Home / Blog / Certificação / Educação Infantil: 10 cursos online para ser um educador de excelência
  • 20/02/2017

Educação Infantil: 10 cursos online para ser um educador de excelência


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos de educação infantil

Trabalhar com educação infantil é inspirador para muitas pessoas. Somente o fato de estar em contato com crianças frequentemente rende ótimas sensações e muito aprendizado, já que a inocência e o espírito otimista delas contagia qualquer um. Quem ama essa área e está disposto a se tornar um educador, professor, orientador, entre os mais diversos tipos de profissionais, pode aproveitar para fazer cursos online em Educação Infantil e se especializar.

A vantagem de investir em cursos online é que você começa a ter noção do que é necessário para lidar com esse público, tem novas ideias para incrementar as aulas e pode se qualificar rapidamente. Em meio a um mercado de trabalho concorrido e com vagas que exigem cada vez mais especialização, buscar alternativas rápidas e eficientes para se certificar é essencial.  

Se você está de olho na área e quer se destacar, preparamos algumas opções interessantes para te ajudar nessa missão. São os 10 cursos online em Educação Infantil mais populares do Educamundo perfeitos para seu currículo. Acompanhe nossa lista e escolha os melhores para impulsionar sua formação profissional! 

Curso Online Tecnologia Assistiva 

Já ouviu falar em tecnologia assistiva? É interessante conhecer esse conceito, sobretudo se você tem planos de trabalhar com crianças com deficiência. Definido como um conjunto de práticas, materiais e recursos indicados para melhorar a vida desse grupo, está cada vez mais em pauta nas escolas, meios educacionais e sociais em geral.  

Aprender e compreender como tratar e buscar novas ferramentas para ensinar deficientes físicos, autistas, surdos e os pequenos que tem graus diferentes de deficiência física ou mental é o papel dessa ação, descrita especificamente no primeiro curso de nossa lista, o Curso Online Tecnologia Assistiva. Nesse guia, você terá contato com tudo que a permeia e sua importância em diversos espaços.  

É fundamental a todo educador saber que a inclusão social das crianças que têm algum tipo de deficiência é regida por um conjunto de leis, logo, seja em uma escola pública ou particular, uma hora ou outra você terá contato com alguém desse grupo. Sendo assim, aqueles que já estão preparados precisam ter a preocupação em fazer boas abordagens para garantir boas experiências com alunos nessa condição. A capacitação é fundamental para isso, por isso indicamos cursos à distância que qualificam e te deixam com um amplo conhecimento desse assunto.  

Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil 

Arte é fundamental para um ambiente escolar. É impossível abrir mão dessas manifestações quando se trata de construir o conhecimento e ajudar no desenvolvimento infantil, portanto, é papel do educador incentivar que a criança tenha espaço para pintar, desenhar, esculpir, modelar, entre outras atividades referente às artes visuais. 

Segundo a neurocientista Elvira Souza Lima, em entrevista à revista Educar para Crescer, “para escrever, usamos 21 áreas do cérebro, e algumas delas são desenvolvidas com o desenho. Uma criança que desenha por 15 minutos todos os dias chega às letras naturalmente, já que o movimento para fazer uma letra de mão (letra cursiva) ou de forma (letra bastão) vem do desenho”. Sendo assim, quem é instigado à arte desde cedo, está apto a escrever com mais eficiência, pode ser alfabetizado e letrado de forma competente e aprender com facilidade.  

Independente do tipo de exercício, parte de um bom profissional proporcionar um espaço aberto para que as crianças se sintam à vontade para expor suas ideias, necessidades, desejos e pensamentos através da arte. Para isso, deve estar sempre atento a todos os movimentos e o que permeia essa atividade, lições que você pode verificar no Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil, o segundo da lista.

Esse curso é essencial porque aborda todos esses conceitos e diversos conteúdos que rendem uma ótima bagagem qualitativa para chegar na sala de aula pronto para tirar o máximo dos alunos. Ser um profissional dedicado e preparado é para poucos, por que não pensar em fazer parte disso e ajudar a mudar vidas? 

Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil 

Quando se pensa em atividades para educação infantil, logo vem à cabeça as famosas brincadeiras. Elas nunca podem faltar, já que toda criança tem o direito de brincar assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e por diversos especialistas que lidam com esse público.  

A melhor parte desse contexto é unir a diversão com o aprendizado. Um professor que consegue usar as brincadeiras para levar conhecimento aos pequenos, com certeza, está exercendo um ótimo papel dentro de sua profissão. Para isso, vale a pena conhecer o terceiro colocado do ranking, o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil

Esse é um guia completo essencial para trabalhar com crianças do ensino infantil e do ensino fundamental, pois aborda conceitos completos de recreação e como ela pode ajudar a educar, sobretudo quando se trata de organização, acessibilidade, inclusão, aceitação das diferenças, entre outros valores. Não dá para deixar de lado, já que é um ramo que rende muitos ganhos para todos os lados.  

Curso Online Educação Especial Inclusiva 

Começamos a lista falando sobre a tecnologia assistiva, uma prática fundamental para uma educação especial inclusiva de qualidade. Você sabia que é direito de todas as crianças com deficiência frequentar uma sala de aula regular paralelamente ao ensino especial? Pois é! Assim como todos, elas também podem ter contato com todo o aprendizado inerente a uma formação integral e otimizada.  

Embora pareça algo básico, muitos educadores (tanto veteranos quanto iniciantes) não se sentem preparados para lidar com uma criança autista, cega, superdotada ou em qualquer condição semelhante. Mas, em todo caso, sempre é tempo de aprender e saber tudo a respeito do universo de diversos grupos. É justamente esse o objetivo do Curso Online Educação Especial Inclusiva.  

Entender o histórico, legislação, políticas de inclusão, direitos fundamentais e meios de ensino direcionados às crianças com deficiência é primordial tanto para aqueles que visam trabalhar somente com esse público quanto para todos os profissionais que lidam com atividades para educação infantil.  

Para isso, você pode tanto fazer o quarto curso da lista quanto demais cursos online com certificado, para se especializar com excelência e ficar pronto para qualquer desafio. Pense que dar mais dignidade à vida de uma pessoa com limitações vai além de exercer sua obrigação, trata-se de um ato nobre que faz bem tanto para ela quanto para você mesmo.

Curso Online Bullying nas Escolas 

Há muitos desafios no trabalho de um professor, diretor, orientador e qualquer pessoa que trabalha com educação infantil. É preciso observar o comportamento e o desenvolvimento de cada criança, notando tanto os pontos positivos quanto os mais críticos. Nessa percepção, principalmente no ensino fundamental, é pertinente verificar se há casos de bullying acontecendo entre os alunos e, rapidamente, agir para que sejam cessados.  

Essa prática começa geralmente nessa fase, mas pouca gente leva a sério, o que é um grande equívoco. O bullying pode gerar fortes problemas de desenvolvimento na vítima e até a situações graves e incontroláveis. Pensando em destacar esse assunto, o governo promulgou em 2015 a Lei 13185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, visando dar fim aos constrangimentos sobretudo nas escolas. 

O luta contra o bullying é papel de todos. Alimentar esse sistema é péssimo e cria uma situação próxima ao caos na vida de quem sofre com humilhações frequentes. Portanto, saber como lidar com isso sendo educador, é indicado o Curso Online Bullying nas Escolas, que contextualiza o assunto e informa todos os pontos a se observar e trabalhar para que as crianças tenham consciência do quanto é prejudicial e como devem aprender a respeitar as diferenças.  

É interessante saber que você contar com muitos cursos online em Educação Infantil para ficar por dentro de tudo que permeia essa área. A qualificação com cursos EAD garante diversas vantagens e te deixa pronto para enfrentar uma série de situações que podem ser tratadas da melhor forma para ajudar no desenvolvimento eficiente de qualquer criança, uma das missões de qualquer profissional do ramo. 

