Home / Blog / Dicas / Evite erros de português e arrase em seus textos!
  • 08/01/2021

Evite erros de português e arrase em seus textos!


  • Autor: Elia Macedo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
erros de português

Você se comunica bem? Como anda a sua fala e escrita? Se comunicar corretamente é obrigatório e um pré-requisito para os profissionais que querem crescer em suas carreiras, seja qual for a sua profissão.  

A comunicação escrita tem ocupado um espaço central em nosso dia a dia e também na comunicação dentro das organizações.  

No entanto, em um mundo cada vez mais digital totalmente dominado por e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens, a preocupação com uma escrita mais correta tem sido deixada de lado.  

Existe uma preocupação muito grande em estudar um segundo idioma — e é preciso, acredite! —, mas ter o conhecimento em nossa língua é fundamental. Afinal, não é nada legal ser bilíngue e ainda praticar graves erros de português

É preciso saber escrever com clareza e coerência — ainda mais em situações profissionais — e dominar a norma culta do português. Isso, inclusive, pode ser fator determinante em processos de recrutamento e seleção. Erros de ortografia ou gramática podem ser o diferencial entre conseguir ou não uma colocação de emprego — e isso não é um exagero! 

Por isso vamos falar um pouco sobre temas relacionados a esse assunto e dar algumas dicas. A primeira delas é nosso Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical, a opção certa para quem quer reforçar conhecimentos em escrita e revisão.  

Erros de português: fuja deles! 

A importância da comunicação escrita e revisão gramatical 

A escrita é, sem dúvida, um dos recursos comunicativos mais preciosos que o ser humano tem à disposição. Basta pensar na relevância que as cartas, tratados, obras literárias, artigos na internet e outros documentos tiveram para a nossa história, que notamos a importância de aprender como escrever bem. 

Talvez não exista momento mais apropriado para lembrar disso do que hoje, em que o conteúdo de qualidade é fundamental para ter sucesso nos negócios. 

Por isso se deve dar atenção especial à comunicação escrita e revisão gramatical. Podemos até ouvir alguns defensores dizendo que “o importante é conseguir passar a mensagem” e concordar com isso. No entanto, há casos em que somente passar a mensagem sem se preocupar em seguir as normas padrão da língua português não basta.  

Fique atento à reforma ortográfica! 

Não é porque a reforma ortográfica já tem mais de uma década de idade que deve ser esquecida. Principalmente porque ainda vemos pessoas escrevendo errado, nos moldes antigos, e não observando as novas regras.  

Cuidado com os erros de ortografia 

Erros de ortografia são tão ruins quanto erros de gramática. Sabe por quê? Porque dependendo do erro você está cometendo um erro grave (tipo “pobrema) ou está usando palavras parônimas e modificando o sentido da frase (tipo “fragrante” - o que é registrado no momento em que acontece e “fragrante” - relativo a odor agradável). 

Fique atento também aos erros de digitação, uma letra esquecida e seu texto já fica comprometido. 

5 dicas para escrever bem 

1. Leia muito 

Essa dica é bastante óbvia, é verdade, mas justamente por isso não poderia ficar de fora. Ler é uma das coisas mais importantes para escrever bem. Quem lê com frequência acaba desenvolvendo um vocabulário mais amplo, muito importante na hora de produzir textos sobre os mais diversos temas e utilizando linguagens variadas. 

Além disso, um leitor ávido ganha uma compreensão natural das normas gramaticais, fazendo com que lições valiosas sejam aprendidas com a experiência e o contato com diferentes estilos de escrita. 

2. Estude a língua portuguesa! 

Dominar o português é indispensável para quem deseja ser um bom redator. Não precisa estudar exaustivamente, pois você não terá que identificar figuras de linguagem pelo nome, classificar predicados verbais, nem diferenciar frase, oração e período. 

Mas vale muito a pena dedicar um pouco do seu tempo consultando as melhores gramáticas e artigos na internet. Assim, você vai deixar de cometer vários erros que vinham comprometendo a sua redação. 

3. Pratique a escrita diariamente 

Você já sabe que a prática leva à perfeição. Sabemos que você já ouviu essa frase tantas vezes que se cansou. Mas isso não faz com que ela deixe de ser verdade, principalmente, para a escrita! 

Escrever todos os dias vai te ajudar a exercer e desenvolver a criatividade, além de manter a sua mente trabalhando. Acontece um fenômeno interessante quando você inclui a escrita em sua rotina: seu cérebro se torna mais ativo e passa a te entregar ideias cada vez mais fascinantes. 

Pode escrever qualquer coisa: uma reflexão ou um desabafo; não precisa produzir conteúdos geniais e nem ao menos publicar. Mas, se você ainda tem dificuldades sobre o que vai escrever, as duas próximas dicas vão te ajudar. 

4. Faça resumos 

Você já viu um filme ou leu um livro e teve uma vontade imediata de contar a história para alguém? Que tal fazer isso escrevendo? 

Essa prática vai permitir que você tenha um registro de suas obras preferidas, além de te dar infinitos temas sobre o que escrever. Além disso, você também pode expressar sua opinião sobre os temas e desenvolver sua capacidade crítica. 

5. Mantenha a coesão e coerência 

A coesão e a coerência são muito importantes para que as pessoas entendam o que você escreve e, consequentemente, absorvam o conteúdo. Por isso, fazer uma transição suave entre parágrafos e prestar atenção à concordância das frases facilitam a compreensão do assunto. 

Nesse caso, verificar as informações sobre a persona é prioridade. Ajustar o tom do texto, escolhendo corretamente as palavras e ganchos, previne que seus leitores se confundam ou sejam obrigados a decifrar o que você quis dizer. 

Que saber sobre mais sobre o curso de comunicação escrita e revisão gramatical? E cursos na área de Educação? Matricule-se em nosso portal, conheça os cursos fazem parte de nosso Pacote Master, que tem mais de 1.200 outras opções em cursos online com certificado opcional, em mais de 20 áreas do conhecimento.  

E por apenas R$ 69,90, você tem acesso a esses cursos online, durante um ano inteiro.  

Aproveite esta oportunidade: faça sua inscrição e se capacite, atualize e aperfeiçoe nas áreas e temas que quiser! 

Pesquisar