Home / Blog / Estudo / Como os cursos EaD ajudam você a falar em público na faculdade
  • 21/05/2019

Como os cursos EaD ajudam você a falar em público na faculdade


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Você sabia que milhares de pessoas não gostam de falar em público? Esse é um medo que pode ser maior até do que a morte, pelos menos é o que aponta uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times. A questão é que quando estamos na faculdade é quase impossível fugir das apresentações em público.

Para controlar a ansiedade na hora de enfrentar uma plateia vamos apresentar alguns cursos online que devem ajudar você a ter mais desenvoltura em termos de comunicação. Acompanhe o artigo e confira.  

A importância de falar em público na faculdade

Aprender a falar em público vai melhorar muito seu desempenho durante a faculdade. Afinal no período universitário você participará de seminários, projetos de pesquisa, terá que apresentar o TCC e pode participar de reuniões nas empresas onde estagiar. Ou seja, são diversas situações nas quais a exposição de ideias é essencial.

Quanto melhor for sua desenvoltura na hora de se comunicar com o público, mais você consegue ser visto e fazer contatos. Isso é importante para conseguir indicações profissionais, seja de colegas de classe ou professores, assim como para aproveitar melhor as atividades acadêmicas.  

Porém se você acha que falta espontaneidade na hora das apresentações ou se o nervosismo é um ponto que o incomoda muito, vale a pena fazer os cursos que vamos citar. O primeiro deles é sobre o tema principal: Como Falar em Público. Nos tópicos a seguir estão listados vários outros.

Aprenda técnicas de oratória

Oratória é a arte de falar em público, seja para grandes plateias ou grupos pequenos. Ela inclui uma série de técnicas relacionadas a comportamento, interação e persuasão que ajudam você a se comunicar de uma forma mais atrativa, chamando a atenção de seu ouvinte.

Fazer um curso de oratória é o primeiro passo para interagir melhor e aqui no Educamundo temos um conteúdo completo sobre o tema. As aulas falam sobre os principais erros na hora de fazer uma apresentação, além de trazer dicas para vencer o medo de falar em público.

Descubra a importância das relações interpessoais

O significado das relações interpessoais vai além da interação entre conhecidos e familiares. Elas envolvem todas as áreas, incluindo educacional e profissional, e tratam, entre outras coisas, da boa convivência, da troca de ideias e de questões de liderança. Ou seja, tudo que envolve comunicação.    

Sendo assim saber interagir é essencial na hora de falar em público. Isso é importante para conseguir manter as pessoas interessadas no que você está expondo e o ajuda a conhecer sua plateia. Isto é útil, porque faz com que seja possível adaptar a linguagem e o conteúdo daquilo que será exposto, tornando toda a interação mais espontânea.  

Entre os cursos aqui do portal que podem ajudá-lo na temática estão:

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Trabalhe sua linguagem corporal

A forma como você se expressa transmite informações para o público assim como aquilo que está sendo falado. A chamada linguagem corporal leva em conta posições como cruzar os braços, interação visual e até tom de voz.  Dependendo da forma que você age é possível demonstrar:

  • insegurança;
  • autoridade;
  • respeito;
  • receptividade;
  • distanciamento etc.

Sendo assim, quando temos atenção a nossa postura, a comunicação em público tende a ser melhor. Para ajudá-lo nesse quesito, o Educamundo tem diversos cursos interessantes. Entre eles podemos citar:

Com as dicas que demos ao longo do artigo e os cursos apresentados será bem mais fácil expor trabalhos na sala de aula ou participar de dinâmicas de grupo em entrevistas de estágio, por exemplo.

Assim você aproveita a vida de universitário ao máximo enquanto amplia suas habilidades para falar em público. Outra vantagem é que os programas citados também podem ser usados como horas complementares na faculdade. Afinal a plataforma Educamundo oferece opções de cursos online com certificado.

Desse modo não perca tempo e inscreva-se aqui no portal para ter acesso a todos os cursos que mencionamos e a milhares de outros que fazem parte do Pacote Master. O melhor é que o investimento é de apenas R$ 69,00 (taxa única anual). 

Pesquisar