Home / Blog / Dicas / Economia prateada revela novas oportunidades de carreira
  • 07/04/2021

Economia prateada revela novas oportunidades de carreira


  • Autor: Antônio Roberto (conteudista)
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Economia prateada

Envelhecer é uma dádiva, entretanto, estar na melhor idade tem se tornado um desafio para essa parcela da população.

Isso porque, com a nova realidade, muitos idosos têm precisado de serviços especializados para atender às suas necessidades, mas apesar do aumento da demanda, a oferta não tem acompanhado essa tendência.

Alguns estudos têm apresentado estatísticas sobre o aumento de oportunidades profissionais ligadas à terceira idade, um deles foi realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) que aponta uma expansão da chamada economia prateada.

Mas o que é e do que trata essa economia e como se preparar para aproveitar essas oportunidades profissionais? 

O que é a economia prateada?

A economia prateada faz referência a atividades econômicas direcionadas à terceira idade e que vão além da área da saúde, mas abrange áreas de formação ligadas à economia, arquitetura, direito, dentre outras. O termo está associado aos cabelos grisalhos, característica presente desta parcela da população.

As oportunidades profissionais ligadas à terceira idade são um reflexo do envelhecimento da população brasileira e da necessidade de um cuidado e prestação de serviços especializados.

Segundo o IBGE, o país encerrou 2020 com mais de 39 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que ultrapassa a quantidade de crianças.

Com o aumento da expectativa de vida, esse número tende a crescer.

Novas profissões e oportunidades

Com esse aumento de demanda, surge um cenário múltiplo. Primeiro pela grande quantidade de oportunidades que não existiam e que passam a existir. Segundo pela necessidade de adaptação profissional daqueles que já atuam em sua área.

Nesse segundo caso, médicos, advogados, contadores, administradores, arquitetos, profissionais de tecnologia, dentre outras profissões, precisam olhar para esse cenário e deixar de lado seus preconceitos para entender mais sobre as necessidades dos idosos e criar soluções que atendam às suas demandas.

Isso vai de encontro a ideia de que apenas um grupo de especialistas está associado à terceira idade, como aqueles da saúde. Essa parcela da população precisa de mais atenção e um atendimento diferenciado para as suas necessidades diferenciadas, como o planejamento de aposentadoria, a adaptação de móveis e imóveis, a criação de soluções para mobilidade e muito mais. 

O cuidador de idosos, por exemplo, sempre foi uma das profissões mais lembradas e é uma das que aparece na lista com grande oportunidade de crescimento. Além dela, a de cuidador remoto, consultor de bem-estar para idosos, bioinformacionista e o conselheiro de aposentadoria, também estão presentes nesse grupo de profissões necessárias para atender aos anseios da economia prateada.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como se preparar para essa nova realidade?

Envelhecer é algo inevitável e chegar nessa fase da vida é um privilégio que está sendo uma realidade cada vez maior de grande parte dos brasileiros. 

Para ajudar essa parcela da população com suas necessidades, ter mais profissionais capacitados é a saída e para quem busca entrar neste mercado, a qualificação e estudo são as ferramentas que preparam para essas oportunidades profissionais.

O Educamundo é um dos portais de cursos online que oferece treinamento e capacitação para quem deseja se preparar para este novo cenário.

Inscrevendo-se no portal e investindo apenas R$ 69,90, você tem acesso completo a este e a mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro.

São cursos em mais de 20 áreas do conhecimento humano, o que inclui saúde, direito, administração e muito mais, conheça!

Não deixe para depois, matricule-se agora e aproveite para se qualificar.

Pesquisar