Curso Online Educação Física Escolar – Jogos e Brincadeiras 

Se as atividades para educação infantil são essenciais, que tal pensar em novas formas de deixar a aula de Educação Física mais dinâmica e divertida? Essa é uma das partes mais atrativas para os estudantes de todas as faixas, do ensino infantil ao ensino fundamental, já que tem tudo a ver com o brincar e garante a interação entre todos em diversas atividades.

Mais do que isso, pensar em como tornar essas aulas mais produtivas, tanto no desenvolvimento físico, espacial e motor dos alunos deve ser sempre o objetivo de um bom professor. Então, por que não começar a se atentar a essa área fazendo o Curso Online Educação Física Escolar – Jogos e Brincadeiras

O Top 6 é um dos cursos online direcionados para o desporto na escola e a recreação associados às melhores técnicas de aprendizado. Por meio de jogos e brincadeiras, as crianças têm o contato orgânico com valores que fazem toda a diferença em sua formação e pensamento. Ajudar na construção da consciência infantil por meio dessas atividades deixa o ensino mais fácil, produtivo e efetivo e, felizmente, esse e outros cursos EAD – especialidade do Educamundo – são auxílios excelentes para essa meta.  

Curso Online Deficiências Múltiplas 

A educação é fundamental a todas as pessoas, ainda mais quando se trata de crianças. Já dissemos que o ensino regular e especial é direito dos pequenos, independente de sua condição, por isso, todo professor precisa ter em mente que deve estar pronto para lidar com os mais variados casos. Nesse contexto, se a abordagem e as atividades para educação infantil com uma criança com deficiência é diferenciada, com aquela que tem deficiências múltiplas é ainda mais desafiadora.  

É bom ter em mente que qualquer profissional pode aprender mais e se desenvolver por meio de uma série de recursos e tecnologias prontas para isso. Hoje em dia, métodos de comunicação alternativa garantem uma educação inclusiva de qualidade e um acolhimento essencial para que os alunos desse grupo se sintam bem para assimilar diversos conteúdos.

A missão do Curso Online Deficiências Múltiplas, sétimo do ranking, é deixar tanto professores quanto estudantes e ingressantes na área prontos para conviver com crianças nessa condição. Por meio desse guia e demais cursos online com certificado, você pode compreender os principais aspectos desse tema e se qualificar para ficar pronto a ajudá-las, participando de modo efetivo em sua evolução por meio do conhecimento e infinitas técnicas. Assim, é impossível não se inspirar para ser um profissional atualizado e diferenciado.

Curso Online A Importância do Reforço Escolar 

Atualmente, muitas cidades contam com um Portal da Educação para ficarem mais próximas às secretarias e ao Ministério da Educação, orientando-se por meio de um canal que integra todas as escolas de determinado local. Essa ferramenta é interessante tanto para a informação quanto para saber novas táticas que podem ser incrementadas na gestão escolar, como uma atividade esportiva, um evento interativo ou um programa de reforço.  

Não é de hoje que o MEC visa apoiar financeiramente as instituições que investem em aulas de reforço e recuperação para seus alunos, sobretudo os que estão no ensino fundamental. Segundo uma matéria do G1, o ministério revela injetar mais de 400 milhões nesse programa, para que crianças e adolescentes aprendam mais sobre disciplinas essenciais, como português e matemática.  

Logo, com esse incentivo, muitas escolas devem ser beneficiadas, assim como seus professores. Nesse ponto, torna-se imprescindível se preparar para saber quais as melhores metodologias para aplicação do reforço escolar, conteúdo presente no Curso Online A Importância do Reforço Escolar. Por meio desse material completo, você pode ficar integrado às práticas mais efetivas para que os jovens tenham êxito em superar suas dificuldades acerca de diversas matérias. 

