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Curso de musicalização infantil
 Equipe Centro de Estudos e Formação  21/08/2017
Curso de musicalização infantil, história e didáticas para ensinar bem

A música está entre as principais áreas do conhecimento que mais influenciam o aprendizado, isto é, seu estudo tem potencial para aumentar a concentração, rapidez de raciocínio, assimilação de ideias e muitas outras características cognitivas. Nesse sentido, buscar um curso de musicalização infantil pode ser uma ideia brilhante para incentivar crianças de quaisquer idades a alcançar diversos objetivos, todavia, quanto antes a música for inserida na vida delas, melhor. Educadores e pedagogos que trabalham para a educação infantil podem se especializar nesse conceito em um curso de musicalização infantil para professores e levar à sala de aula o melhor das didáticas musicais.

Aqui no Centro de Estudos e Formação há o Curso Online Música na Educação Infantil‍, voltado para docentes, pesquisadores e outros interessados em conhecer como a música pode beneficiar a primeira infância e promover transformações que serão carregadas pelas crianças por toda a vida. Esse é um curso de musicalização infantil a distância bem completo, formulado por um setor pedagógico dedicado a esse campo de estudo, sendo assim, um dos cursos online mais procurados do portal.

Está com planos de dar um upgrade em seu currículo na área de educação infantil, mas não sabe como? Por aqui você encontra os melhores cursos online com certificado do mercado, ideais para capacitar, atualizar e aperfeiçoar competências e conhecimentos. Que tal experimentar e ver as portas se abrirem para você?

Acompanhe o artigo de hoje para conhecer diversos tópicos de nosso curso de musicalização infantil online, melhore a qualidade de suas aulas e esteja pronto para o mercado de trabalho. Atente-se e anote as dicas.

Curso de musicalização infantil: melhores didáticas para você ensinar melhor

História da música na Educação Infantil

Um bom curso online relacionado à música para crianças deve abordar a história dessa prática. É essencial que os educadores saibam transferir o conhecimento de como surgiu a música, as principais épocas, os instrumentos e estilos antigos, etc, mesmo que de uma forma mais simplificada e didática. Aliás, essa é a melhor maneira de ensinar conceitos importantes a alunos da educação infantil (que contempla crianças de zero a cinco anos).

O processo de musicalização não se dá somente pelo ensino das notas musicais ou de como se toca um instrumento. Existe uma gama de conteúdos que podem ser acrescentados no programa didático a fim de deixar as aulas mais ricas e produtivas. Desde cedo, as crianças terão a oportunidade de ter seu conhecimento sobre música ampliado e, ainda, utilizá-lo para aprender muitas outras disciplinas. 

Selecionamos uma prévia do conteúdo sobre história da música que o educador infantil pode levar à sala de aula de forma lúdica:

  • Pré-história: por meio das pinturas rupestres, descobrimos que já havia uma "produção" musical. Ela era realizada em conjunto, utilizando utensílios do dia a dia. A dança também já era presente, sendo algo que complementava a produção de sons.
  • China e Índia: a música nessas duas regiões da Ásia, em 3.000 a C. era considerada vital - acreditava-se, inclusive, que os sons exerciam um poder sobrenatural. Os instrumentos mais utilizados eram a cítara e a flauta, e as notas musicais começavam a tomar forma.
  • Idade Média: foi nesse período que foi criado o canto gregoriano, parte integrante da música sacra produzidas especificamente para as cerimônias católicas. Havia também as músicas profanas e seculares, consideradas não-religiosas.
  • Renascentismo: de origem europeia, a música renascentista marcou o início de uma produção musical sem muitas preocupações religiosas e também com as letras em latim. Compositores italianos e ingleses são os que mais chamavam a atenção por sua poesia madrigal.
  • Barroco: a música barroca trouxe a ópera à tona e grandes compositores, aclamados até hoje, como Haëndel e Bach. Os estilos eram variados, pois o poder de criação dos músicos era imenso, contudo, os mais vistos podiam ser dominados como dramáticos.
  • Clássico: hoje, é comum chamarmos de música clássica toda aquela que utiliza de instrumentos eruditos, representada por orquestras e grupos de câmara. No entanto, o clássico foi um período posterior ao barroco, marcado pelo refinado de suas obras. Mozart e Haydn foram os principais compositores da época.

Além destes, há outros pontos que podem ser passados cronologicamente para crianças pequenas, mas utilizando uma didática lúdica, por meio de brincadeiras e jogos. O intuito é mostrar a elas que a música vem de muitos anos atrás, que pode ser evoluída e criada por qualquer pessoa que tenha interesse. No Curso Online Música na Educação Infantil aqui do portal você descobrirá conceitos históricos e como aplicar na prática em suas aulas. 

