Home / Blog / Certificação / Cursos online: certificados online ou impressos?
  • 21/06/2016

Cursos online: certificados online ou impressos?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos online com diploma

Certificado é um documento que comprova a aquisição de novos conhecimentos e competências após a conclusão de um curso, workshop, seminário e outros. É o documento utilizado para fins diversos fins, como currículo, comprovação de atividades complementares na faculdade etc.

A quantidade de pessoas que tem optado por fazer cursos online cresce expressivamente a cada dia. Para alguns, somente o conhecimento está em jogo, mas para maioria, a conquista de um certificado é igualmente importante. Pensando nisso, sentimos a necessidade de trazer informações valiosas que poderão te ajudar a fazer a escolha certa na hora de solicitar sua certificação.

Não é possível ir muito longe quando falamos sobre os tipos de certificado em cursos online. As empresas e instituições brasileiras que trabalham com ensino à distância disponibilizam a certificação impressa e/ou o certificado online – aquele que fica disponível na tela do computador. Na maioria das vezes, fica a cargo do aluno optar por um, por outro ou até mesmo pelos dois.

Antes de falarmos mais sobre os dois tipos de certificações, é importante que você saiba quais informações seu certificado deve conter para que seja considerado válido por quem o recebe:

  • Nome completo do aluno;
  • Número de um documento oficial do aluno (CPF é a melhor opção);
  • Data de início e conclusão do curso;
  • Nota obtida na avaliação;
  • Modalidade do curso (aperfeiçoamento, atualização, capacitação);
  • Carga horária;
  • Nome e CNPJ da empresa ou instituição que ofereceu o curso;
  • Assinatura do diretor ou procurador;
  • Chave de segurança e/ou QR Code para atestar a autenticidade do certificado;
  • Conteúdo Programático (geralmente no verso).

Atente-se! Possivelmente os dados que constarão em seu certificado serão buscados do cadastro no portal ao qual você se matriculou. Cuidado com o mico, receber o certificado com aquele apelido do colégio poderá ser uma surpresa não muito agradável. Por esse motivo, é muito importante que suas informações como nome e CPF estejam corretamente preenchidas no site.

Qual a melhor opção?

  • O certificado digital – ou online – e impresso têm o mesmo valor. Inclusive, se considerarmos a onda crescente de conceitos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, as empresas devem estar seguindo um só caminho: optando pela versão online.

Ainda que as instituições ou empresas que ofertam cursos online, ofereçam ao aluno a possibilidade de entrega do certificado em casa. A certificação física nem de longe é a melhor opção. Um dos motivos é o aumento do investimento. Muitos lugares cobram verdadeiras fortunas apenas para imprimir e encaminhar os documentos.

Outro motivo para o certificado impresso não ser a melhor escolha, é o impacto que a indústria da celulose causa ao nosso planeta. Você sabia que para produzir uma tonelada de papel, são necessárias de duas a três vezes essa mesma quantidade em madeira? Além disso, o processo demanda água em abundância (mais do que qualquer outra atividade industrial) e muita energia. Atualmente, o processo de produção de papel está em 5º lugar na lista dos maiores consumidores de energia do globo. O impacto ainda é agravado pelo uso de produtos químicos altamente tóxicos, usados na separação e no branqueamento da celulose. O processo químico presente neste método representa alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, afetando a qualidade da água, do solo e dos alimentos.

É claro que o papel é um objeto de valor inestimado e altamente importante na nossa sociedade, além disso, a indústria da celulose emprega milhões de pessoas mundo afora. No entanto, é necessário que pensemos a nossa relação com o consumo e de qual maneira podemos contribuir para diminuirmos os desperdícios do dia a dia. Portanto, a pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: eu realmente preciso de mais um papel na minha gaveta ou pendurado em minha parede?

Não sei se você já reparou, mas tem algum tempo que caiu em desuso fixar diplomas e certificados profissionais na parede. Quem não se lembra de visitar um consultório médico, um escritório de advocacia ou até mesmo um salão de beleza e se deparar com aquele tanto de quadrinhos pendurados. Nada contra quem fixa seus certificados na parede, mas convenhamos, além do desperdício de papel, é um tanto brega manter aquele amontoado de “informes” no seu local de trabalho.

certificado online - melhor opção

Tendo em vista que o certificado impresso não está na moda e definitivamente não é ecologicamente correto, é claro que a melhor opção está no certificado online. Com o aumento do número usuários na internet e a popularização dos equipamentos eletrônicos como os notebooks e os smartphones, tem se tornado cada vez mais raro os serviços que não podem ser realizados pela web. E tratando de cursos online, é praticamente regra que os certificados estejam disponíveis na tela do computador.

A receptividade por parte das empresas e órgãos públicos em receber a certificação online tem aumentado consideravelmente. Muitas empresas vêm tomando medidas para amenizar os efeitos provocados pelo desperdício, e uma delas trata da digitalização dos dados. Aqueles armários gigantescos cheios de gavetas, hoje dão lugar a potentes HDs, capazes de guardar milhões de dados de forma segura e em um espaço bem menor. Além de liberar espaço físico em suas dependências, as empresas contribuem para o meio ambiente ao receber e armazenar documentos de maneira digital.

Como estamos na era do “faça você mesmo”, infelizmente produzir e reproduzir falsificações é uma tarefa relativamente simples. Por isso, toda certificação que se preze precisa vir acompanhada de uma chave de segurança. É através dessa chave que as empresas poderão validar ou não seu certificado online. Tem sido cada vez mais comum a inserção do QR Code (aquele código de barras em formato quadrado) como método de validação. Portanto, é bom ficar atento aos portais que oferecem cursos online gratuitos, muitas vezes você poderá pagar um preço alto por um certificado sem validade.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

É importante dizer que, uma vez que o tenha conquistado, o certificado é seu, independente se impresso ou online. Assim, as instituições EADs devem liberar o download do arquivo (geralmente em formato PDF) para seu computador, smartphone ou tablet.

Nossa dica: antes de solicitar o certificado impresso, verifique se a empresa, o órgão público ou a instituição em que você apresentará sua certificação aceita recebê-la online. O certificado online sempre estará a sua disposição, e com poucos cliques, você poderá enviá-lo a quem desejar. Lembre-se que com o arquivo salvo em seu computador você não precisará esperar pela entrega do documento na sua casa..

Então, depois do que dissemos, percebeu como pode ser benéfico a você e ao nosso planeta não acumular certificados sem serventia? Multiplique essa ideia, comente com seus amigos e familiares. Compartilhe esse artigo e colabore com o bem estar do planeta, a natureza agradece.

Pesquisar