A formação do professor diz muito sobre seu método de ensino. Uma pessoa qualificada e atualizada está sempre um passo a frente e pode, além de mudar a vida de muitos alunos, conseguir o reconhecimento que merece na carreira. Então, por que não se capacitar para isso? Esse é o objetivo de todos os cursos online com certificado do nosso portal. A ideia é ir além e mostrar que, por meio dessas opções prontas para estudar em casa e no tempo livre, você pode se tornar um expert em educação infantil.  

Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil 

Aproveitando o gancho do último tópico, é bacana saber que muitos cursos à distância ajudam diversos profissionais de todas as áreas em seus mais distintos objetivos. Entender que é preciso buscar sempre novas formas de estar por dentro das novidades e recursos que otimizam vários aspectos de sua ocupação é uma maneira essencial de conquistar metas e ser um excelente naquilo que se propõe a fazer.  

Quando se trata de educação infantil, todos devem saber que o papel de um educador precisa ir além dos métodos teóricos. É preciso ser um pouco pai, psicólogo, recreador, médico, orientador, entre uma série de funções necessárias para lidar com crianças de todos os perfis. Assim, se atua diretamente no desenvolvimento delas, entendendo seus sentimentos, características, defeitos e todos os pontos pertinentes.  

Perceber tudo isso é interessante para incentivar as relações sociais entre eles e com eles, para que, por meio do conhecimento, cresçam com integridade e bons valores. Essa abordagem está presente no Top 9 dos cursos EAD da lista, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, um conteúdo reflexivo para todos que querem ser mais que meros professores, e sim participar da formação de pessoas mais tolerantes, seguras e inteligentes. Vale muito a pena saber que você é responsável por essa missão, fato que garante sensações que vão além da profissão.  

Curso Online Atividades com Crianças 

Assim como o reforço escolar, o lúdico e a diversão também devem estar presentes em um ambiente infantil. Você pode verificar no Portal da Educação de sua cidade que sempre há muitos eventos e gincanas com foco na inclusão e interação das crianças, para que compreendam aspectos como trabalhar em grupo, lidar com as diferenças, serem mais organizadas e, claro, se divertir muito. 

Tanto quem já é atuante na área quanto aqueles que estão estudando para entrar nesse ramo, é interessante ter a noção da importância dos exercícios com música, atividades físicas, artes visuais, brincadeiras, entre outros para o aprendizado dos pequenos. Tem pontos fundamentais à formação que a graduação não aborda profundamente, por isso, é essencial buscar caminhos complementares.  

Uma opção, nesse caso, é investir no último dos cursos à distância de nossa lista, o Curso Online Atividades com Crianças. Com esse conteúdo exclusivo, você fica por dentro de tudo que precisa fazer para deixar sua aula mais dinâmica e prazerosa, com atividades lúdicas relacionadas ao processo de aprendizagem. Assim, todo mundo conhece muitas coisas novas se divertindo, uma proposta incrível que deve ser considerada por todas as escolas e profissionais.  

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Educação Infantil é coisa séria! Qualifique-se já! 

Bom, essa foi nossa lista com os cursos online em Educação Infantil mais populares e essenciais para todo educador que quer fazer a diferença. Além de se informar por diversos periódicos de meios oficiais divulgados pelo MEC, Portal da Educação e outras instituições, fazer esses cursos online com certificado é uma decisão fundamental para aqueles que não podem ficar estagnados e precisam buscar formas de se atualizar e estar cada vez mais com uma carreira ascendente.

Esperamos que você tenha gostado do artigo e esteja animado para fazer um ou mais cursos online do ranking. Para isso, basta se inscrever no Educamundo e escolher aqueles que mais te agrada, ou então, fazer todos, já que conhecimento nunca é demais. Isso é possível com um investimento único de R$ 79,90 válido por um ano. Você tem acesso integral aos mais de 650 cursos do portal, sem se preocupar com mensalidades, para fazer a hora que quiser, seja no computador ou smartphone. Incrível, não é? Então, comece a desfrutar dessa vantagem agora! 

Ah, e não deixe de comentar também. Gostamos de saber e responder suas opiniões e dúvidas a respeito do artigo e do portal. Até mais!

Pesquisar