Vale saber que é interessante, em meio a esses tópicos, tratar sobre a música atual, instigando as crianças a trazerem da rotina pessoal suas influências musicais. Uma dica bacana é proporcionar um curso de musicalização infantil completo, que crie contrapontos entre estilos antigos e de variadas culturas com a música que vivenciamos hoje. Esse tipo de aula geralmente traz excelentes resultados, pois os alunos conseguem comparar e ter uma noção visual e sonora.

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As bases para o ensino da música

Há muitas formas de introduzir o universo musical na educação infantil, mas há algumas consideradas alicerces iniciais do processo de musicalização. Segundo o professor e pianista Robison Poreli, uma dica valiosa para mostrar às crianças técnicas como ritmos e padrões tonais bem elaborados já na primeira infância é a apresentação de músicas folclóricas.

As escolas podem incluir em seu conteúdo programático aulas de cantigas de roda, trabalhos em que as crianças tragam de casa referências musicais dos pais e também misturar elementos artísticos do folclore tanto brasileiro quanto estrangeiro. Essas músicas são as melhores para começar uma educação musical, pois são ricas em melodias e ritmos trabalhados, além de carregarem uma grande bagagem cultural. O educador pode cantar, colocar para tocar no rádio enquanto elas fazem outras atividades, criar brincadeiras ou danças que tenham a temática dessas canções, entre outras sugestões educativas.

Outra base de ensino que pode ser conferida em um bom curso de musicalização infantil é a multidisciplinaridade. É possível, por exemplo, mesclar aulas de leitura com atividades musicadas, que tenham a ver com a história contada. Ou ensinar como é a estrutura de uma orquestra com o som dos instrumentos, comparando-os com os sons típicos dos animais. As crianças ficarão entusiasmadas e com certeza aprenderão mais facilmente.

Musicalidade e musicalização intuitivas

É essencial realizar um curso de musicalização infantil para professores que ensine teorias específicas, explicitando os benefícios de apresentar essa disciplina para tal faixa etária. Quando a música é exposta a bebês e crianças da educação infantil, o processo de musicalização acontece quase que de forma intuitiva. Dentro de um ambiente sonoro - música e sons de todas as formas ocorridos no cotidiano -, os pequenos vão ampliando seu potencial musical. Conforme forem crescendo, vão desenvolvendo competências vocais ao mesmo tempo que motoras.

A expressão musical se desenvolve nas crianças de maneira intuitiva e com características de muita afetividade. Sozinhas, elas buscam conhecer os sons, que tanto podem nascer de instrumentos musicais ou quanto de objetos que fazem parte do cotidiano delas: blocos de montar, carrinhos, o giz na lousa, entre muitos outros exemplos. Essa riqueza sonora só a ajudará a criar sua própria personalidade, afinidade, aptidão e linguagem musical.

Além do som, há ainda a presença do silêncio, importante elemento a ser inserido no cronograma de suas aulas. As crianças devem entender que, assim como a produção sonora, a pausa é primordial para qualquer música organizada. Trabalhar atividades musicais múltiplas e ainda ensinar a hora de silenciar o espaço é uma maneira de transformar dali para frente a experiência das crianças com o mundo da música.

Outra didática interessante para perceber o modo intuitivo com que as crianças absorvem o conhecimento sobre música é pedir-lhes que construam seus próprios instrumentos. Nesse caso, a sucata surge como uma grande aliada, pois é algo que os pequenos podem trazer de suas casas e, assim, participar desde o início do processo.

Muito disso pode ser estudado também em cursos a distância voltados para ludicidade, pois os principais estudiosos desse conceito, como Jean Piaget e Maria Montessori, por exemplo, estimaram o aprendizado infantil como algo feito de forma intuitiva - sem precisar, inclusive, da intervenção de professores para ensinar, somente para orientar. Aqui no portal há o curso online sobre Atividades Lúdicas, ideal para quem quer obter essa formação.

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Música e corpo

Um tópico tratado em cursos online sobre musicalização infantil como o que oferecemos no portal é acerca da ligação da música com o desenvolvimento físico das crianças. De forma intuitiva, como evidenciamos anteriormente, a música começa a fazer parte do dia a dia dos pequenos, e eles encontram meios de participar dela. Isto é, quando ouvimos música, podemos também realizar outras atividades concomitantemente: dançamos, cantarolamos, batemos mãos e pés, rodamos, abraçamos colegas, tocamos algum instrumento (ou batemos objetos), etc. 

Desta maneira, a criança vai percebendo a ligação que o aprendizado musical tem com sua evolução física. Os educadores devem se aproveitar desse momento natural, para incentivar ainda mais todo o desenvolvimento, fazendo valer o benefício que a música tem para a desenvoltura corporal. No contexto da educação infantil, as primeiras atividades utilizando o corpo envolvem bater as palmas da mão e os pés, pois tendem a ser os mais simples das crianças executarem. Conforme elas forem pegando destreza nos movimentos, o professor pode aplicar outras técnicas, como bater as mãos na mesa, pegar baquetas e bater nos bumbos, dedilhar violões, etc.

