Home / Blog / Estudo / Como incluir cursos online no currículo
  • 21/07/2022

Como incluir cursos online no currículo


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos-online

O mercado voltou a aquecer com a geração de novas vagas de emprego. Ao mesmo tempo, a disputa por um lugar também é grande. Por isso, se apresentar bem é fundamental. Assim, incluir cursos online no currículo é uma vantagem frente aos concorrentes.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas 277 mil vagas formais de trabalho em maio de 2022.

No acumulado do ano, o saldo positivo é de 1.051.503 empregos até maio. Foram 9.693.109 admissões e 8.641.606 desligamentos.

Quer saber como montar um bom currículo e incluir cursos online nele? Então, continue a leitura deste artigo!

Como montar um bom currículo?

Não há um modelo específico para montar o currículo perfeito. Cada recrutador vai avaliar à sua maneira. Portanto, é muito importante construir o documento conforme a vaga pela qual deseja concorrer.

Veja as principais dicas para montar seu currículo!

1. Insira os dados pessoais de forma objetiva

Não precisa inserir todas as suas informações pessoais no currículo. Foque apenas no seu nome, e-mail, telefone para contato, cidade onde mora, idade e endereço de perfil nas redes sociais.

2. Especifique a sua área de atuação

Insira a sua área de atuação com um bom destaque, de forma objetiva e clara. A informação sobre com o que você trabalha deve ser curta e genérica. É importante destacar que área de atuação não é a mesma coisa que cargo.

3. Faça uma descrição da sua formação

Com um texto sucinto, insira sua formação no currículo. Lembre-se de colocar em uma ordem que vai do mais recente ao mais antigo.

4. Resuma as suas qualificações

Descreva suas áreas de atuação e a sua função em cada uma delas. Para não ficar um currículo longo, insira apenas as suas qualificações profissionais mais importantes com textos objetivos e curtos.

5. Destaque a experiência profissional

A descrição do seu trajeto profissional é de extrema importância para o currículo. Portanto, insira as suas experiências mais relevantes e atuais. Faça uma lista da mais recente para a mais antiga.

6. Atente-se à linguagem

Currículo bom é aquele que tem uma linguagem simples e correta. Portanto, preocupe-se em escrever bem e com um bom português. Em caso de dúvidas, peça ajuda a outras pessoas ou faça pesquisas no Google.

7. Cite suas atividades extracurriculares e cursos

Aprendizado nunca é demais, e colocá-lo no currículo é fundamental. Isso porque é uma oportunidade ainda maior de se destacar dos seus concorrentes. Então, não deixe de citar os cursos que fez voltados para a sua área de interesse.

Como incluir cursos online no currículo?

Os cursos online devem estar presentes no seu currículo, principalmente aqueles que têm ligação com a vaga desejada. Esse tipo de informação é de suma importância para a escolha do recrutador. Afinal, os cursos online vêm ganhando popularidade.

Para inserir essas informações no currículo, você deve:

1. criar uma seção de cursos no documento;

2. informar o nome do curso;

3. colocar o nome da instituição e a palavra “online” entre parênteses logo depois;

4. citar a data de conclusão.

Para deixar esse espaço ainda mais completo, você pode inserir informações objetivas do que aprendeu durante e as habilidades desenvolvidas.

O que NÃO colocar no currículo?

É importante também se atentar ao que não colocar no currículo. Afinal, certas informações podem atrapalhar em vez de ajudar.

Veja alguns cuidados que é preciso tomar!

1. Informações irrelevantes

Lembre-se sempre de inserir dados que tenham ligação com a vaga desejada. Caso contrário, não chamará a atenção do recrutador. Vale até falar sobre interesses e hobbies, mas precisam ser pertinentes.

2. Salário pretendido

Colocar a pretensão salarial pode prejudicar você durante a seleção, a não ser que seja pedido na descrição da vaga. É importante que essa negociação seja feita no momento certo, de preferência quando a empresa mostrar interesse em ter você no time.

3. Foto

Em outros tempos, a foto fazia parte do currículo. Atualmente, não se tem mais isso. Ela só deve ser inserida quando a aparência é importante para a vaga, como para modelos ou atores. Há também candidaturas internacionais, em que um currículo com foto é norma.

4. Mentiras

Muitos candidatos ainda insistem em inserir informações falsas no currículo para tentar se dar bem. Essa não é das melhores formas de conseguir uma vaga. Afinal, não será nada favorável se você for desmascarado.

Como viu, os cursos online são um diferencial no currículo. Agora, você já sabe como inseri-los no documento e se destacar dos concorrentes. Portanto, invista em conhecimento e se desenvolva na sua área de interesse.

Com a Educamundo, você tem acesso a mais de 1.200 cursos online por apenas R$ 69,90 por ano. Todos eles têm a opção de obter o certificado com a carga horária de 5 a 420 horas.

Faça como outros mais de 1 milhão de alunos, entre em nosso site e matricule-se!

 

Pesquisar