Ao pensar em cursos online, muita gente busca certificados rápidos para diversos objetivos, seja para qualificação profissional, conseguir uma vaga de emprego específica, usar como horas complementares na faculdade, entre muitos outros. De fato, essas opções são práticas e interessantes, sobretudo quando comparadas a um curso presencial, fora que garante um certificado de curso que agrega valor a qualquer currículo. 

Para fazer cursos à distância, como o próprio nome revela, você conta com a comodidade de estudar no ambiente que escolher: seja em casa, no tempo livre no trabalho e até pelo celular. Há sempre boas alternativas para ter contato com um vasto material que traz muito conhecimento e deixa qualquer pessoa informada, atualizada e pronta para qualquer meta. 

O problema, nesse contexto, é que várias pessoas acabam acreditando no mito dos cursos online com certificado grátis que prometem certificação rápida, em tempo recorde, fato que exige ou sua dedicação ''ful time'' ou não conta com uma avaliação eficiente e confiável, já que é praticamente impossível fazer um curso online de qualidade de 100 horas, por exemplo, em um ou dois dias. Portanto, ao se deparar com essa situação simples e prática demais, tenha em mente de que o barato pode sair caro e você pode estar caindo em uma cilada. 

Pense que, mais do que ter a tão desejada comprovação da realização do curso, é importante se atentar a vários aspectos, fazendo uma boa pesquisa antes de iniciar cursos online de qualquer tipo e considerando sempre seu aprendizado e a credibilidade, afinal, eles servem justamente para fortalecer tanto sua formação profissional quanto pessoal.

O mito sobre cursos online "fáceis" e rápidos

Talvez pelo fato do conforto, por ser um serviço que não exija ‘’presença física’’ em um local determinado, bem como a opção de escolher o melhor horário para sua realização, interessados em fazer cursos EAD acreditam que essa é a fórmula mais fácil para conseguir uma certificação de qualidade em poucas horas, um grande mito. 

Mesmo quando se tem tempo disponível para se dedicar a uma ou várias aulas, não é tão simples como parece. Se você fizer um curso de 5 horas, por exemplo, além de todo o conteúdo, deverá passar por uma avaliação que, geralmente, não é fácil para aqueles que não assimilaram o máximo de conhecimento solicitado. Fora que, pensar em qualidade em tempo recorde é difícil, e é nessa hora que cai a velha falácia de que todos os cursos online são fáceis, rápidos e não precisam exigir muito do aluno. 

É preciso entender que, como um curso presencial, os cursos online dispõem também de conceitos completos e regras a cumprir em sua avaliação. Para conseguir uma certificação de excelência, é necessário estudar bastante, pois, mais que um papel que comprove o tempo de realização das aulas, o certificado é um documento essencial que mostra, teoricamente, que você conhece e domina tal assunto e que está apto a desenvolver determinada função. 

Em um Curso Online Alfabetização e Letramento, por exemplo, entende-se que os profissionais qualificados em uma carga horária de 100 horas estejam por dentro dessa área e tenham uma ótima noção de como é o trabalho com crianças e adultos que precisam aprender a ler e escrever. Logo, na procura de um emprego e como plus no currículo, você será questionado se está mesmo apto para a realização de determinada função. 

Esse é apenas um parâmetro que prova que cursos online com certificado devem ser levados a sério, como ferramentas essenciais seja para formação profissional ou demais propósitos. Mesmo que uma metologia seja dita como totalmente prática, com vídeo aulas e material interativo, tenha em mente que é preciso dedicar tempo, interesse, anotações e concentração tanto para o aprendizado em si quanto para a avaliação final.

Assim como você presta atenção naquela aula de reforço da faculdade, com toda a matéria que cairá em uma prova difícil, tenha em mente de que esse mesmo foco deve ser usado para conseguir certificados online valorosos e qualitativos, que realmente farão toda a diferença em sua qualificação. Portanto, nada de subestimar os cursos online: eles são importantíssimos e devem ser escolhidos ‘’a dedo’', bem como a instituição de interesse.  

Cursos online com certificados rápidos: fique atento para não cair em ciladas

Por que as pessoas acreditam em certificação rápida e gratuita?

O mito dos cursos online com certificados grátis e ágeis, aqueles que não é preciso se dedicar muito para consegui-los,é comum em algumas instituições e levam muitas pessoas a caírem em ciladas. O que acontece bastante em muitas escolas, atualmente, é anunciarem que não custa nada, mas ao final do curso, cobrarem uma taxa (mesmo que pequena) para aquisição do documento. Em outra linha comum, apresentam um conteúdo raso e com um certificado que não agrega em nada, apenas com a intenção de ter acessos em suas plataformas por milhares de pessoas (o que também gera lucro dependendo do caso).

