Pensar nas melhores metodologias de aprendizagem para otimizar vários processos é sempre uma preocupação para muitas pessoas. Isso vale para todos os casos, dos trabalhos na graduação até o estudo com cursos online. Pois é, quando se trata de ensino a distância, é preciso ter ainda mais foco e disciplina, já que não faltam distrações quando se está em casa ou qualquer outro ambiente mais confortável. Por outro lado, essa modalidade dá mais autonomia para o aluno e revela alguns recursos interessantes em que o estudo fica melhor e mais dinâmico. 

Em todo caso, porém, é preciso trabalhar alguns valores, escolher aquele método que mais te chama atenção e, depois, colocar em prática as melhores dicas para estudar. A partir daí, com muita motivação, você se acostuma com essas metodologias e pode aperfeiçoar tudo tranquilamente. No caso dos cursos a distância e qualquer outra alternativa similar, é necessário aproveitar o máximo do conteúdo, independente de seus objetivos, para que assim você consiga um certificado de excelência.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com várias estratégias e metodologias de aprendizagem com cursos online. Leia com atenção e, aos poucos, comece a mudar e deixar tudo na linha. 

Metodologias de aprendizagem + dicas para estudar

Autoaprendizagem

Se tratando do ensino a distância, as metodologias de ensino se classificam em três recursos gerais, considerados os melhores e mais eficientes. O primeiro deles é o de autoaprendizagem. Como o próprio termo revela, trata-se de uma linha em que o aluno tem mais liberdade e, contando com os apoios necessários, otimiza seus estudos. O tempo, a carga horária, a dedicação, entre outros fatores, ficam por conta do indivíduo, sem regras pré-estabelecidas.

Esse é um dos principais métodos de muitos cursos online, que visam abordar um conteúdo completo por etapas para a assimilação do aluno. No Centro de Estudos e Formação, por exemplo, há um ambiente virtual de aprendizagem que separa toda a matéria em tópicos, contando com uma diversidade de links, vídeos, textos, artigos e demais materiais online para suporte completo, tirando todas as dúvidas para que tudo fique claro e seja captado com competência.

Porém, é bom saber que, mesmo no método de autoaprendizagem, o aluno deve ser avaliado, seja por exercícios frequentes - e, assim, saiba em quais partes deve se aprimorar -, ou por provas finais para certificação, que contam, geralmente, com questões alternativas abertas ou fechadas. 

Aprendizagem aberta

A aprendizagem aberta pode parecer confusa para algumas pessoas, mas pode ser ótima para outras. Já ouviu falar que, para absorver mais informações, é necessário alternar as matérias, com cada disciplina em seu tempo? Pois é, esse é um dos objetivos dessa metodologia. A ideia é que o estudo tenha diversos conteúdos ao mesmo tempo: você pode fazer dois ou mais cursos online que tenham ou não relação, por exemplo.

Considerado mais flexível e otimizado, já que pode ser maçante ficar apenas em um tema isolado, esse tipo mantém a liberdade do aluno em escolher quais os melhores campos que deseja se especializar. Mas, por outro lado, a avaliação muda e aborda perguntas misturadas, relativas a todos os conteúdos, com várias temáticas ao mesmo tempo. Se isso é bom ou ruim, depende do ponto de vista. Tem gente que gosta mais assim e não se prende a uma coisa só, já outros preferem manter o empenho apenas em uma única matéria. 

Conversão didática guiada

Já a conversão didática guiada também garante a autonomia do aluno nos estudos, com a possibilidade de escolha dos conteúdos que mais lhe chamam atenção. Após a opção do curso, porém, o aprendizado se dá por meio daqueles tópicos de interesse, que precisam ser estudados fora do ambiente digital. Ou seja, por meio da impressão das matérias, o aluno conta apenas com esse guia para seu desenvolvimento, sem qualquer outro suporte.

Embora tal metodologia individual possa ser satisfatória para a concentração e maior assimilação, é bastante limitada e não tanto democrática. Muita gente não conta com recursos para impressão e não gosta de ficar carregando vários papéis por aí, além de ser ruim em termos sustentáveis. Só depois de um tempo é que o aluno pode voltar aos recursos online, quando já tiver uma grande bagagem de aprendizado utilizando o conteúdo impresso.

