Home / Blog / Dicas / 4 dicas infalíveis para se destacar no setor público
  • 13/08/2020

4 dicas infalíveis para se destacar no setor público


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
destaque-se no serviço público

Todo profissional, que deseja obter bons resultados, crescer de forma contínua e se tornar uma autoridade no assunto, precisa buscar meios para se destacar. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais qualificada.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o profissional do setor público também não pode se limitar a aplicação de técnicas de destaque. Inclusive, essa é uma área que requer uma série de características e especificidades para conquistar o seu espaço.

Nesse sentido, é importante ressaltar que uma das características do setor público é o ingresso de uma série de profissionais que são aprovados por meio de concurso público, atingindo uma ampla concorrência de mercado e a disputa por uma única vaga.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, profissional público, como se destacar no mercado. Neste conteúdo, você verá 4 dicas infalíveis para conquistar o seu espaço e ter uma trajetória de destaque no setor público. Continue lendo!

Destaque-se no serviço público com essas 4 dicas

1. Evite faltar e não se atrase

É comum observar que os profissionais geralmente faltam no trabalho por motivos pessoais ou mesmo por conta do trânsito. No entanto, embora o setor público conte com faltas abonadas, não é interessante fazer o uso delas, a não ser que haja necessidade.

Outro ponto muito importante tem relação com os atrasos. Claro, nem sempre é possível manter a pontualidade, afinal, é comum nos depararmos com os horários escassos do transporte público, obras com moinho de milho e o trânsito caótico das grandes cidades.

No entanto, tente sair mais cedo de casa e mantenha a pontualidade. Com isso, é possível mostrar o seu profissionalismo e sobre a forma com que você encara as suas responsabilidades.

2. Trabalhe em equipe

Trabalhar em equipe nem sempre é uma atividade simples. Afinal, é necessário desenvolver uma boa comunicação, habilidade para compreender as necessidades dos colaboradores e inteligência emocional para contornar diversas situações.

Para isso, é fundamental desenvolver o autoconhecimento e praticar a empatia, a fim de tornar o trabalho em equipe mais agradável.

Na esfera pública, é comum observar a formação de líderes, por isso, tenha jogo de cintura e mostre o seu espírito de liderança. Inclusive, isso vale para qualquer segmento, até mesmo os mais específicos, como profissionais de moldes de injeção.

3. Seja flexível

Antes de mais nada, é importante destacar que os profissionais do setor público não estão adaptados a lidar com constantes trocas de pessoal, demandas e afazeres. Contudo, é importante entender que, assim como em outros órgãos, reformulações são necessárias.

Portanto, seja flexível para aderir mudanças e adotar conceitos diferentes. Assim, você pode mostrar engajamento com as necessidades do setor e a sua forma de lidar com diversas situações, como tela de arame.

4. Faça cursos

Por fim, é quase impossível falar sobre como se destacar no setor público sem mencionar a importância de crescer profissionalmente. Isto é: fazer cursos online, participar de eventos e seminários, aprender um outro idioma, entre outras opções.

Com isso, você pode aperfeiçoar o seu desenvolvimento profissional e continuar entregando o seu melhor para a esfera pública.

Gostou do nosso post sobre como se destacar no setor público? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Pesquisar