Assim, aproveitando a afobação e inocência alheia em querer tudo ‘’na hora’’, muitas empresas acabam promovendo anúncios de cursos online com certificado rápido e pronto para ser adquirido em poucas horas. Geralmente, nesses casos a metodologia de ensino é básica e superficial demais. O objetivo é emitir um documento que apenas comprove o interesse em realizar tal curso, mas, na prática, nada foi assimilado. Para quem vende e usa esse sistema, soa fácil conseguir mais e mais clientes. Nesse caso, não há a preocupação em fazer a diferença, e sim garantir uma matrícula em troca de um certificado de curso simples, para que o interessado use para conseguir determinado objetivo. 

Ah, mas qual o problema disso? Bom, como já dissemos, isso pode ser altamente prejudicial para sua carreira. Além de ser impossível fazer um curso de qualidade em poucos dias, tanto em uma entrevista de emprego quanto na realização de determinada função, você pode ser questionado sobre seus conhecimentos a respeito de tal área e se tem domínio do assunto descrito. Se os certificados online são documentos feitos para comprovar seu interesse, tempo e estudo de tal tema, teoricamente entende-se que você realizou todas as etapas e está pronto para colocar todo o aprendizado em prática, não é?

Sendo assim, quem realiza cursos EAD rapidamente e em instituições duvidosas, visando apenas se capacitar rapidamente e preencher o currículo com diversas opções, pode se ver em uma situação constrangedora, numa redoma em que não é possível ‘’sair pela tangente’’. É aquela coisa: não adianta tentar enganar a si mesmo. O certificado de curso remete ao esforço dedicado em fazê-lo, o conteúdo é a vantagem (profissional e pessoal) e a conquista de tal objetivo (uma vaga de emprego, por exemplo) a grande recompensa. 

E quem não tem tempo e dinheiro para investir em opções de qualidade?

O principal questionamento de muitas pessoas é não ter tempo a perder para fazer um curso completo, preferindo algo rápido apenas para provar que realizou tal etapa, por isso escolhem certificados rápidos por serem mais ágeis e práticos. Além disso, há a velha crença de que cursos à distância de qualidade são caros demais. 

Bom, tanto a disponibilidade de tempo quanto o valor a ser gasto são fatores particulares, mas é interessante ter em mente que, para tudo que é bom, é necessário fazer um investimento, pensando sempre no famoso ''custo-benefício''. Se no modo presencial você deve fazer por um dia inteiro, uma semana, um mês (e assim por diante) buscando um certificado de curso que realmente prove suas intenções, no recurso online não seria diferente. Independente se são cursos online com certificados grátis ou outra modalidade, é interessante pensar que, muitas vezes, rapidez e qualidade não se aplicam no mesmo método. 

Nesse ponto, vale alguns questionamentos: uma instituição que pensa apenas em números e não se vale de bons atributos em sua metodologia, merece mesmo ser levada a sério? Sua formação é tão banal assim que deve considerar qualquer coisa para conseguir certificados rápidos? Pois é! Nenhuma é igual à outra e, mais que isso, tenha em mente de que a qualidade dos cursos online muda MUITO.

Cursos relacionados que podem te interessar:

É necessário fazer vários cursos online ou "menos é mais"’?

Bom, depende muito de seus objetivos. Fazer cursos online com certificado é ideal para várias metas, logo, pode ser proveitoso tanto estudar diferentes tipos e áreas quanto um padrão comum. Em todo caso, porém, é importante manter um foco. É claro que conhecimento nunca é demais, mas, ao ‘’abraçar o mundo’’ você pode se sentir um pouco perdido. 

O indicado é sempre ter opções que te deixem livre para escolher o que é melhor para você. Muitas instituições induzem os alunos a fazer mais e mais para que seja lucrativo para elas, o que não necessariamente é uma boa escolha. Do contrário, ter contato com outro ramo pode inspirar e ajudar a tomar uma boa decisão. 

No geral, tenha em mente que organização é fundamental nesse contexto. Para aqueles que precisam dar um plus em sua capacitação, é importante montar um currículo coerente. Se você quer uma vaga de estágio em administração, não faz sentido colocar cursos online em gastronomia no documento. É necessário que cada tipo tenha uma certa relação e equilíbrio.

Por outro lado, o curso de gastronomia pode ser interessante em parâmetros pessoais, para aprender a cozinhar melhor, por exemplo. Como dissemos, nada é perdido, por isso vale saber a carga horária de cada curso e no que ele vai agregar em sua vida, pensando mais do que em certificados rápidos, mas em valores que realmente trazem ganhos essenciais em vários aspectos.

