Home / Blog / Mercado de Trabalho / Você sabe realmente o que faz um auditor da qualidade? Descubra agora!
  • 01/07/2019

Você sabe realmente o que faz um auditor da qualidade? Descubra agora!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Quando falamos de ISO 9001, a norma que certifica o processo de gestão da qualidade, devemos enaltecer a importância de um profissional: o auditor de qualidade. Trata-se de uma figura essencial ao bom desempenho da organização, com foco na gestão assertiva de cada setor.

Auditor de qualidade: foco na análise, ajustes e resultados

Você sabe o que faz um auditor de qualidade? É exatamente sobre o que falaremos em nosso artigo de hoje. Além disso, você também conhecerá a possível linha de formação e qualificação para interessados em atuar com implementação do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade). Acompanhe e saiba mais!

Para fixar rapidamente: memorize o que faz um analista de qualidade

  1. Realiza auditorias internas para avaliação de processos financeiros, operacionais, dentre outros.

  2. Sempre que necessário, recomenda as ações e as providências que deverão ser tomadas por cada setor autuado.

  3. Acompanha e verifica a implementação das correções por ele sugeridas.

  4. Analisa e avalia os resultados obtidos através das novas ações.

Como ser um auditor de qualidade?

Ao optar por se tornar um auditor de qualidade, surge a dúvida sobre a formação necessária. Salientamos que, na teoria, não há a exigência de um curso superior ou de pós-graduação, por exemplo. No entanto, dependendo da área na qual atuará e dos conhecimentos exigidos para tal, um curso superior se faz relevante.

Vamos exemplificar: caso você já esteja inserido na área contábil de uma empresa, dominando toda a rotina do negócio, bons cursos online com certificado na área podem oferecer a qualificação necessária para exercer as funções de auditor.

Se a pretensão é iniciar numa nova área que exija conhecimentos ainda mais específicos, os cursos de graduação e especialização, aliados a cursos online, são a escolha mais acertada.

Um aspirante à auditoria que deseja trabalhar na indústria alimentícia pode agregar valor a sua carreira ao realizar uma faculdade de Engenharia de Alimentos, por exemplo. Nesse cenário, é possível complementar a formação com cursos livres, de pós-graduação, workshops e treinamentos.

Competências e habilidades pessoais do auditor de qualidade

Além de uma boa formação, um auditor de qualidade deve possuir algumas características pessoais que facilitam a abordagem diária entre os envolvidos no processo de gestão da qualidade - de forma que otimizem o desempenho das ações. Listamos a seguir algumas delas:

  • isenção de pré-julgamento;

  • controle emocional e espiritual;

  • interesse no processo e não nas pessoas;

  • criatividade;

  • humildade;

  • respeito perante os parceiros de trabalho;

  • discrição;

  • fluência verbal e escrita;

  • capacidade analítica.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

E então, qual é o melhor curso para auditor de qualidade?

Após delimitar suas pretensões e avaliar suas habilidades, fica mais simples escolher o curso para auditor de qualidade ideal - o mercado oferece um amplo leque de formações. Trouxemos para você alguns dos caminhos específicos que podem levá-lo a se tornar o melhor auditor de qualidade do mercado.

Curso Online Sistema de Gestão da Qualidade: na modalidade livre, o curso é perfeito para estudantes e profissionais que desejam obter novos conhecimentos em SGQ ou atualizar os já existentes. Conta ainda com opção de certificação reconhecida nacionalmente. É a melhor opção, principalmente pelo seu custo x benefício!

Tecnólogo em Gestão da Qualidade: opção de graduação para quem deseja ingressar na área de Qualidade. É um curso superior de curta duração (entre 2 e 3 anos), cuja formação pode ser complementada com treinamentos, workshops e cursos online livres.

Pós-graduação em Auditoria e Gestão da Qualidade: recomendado para profissionais das áreas de exatas, humanas ou administrativas. A pós também é indicada para interessados de outras áreas que desejam ingressar no setor de Qualidade. Pertencem ao cronograma disciplinas como Metodologia Científica, Implementação de SGQ, Seis Sigma e Administração da Produção.

Já sabe o que faz um auditor de qualidade? Invista nos cursos do Educamundo!

Agora que você já descobriu o que faz e como ser um auditor de qualidade, que tal iniciar seus estudos nessa área e turbinar seus conhecimentos? Por apenas R$ 79,90, livre de mensalidades, você tem acesso a mais de 1.200 cursos online do Pacote Master, durante 1 ano.

Um diferencial interessante do portal é a possibilidade de obter certificados que comprovem seus conhecimentos. Para tornar-se apto à certificação, é necessário obter rendimento superior a 70% na avaliação e posteriormente, investir na taxa que varia de acordo com a carga horária — que varia entre 5h e 420 horas. Consulte as condições e saiba mais!

Bacana demais, não é? Inscreva-se hoje mesmo em nosso portal e valorize seu currículo. Bons estudos e até breve!

Pesquisar