Dentre essas três metodologias de aprendizagem principais, é necessário optar por aquela que esteja a seu alcance e, de acordo com sua rotina e hábitos, seja mais proveitosa. A partir daí, você pode praticar e considerar nossas dicas para dar um plus em seus estudos, sem deixar que nada fique de lado. Agora, conheça algumas estratégias para estudar com cursos online que sempre dão certo.

metodologias de aprendizagem

10 dicas gerais para estudar com cursos online

Trabalhe alguns valores essenciais

Bom, sempre quando pensamos em iniciar um curso ou qualquer coisa que demande tempo e dedicação, começar a trabalhar alguns valores torna-se essencial. Seja para capacitação, atualização ou aperfeiçoamento, a ideia é assimilar e tirar proveito de tudo que ele tem para oferecer. 

Se na sala de aula torna-se cansativo acompanhar determinado sistema – e isso tem a ver com diversos fatores -, em casa dá para seguir outro padrão e permitir que os métodos de ensino sejam mais satisfatórios. Pense bem: fazendo cursos EAD, você não precisa perder tempo se movimentando e se estressando no trânsito, tem mais conforto e escolhe a melhor carga horária de acordo com seus planos.

Porém, não é porque você está em um ótimo ambiente que deve deixar de pensar em três valores básicos: foco, disciplina e motivação. Eles são fundamentais para que você tenha sucesso e saiba como estudar corretamente e, mais que isso, valem para todas as metodologias de aprendizagem que citamos. Portanto, é bom seguir esses passos:

  1. Sempre quando temos uma meta, é preciso ter foco. Pensar no benefício e ir em frente, mesmo que se tenha que abrir mão de algo que não é tão importante no momento. Ao fim, você perceberá que todo o empenho valeu a pena.
  2. Desde que se tenha foco, trabalhe a disciplina. Estabeleça horários (falaremos disso mais pra frente) e não se autosabote. Pense que seu estudo, necessariamente, deve ter regras que precisam ser seguidas com o máximo esforço.
  3. A motivação vem em seguida. A partir do momento em que tudo está organizado, ficar animado para aprender é primordial para aprender bastante. Coloque sempre seu maior objetivo à frente e se sinta pronto para estudar com muito prazer e contentamento.

Assim como qualquer método de ensino, fazer cursos online com certificado é importante e depende muito de sua determinação. Não pense que, por estudar em casa e de modo remoto, as coisas serão mais fáceis. Se você quiser mesmo aproveitar o máximo e ganhar um bom certificado, terá que levar tudo a sério e não apenas fazer por fazer.

Organize tudo – seja metódico

Se você já costuma ser uma pessoa metódica e organizada no cotidiano, com certeza não terá muitos problemas em seguir nossas dicas para estudar. Por outro lado, se você tem dificuldades nessas partes, pense nos valores que abordamos e comece a trabalha-los sempre.

Depois desse processo, inclua também a organização. Evite a bagunça e opte por um bom local, onde você possa se sentar e tenha uma mesa de trabalho com tudo que é necessário. Nunca estude deitado, no sofá, na cama e em outros lugares, pois te deixarão propício a distrações.

O silêncio também é muito importante, assim como os horários. Entre as melhores metodologias de aprendizagem com cursos a distância que já listamos, em todas você precisa optar por um espaço sem barulhos latentes e tempo bem definido. Não estude de última hora e de forma rápida. Mantenha-se relaxado, sem pressa, aproveitando todo esse momento.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Escolha os melhores cursos online

A qualidade dos cursos online também conta muito nessa hora, por isso, você precisa fazer boas escolhas. Se for uma opção ruim, dita como gratuita, defasada e desatualizada, será mais chato e maçante ter um ótimo aprendizado. O assunto também conta muito: não faz sentido começar a estudar sobre aquele tema que não tem nada a ver com você e seus objetivos. Ah, e também veja sempre o conteúdo que será abordado e como se dá o plano de aulas.

Para isso, vale uma boa instituição. Desde que a escola se preocupe em oferecer o que há de melhor para os alunos, fica bem mais fácil pensar em como estudar, garantir certificados incríveis e um bom aprendizado. Portanto, pesquise muito bem e atente-se a todos os detalhes.

Opte por instituições íntegras e transparentes, que deixam tudo às claras. O Centro de Estudos e Formação, por exemplo, possui um padrão essencial que você pode se informar e convencer a estudar com os melhores cursos EAD do mercado, além da variedade – mais de 650 cursos online em mais de 20 áreas – e popularidade (atualmente, são mais de 120 mil alunos satisfeitos).