O que é preciso saber antes de fazer cursos online?

Reputação da instituição

O ponto principal para quem busca cursos EAD é saber tudo sobre a instituição de interesse. Como já salientamos aqui, muda bastante coisa de uma para outra, sobretudo quanto às táticas de ensino, valores e carga horária. A proposta é optar por aquela que seja realmente séria, que tenha um ótimo atendimento e divulgue todo seu plano com clareza.

Não adianta escolher logo aquela que tem uma ótima colocação nos buscadores se não há informações notórias no site ou o foco é apenas em certificação rápida. Mesmo que exista a mesma lei educacional de classificação para os cursos livres, é preciso entender toda a metodologia e a base utilizada. Para isso, vale a pena fazer uma ótima pesquisa, sobretudo em canais alternativos: grupos em redes sociais, nas páginas da empresa, em fóruns online e no site Reclame Aqui

Metologia e qualidade de ensino

Independente da instituição de interesse, é primordial avaliar todo o plano e qualidade do ensino das aulas. Os parâmetros devem seguir as diretrizes do Ministério da Educação, assim como os ministrados em escolas/universidades presenciais. Fuja daquelas que não apresentam a metodologia às claras, afinal, todos devem saber o que estudar antes de se matricular em determinado curso. 

E vale sempre reiterar que, aquelas que focam apenas em rapidez e agilidade têm grandes chances de deixar a qualidade de lado, afinal, todo método pedagógico precisa, mesmo que teoricamente, entender que o aluno necessita de uma carga horária ideal para assimilar o conteúdo de maneira otimizada. Do contrário, emitir certificados online sem compromisso acaba levando apenas à perspectiva de lucro e números. 

Carga horária mínima e máxima para se certificar

Continuando no contexto do tópico anterior, ter uma carga horária mínima e máxima é inerente aos cursos à distância, mostrando que, embora sejam mais práticos que os presenciais, possuem regras qualitativas semelhantes. 

Nisso, é essencial ficar claro que você só deve receber um certificado de curso se estudou realmente nas horas propostas e conseguiu realizar uma boa avaliação para isso, seja em um modelo mínimo (5 horas, por exemplo) ou máximo (360 horas, por exemplo). Cada um tem um objetivo, mas é claro que, quanto mais horas fizer, mais valores terá sua capacitação. 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Média de preço

A média de preço também é algo para analisar sempre. Não adianta escolher sempre o mais barato pensando que cursos online são todos iguais, como também é ruim investir um alto valor em uma opção ruim e superficial. É recomendado avaliar as vantagens reais de cada instituição, sua estrutura, atendimento, organização, versatilidade, ambiente virtual e demais fatores primordiais para um estudo de excelência. A partir daí, verificar se o plano realmente compensa. Nessa hora também vale pesquisar e saber a opinião de alunos e ex-alunos. 

Variedade de cursos

Variedade é interessante e mostra que uma instituição está disposta a se atualizar sempre em diversas áreas. Como já dissemos, você pode fazer um curso tanto para buscar certificados online para conseguir um emprego, quanto estudar para se capacitar pessoalmente, aprendendo sobre uma função que será interessante para o cotidiano. 

Nesse aspecto, é bom avaliar a grade de cada opção, se o plano (preço) é justo, qual a carga horária mínima, se os métodos seguem a regulamentação de cursos livres do Decreto nº 5154 - método de amparo das instituições que promovem cursos online - e os benefícios em assinar determinado portal. Fuja daqueles que só querem sua matrícula em mais de um curso para lucrar com isso. Avalie bastante e faça boas escolhas!

Qualificação é coisa séria!

Não basta pensar em "tapar o sol com a peneira" e se achar esperto fazendo diversos cursos online apenas para preencher espaço no currículo ou pensando apenas em certificados rápidos sendo que não houve o mínimo de aprendizado sobre determinada área. Qualificação é coisa séria e não deve ser usada para ‘’enganar a si mesmo’’.

Com o tempo, você aprende que a carreira precisa ser estruturada com as melhores opções e é apenas com elas que irá se destacar, independente de suas metas. Portanto, não caia na cilada dos cursos online com certificados rápidos. Pesquise bastante, entenda a metodologia e respeite a si mesmo e seu conhecimento.

Esperamos que tenha gostado do artigo e, caso queira fazer cursos online de qualidade, uma dica é conhecer o plano do Centro de Estudos e Formação. Investindo um valor único de R$69,90, você tem acesso à plataforma e a todos os cursos por um ano, com total autonomia para fazer os que mais gosta e com carga horária de 5 a 360 horas para uma certificação excelente. Entre em contato, navegue no site e se inscreva. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Até mais.