Home / Blog / Certificação / Como funciona licença capacitação para servidores públicos?
  • 03/07/2019

Como funciona licença capacitação para servidores públicos?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
licença capacitação

Você sabe o que é e como funciona a licença capacitação, garantida a servidores da Administração Pública?

Se você é ou pretende ser servidor público, precisa se informar sobre esse assunto. Por isso, vamos explicar o processo e mostrar como o Educamundo pode ajudá-lo com sua licença capacitação.

O que é licença capacitação?

Trata-se de uma licença concedida ao servidor público para que ele se capacite, atualize ou aperfeiçoe competências.

Em um período de até três meses, o servidor participa de programas de qualificação, como cursos online. O Educamundo tem tradição em capacitar servidores públicos em sua licença capacitação, com cursos de áreas diversas, como Educação, Administração, Saúde, Direito, Recursos Humanos e outros.

Ao concluir o curso e certificar-se, ele fica apto à promoção funcional ou progressão de carreira – que é como a promoção em cargos da iniciativa privada.

Quem são os servidores públicos?

Servidores públicos são as pessoas capacitadas a ocuparem cargo ou função pública, para prestar serviços à população e ao Estado. Os servidores públicos são selecionados via concurso público ou processo seletivo simplificado.

Quem tem direito à licença capacitação?

Tem direito à licença capacitação todo servidor que tenha completado cinco anos de efetivo exercício em sua função pública – período denominado “quinquênio”.

Como funciona a licença capacitação na Administração Pública?

O servidor com direito à licença capacitação faz a solicitação formal ao órgão onde atua, informando o período no qual ficará afastado para participar de programas de desenvolvimento profissional.

Após a solicitação, deve aguardar a aprovação de seu pedido, que pode ser positiva ou pode vir como um pedido de ajuste de datas. Enquanto estiver se capacitando, o servidor continua recebendo sua remuneração. Dessa forma, pode dedicar-se tranquilamente a fazer nossos cursos online com certificado.

Cursos online para licença capacitação: boas dicas para você aproveitar

Não há como citarmos todos os cursos buscados para essa finalidade, mas selecionamos alguns:

Como acontece o provimento de cargo público

O provimento de cargo público acontece por meio de concurso público ou processo seletivo simplificado, conforme já mencionamos acima.

O concurso público é a forma de ingresso que garante estabilidade no emprego, já o processo simplificado é para preenchimento de cargos temporários, sem estabilidade.

Lembrando que o Educamundo tem excelentes materiais que ajudam também nessa fase, de preparação para as provas – e, dependendo do edital, nossos certificados podem somar pontos à prova de títulos.

A gestão por competência no setor público

A gestão por competência no setor público segue a mesma linha da do setor privado, em que os profissionais são recompensados por seus esforços em se qualificar e adquirir novas competências.

No caso da Administração Pública, os servidores usam a licença para capacitação a fim de se habilitarem à progressão de carreira ou promoção funcional.

Cursos para licença capacitação você encontra no Educamundo

O Educamundo está fortemente munido de alternativas que atendam todas as áreas buscadas para capacitação do servidor público.

Aqui, esse e todos os demais profissionais, encontram vantagens únicas. A começar pelo investimento: R$ 79,90 pela assinatura do Pacote Master, que tem mais de 1.500 cursos online. A vigência da matrícula é de um ano e, nesse período, o aluno pode fazer quantos cursos quiser.

É hora de investir na sua formação! Inscreva-se agora mesmo e comece seus estudos!

Pesquisar