Livre-se das distrações e evite procrastinar

Estudar com cursos a distância é tendência, justamente porque esse método conta com ambientes virtuais de aprendizagem que permitem ao aluno ficar próximo de ótimos recursos, novas tecnologias e cenários intuitivos. Essas ferramentas são perfeitas para manter a animação e conseguir assimilar o máximo de conteúdo.

O problema, porém, é que ao estudar por meio do computador, tablet ou smartphone, muitas pessoas estão propensas as distrações. A primeira delas são as redes sociais e a internet em si. Se você deixar o Facebook aberto, com certeza deixará o curso de lado para chegar uma notificação. E isso vale para qualquer aplicativo.

Outra situação é estudar com a TV ligada. Por mais que você não goste do programa que está sendo transmitido, ele vai te atrapalhar. Alimentos e pessoas próximas também não são indicados. Evite deixar doces e comida na mesa, bem como ficar batendo papo com sua mãe ou outro indivíduo nessa hora sagrada.

Lembre-se que para tudo é preciso ter tempo. Depois de estudar, você pode relaxar e fazer outras coisas. Mantenha sempre a concentração e dê um basta na procrastinação, aquele momento em que você faz tudo – até as coisas mais inúteis -, menos o que realmente é importante. Essa situação é péssima e só depois você percebe seus prejuízos.

Pense sempre no tempo

Padronizar o tempo está entre uma das melhores dicas para estudar, e isso tem tudo a ver com a disciplina. Logo, a primeira coisa a pensar nos dias que fará o curso e o horário para cada matéria: pode ser todos os dias, no horário noturno, por meia hora; ou então, nos finais de semana por 1 hora. O responsável por esse cronograma é você, de acordo com suas obrigações diárias.

Caso você tenha mais de uma matéria – inglês ou espanhol, por exemplo – tente mesclá-las. Sabia que esse é um dos métodos de ensino que ajuda a incorporar as informações mais facilmente? Pois é, assim você mantém a motivação e garante um aprendizado otimizado e eficiente.

Ah, e vale uma dica preciosa: evite mudar o horário ou pular dias. Mantenha sempre a frequência, por mais difícil que pareça. Deixar para depois é uma prática péssima, pois a disciplina vai para o ralo e esse hábito pode te levar a desistir totalmente de sua obrigação – e isso vale para tudo que você se propõe a fazer, e não apenas para o estudo com cursos a distância.

Ainda no assunto do tempo, dois erros comuns são estudar de madrugada ou de última hora. No primeiro caso, muita gente notívaga acha que será melhor ficar no computador nessa hora, pois acha mais conveniente. O problema, porém, é que prejudica bastante a produtividade no dia seguinte, ainda mais se há trabalho e outras atividades a fazer.

Segundo a especialista em concursos públicos Lia Salgado, em um artigo ao G1, nessa hora ''o rendimento é muito pequeno, vai comprometer o estudo do dia seguinte, e o que foi estudado não será adequadamente assimilado, porque o cérebro precisa de 6 horas de sono, no mínimo, para gravar as informações. Sem contar a irritação que vai acompanhar todo o seu dia seguinte''. Sendo assim, não vale a pena ''se matar'' estudando se isso será ruim para seu corpo e mente. A ideia é pensar sempre no equilíbrio.

Nesse contexto, entra a situação de deixar as coisas para última hora. Não é de hoje que o ditado ''a pressa é inimiga da perfeição'' faz muito sentido. A partir do momento que você decide realizar várias tarefas ao mesmo tempo, quando não está motivado ou somente por obrigação, não aprenderá nada, fará tudo com descaso e desinteresse. Ou seja: tempo perdido.

metodologias de aprendizagem cursos online

Não abra mão de materiais complementares e anotações

Complementar os estudos com outros materiais deixa tudo mais fácil e flexível. Embora o método dos cursos online com certificado seja de autoaprendizagem, com opções intuitivas, é sempre bom contar com recursos auxiliares e também não abrir mão das anotações. Coloque no papel as partes mais importantes sobre o curso: essa técnica sempre funciona, assim como passar o conteúdo a limpo.