Essas aulas vão ajudar bastante na psicomotricidade, importantíssima nessa fase da vida e que também pode ser estudada em nosso curso de musicalização infantil a distancia e em variados cursos a distância para complementar o currículo.

Dificuldades no ensino da música

Lecionar música para crianças da educação infantil não tende a ser um bicho de sete cabeças. O que os professores devem compreender é que esse ensino dentro das creches e escolas não deve ser pretensioso. Em outras palavras, a aula de música na faixa de idade de zero a cinco anos, quando é inserido no contexto escolar, não é apresentada com o intuito de transformar as crianças em grandes mestres da música. Tal arte surge com o objetivo principal de ajudar no desenvolvimento cognitivo e motor, antes de mais nada, além de proporcionar dias mais leves e divertidos.

Porém, preparar um projeto de música bem enxuto e que seja realmente transformador pode ser bastante trabalhoso em um primeiro momento. Para ajudar você a encontrar a linha certa para seguir com seus alunos, selecionamos duas dificuldades muito encontradas por educadores. Veja só:1 - Mostrar a importância do ensino de música: A procura por um bom curso de musicalização infantil para professores é grande devido à disseminação que os benefícios dessa disciplina para crianças e adolescentes sob diversos aspectos. Entretanto, no Brasil, ainda há certa resistência de escolas e até mesmo dos governos em reconhecerem que a música pode ser incluída na educação básica como complemento a outros aprendizados. É complicado para alguns educadores mostrarem à instituição que trabalham, por exemplo, que a musicalização pode ser relacionada fora da matéria de artes e contribuir para o desenvolvimento motor, para a sociabilização da classe, para a memorização, o aprendizado do alfabeto e de matemática, etc.

2 - Criar um planejamento para o ano todo: é muito comum que as escolas de ensino infantil englobem a música em datas esporádicas, sobretudo aquelas que contam com alguma comemoração: Dia das Mães, Páscoa, Festa Junina, final do ano letivo... Essas épocas são utilizadas como intuito para ensinar música às crianças, mas desta forma, tudo fica muito "mecânico". Geralmente, elas aprenderão uma letra, uma melodia e uma coreografia, e repetirão tudo para a apresentação numa determinada data. Dependendo da abertura que a escola dá ao educador, pode ser difícil mostrar um projeto pedagógico que envolva a música no ano inteiro, mas é isso que deveria acontecer para que os benefícios fossem mais visíveis e efetivos.

Vale saber que em 2016 foi promulgada a Lei 13.278, que inclui o ensino de música na grade curricular das escolas brasileiras. Tal legislação altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabelece que os governos e as secretarias promovam formação de docentes nessa área dentro do prazo de cinco anos. A medida valerá para todas as etapas da educação.

Conhecer mais sobre os obstáculos nesse tipo de aula é algo essencial para alcançar o sucesso posteriormente. Se você quer aprender técnicas efetivas e dicas preciosas, considere se qualificar mais em cursos sobre o tema, que vão fazer de você um professor ou pedagogo muito mais completo. A sugestão inicial fica por conta, claro, do curso de musicalização infantil a distância, que propõe desmitificar tudo a respeito do ensino de música para crianças.  

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A formação docente para o ensino de música na Educação Infantil

Não resta dúvidas de que um excelente curso de musicalização infantil pode ser a peça-chave para um trabalho eficaz em creches, escolas e conservatórios. Cada vez mais têm surgido oportunidades para educadores com esse tipo de formação, pois a multidisciplinaridade também tem ganhado espaço na educação brasileira. Além disso, os pais têm se mostrado mais receptivos à educação musical, o que também dá acesso para oferecer um curso no formato particular.

O primeiro passo para se tornar um professor apto para levar música para a sala de aula é se inscrever em um curso de musicalização infantil online. No decorrer no artigo evidenciamos certas características do nosso curso online sobre o assunto, as quais já enchem os olhos de qualquer interessado.

Mas e se te falarmos que além do Curso Online Música na Educação Infantil, há ainda diversos cursos online com certificado perfeitos para capacitar e atualizar conceitos artísticos? 

Entre os cursos a distância que mais se encaixam na missão de complementar os seus conhecimento quanto à educação infantil estão o Curso Online Atividades com Crianças‍ e o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil‍, que exibem conteúdos valiosos e embasados sobre as didáticas para crianças até cinco anos.

São inúmeros cursos online presentes na grade do Centro de Estudos e Formação voltados para a área de educação. Eles podem ajudar você a lecionar melhor, passar em concursos públicos, melhorar seu nível profissional e, assim, ser mais reconhecido no mercado de trabalho. Está esperando o que para escolher um ou mais cursos online que tenham a ver com a sua formação?

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Gostou de conhecer mais sobre nosso curso de musicalização infantil online e temáticas correlatas? Não deixe de comentar suas impressões abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais. Até uma próxima!

Data Modificação  21/08/2017
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