saúde. Contudo, a resposta é não! O Conselho Federal de Medicina ainda não considera a Podologia como parte da área, mas desde 2010 já percebemos grandes avanços quanto a isso.

Podólogo é médico? Veja 5 perguntas comuns sobre a profissão

Além dessa questão, há muitas outras perguntas comuns sobre a Podologia. Escolhemos as mais comuns e vamos responder aqui no post para você! Veja.

O que é um podologista então?

Podologista é atuante na área da saúde, de fato, mas regulamentado por uma portaria específica da profissão. Ele pode diagnosticar doenças nos pés e tratar a maioria delas, mas está limitado também para outras ações comuns da Medicina.

É preciso se capacitar muito bem para atuar no mercado. Dá para buscar por certificação presencial, mas também há muitos cursos online de Podologia que ajudam na sua formação, somando conhecimentos à formação técnica. 

O Podologista pode receitar medicamentos?

Não. Nenhum podólogo pode receitar medicamentos ou fármacos para seus pacientes. Contudo, eles estão autorizados a recomendar o uso de compostos fitoterápicos que sejam de venda livre.

Geralmente, as indicações de podólogos se restringem ao uso de cosméticos, que já existem em ampla escala atualmente. São produtos que ajudam a combater e tratar problemas como bactérias, rachaduras, fungos e diversas inflamações ou infecções, por exemplo.

O podólogo aplica anestesia?

Depois do questionamento se podólogo é médico, talvez essa seja a maior dúvida dos pacientes. Quando se fala em tratar unhas encravadas, por exemplo, pensar em realizar tudo sem anestesia torna o processo ainda mais temido por muitos.

Então, podólogo aplica anestesia? Embora sejam profissionais da área de saúde, eles não têm habilitação para manusear anestésicos em seus tratamentos.

O que o podólogo pode, é aplicar cremes anestésicos no local a ser tratado para aliviar um pouco o desconforto de pinças, tesouras, etc. Injetáveis estão totalmente proibidos para esses profissionais.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Podólogo atende em hospitais?

Quem questiona se o podólogo é médico, geralmente é porque encontra esses profissionais atendendo em hospitais. Isso acontece porque a Podologia também é indicada para tratamentos que estão no rol do Conselho Federal de Medicina.

Um bom exemplo é a Federação Internacional de Diabetes, que exige a presença de um Podologista em equipes médicas que tratam pés diabéticos.

O mercado para podólogos ainda ingressa profissionais em maior escala nas clínicas multidisciplinares e especializadas em tratamentos para pés. Caso queira trabalhar em hospitais, o profissional precisa se segmentar para isso com cursos online com certificado ou presenciais em escolas de saúde.

Com ser um podólogo?

O primeiro passo é a formação. Atualmente é possível optar por curso técnico ou superior tecnológico. Além disso, os cursos de noções básicas são importantes, pois agregam ainda mais conhecimento para o profissional.

O que se estuda em Podologia?

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Biomecânica;
  • Posturologia;
  • Ortopodologia;
  • Biossegurança.

Agora você descobriu um pouco como ser um podólogo, o que acha de saber mais da profissão com um curso sobre o tema?

Por apenas R$ 79,90 por ano, você tem acesso a mais de 1.200 cursos online de todas as áreas com o Educamundo. Faça a sua inscrição e conquiste novos conhecimentos!

Pesquisar