Você pode consultar grupos e fóruns, guias oficiais, vídeos, entre outras metodologias interessantes. Tudo o que for para agregar fará toda a diferença em seus planos, por isso, não dá para abrir mão dessas dicas e saber como estudar com eficiência. Vale a pena também fazer muitos resumos, grifando todos os pontos principais e, se achar necessário, imprimir aqueles conteúdos que acha interessante para estudar além do ambiente virtual. 

Levante e alongue-se para relaxar

Levantar, fazer pequenos alongamentos e dar uma espairecida são boas maneiras para relaxar. Não é porque você precisa ter foco e disciplina que também deve ficar plantado na cadeira por horas. Quando sentir certo cansaço, dê um tempo.

Aproveite para esticar os braços e as pernas, mexer o pescoço e alongar todo o corpo. Tome uma água, vá ao banheiro e aproveite para deixar tudo em harmonia. Só não vale querer deitar, pegar o smartphone para checar notificações ou aproveitar para acessar outros sites. A ideia, nessa hora, é ficar alheio a tudo isso e atentar-se apenas aos estudos, tirando um tempo só para dar uma descansada básica.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Música e auto hipnose ajudam bastante

Já esses métodos de ensino são sensacionais e novidade para muitas pessoas. Sabia que a música e auto hipnose ajudam bastante e são ótimas dicas de como estudar com mais competência? Sim, e a própria medicina e psicologia comprovam.

No primeiro caso, vale a pena colocar um som suave para tocar enquanto você realiza seus cursos EAD. Embora silêncio seja importante, deixar uma música de fundo desenvolve melhor o cérebro, leva à melhora da concentração, gera até uma sensação de bem-estar e é capaz de aumentar sua produtividade.

Já a auto hipnose também faz com que você fique focado na atividade que está realizando, ajuda na memorização, reduz o estresse e ainda deixa a autoestima lá em cima. Para quem está desanimado e se rende facilmente à procrastinação, vale a pena saber mais sobre esse procedimento neste post que fizemos.

Faça testes práticos

Muita gente diz por aí que a prática é sempre a melhor forma de aprender. É claro que a afirmação tem sentido, afinal, quanto mais fazemos e lidamos com uma atividade, mais fácil e simples ela se torna. Mas nem por isso deve-se abrir mão da teoria, pois ela mostra os caminhos que devem ser seguidos, o manual em si. 

Nesses pontos, há um método bem interessante quando se trata de otimizar os estudos: além de estudar de maneira convencional, é bom fazer testes práticos. Se você está se preparando para o Enem, por exemplo, convém realizar as provas anteriores para saber como tudo funciona. E isso vale para todos os casos: concursos públicos, avaliações da graduação, simulados, entre outros. Quanto mais vasto o conteúdo, melhor.

Planejamento e positividade sempre

Com certeza você já deve ter escolhido o melhor método de ensino para seu caso. Seja um ou todos que citamos, é ideal trabalhar para coloca-los em prática e, assim, ter ótimos benefícios. Toda atividade denota muito planejamento e positividade, unindo esses dois termos, você conseguirá com que tudo dê certo e flua bem.

Otimizar tudo, saber como estudar e garantir que as metodologias de aprendizagem estejam em pauta já muda todo o cenário. Assim, você deixa tudo acontecer naturalmente e ficará até surpreso quando o curso acabar, passar pela avaliação e conseguir um certificado para incrementar seus conhecimentos, dar aquele plus no currículo, se aperfeiçoar na área que gosta, entre outras metas.

Cursos online com certificado são excelentes para todos seus objetivos. As vantagens chamam atenção de milhões de pessoas e, desde que se tenha à disposição uma ampla variedade e uma instituição que se preocupe com seu aprendizado, você se manterá motivado e animado para devorar os mais distintos assuntos.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, são centenas de cursos online em ramos distintos, com carga horária de 5 à 360 horas. Com certeza, tem um ou vários que você se interessará em fazer. Melhor ainda é saber que com um investimento de apenas R$ 69,90 você tem acesso a tudo por um ano. Os conteúdos são atualizados sempre por uma equipe pedagógica de excelência e a certificação aceita em muitos locais. Vale muito a pena acessar o portal, saber mais e se inscrever. Não deixe para depois.

Bom, esperamos que tenha gostado de saber das nossas dicas para estudar e esteja disposto e inspirado a usá-las. Se tiver dúvidas, deixe um comentário no artigo. Até a próxima.