Fazer cursos online é uma ótima maneira para aprender sobre uma série de assuntos, ajudar na formação profissional e se certificar de forma dinâmica. E, assim como acontece na modalidade de ensino presencial, a qualificação e o conhecimento adquirido na educação a distância também precisa de uma "prova", algo que mostrará todo o tempo dedicado e a nota da avaliação conquistada pelo aluno, seja um certificado impresso ou certificado digital.

Ao investir nos cursos a distância, você conta com muitos benefícios, como a possibilidade de escolher a carga horária em que deseja ser avaliado, para que depois possa solicitar o seu comprovante. Além disso, opta pelo caminho mais conveniente para estudar, seja em casa ou qualquer ambiente, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, acesso por dispositivos versáteis (computador ou smartphone) e metodologias cada vez mais otimizadas.

Melhor do que essas vantagens, é saber que o crescimento do ensino a distância foi exponencial nos últimos anos, segundo dados da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância -, e está se tornando tendência no Brasil. Cursos online, como os do Centro de Estudos e Formação, estão entre as opções mais atrativas para diversos alunos e profissionais de todos os ramos, que têm diversos objetivos ao estudar por meio dessa modalidade.

Com um comprovante final de todos os cursos EAD realizados, você pode usá-lo em qualquer lugar, inclusive para conseguir uma vaga de trabalho, crescer na empresa em que atua, usar como complemento de horas na faculdade ou para se manter atualizado em sua área. Porém, o que deixa muita gente na dúvida quando se fala de certificados, é saber qual vale mais: o papel (impresso) ou o arquivo digital?

Bom, como trata-se de uma questão que abre margem para muita discussão, vamos abordá-la nesse artigo. Por meio de alguns dados interessantes, você pode compreender qual opção é a mais recomendada para seus planos pessoais e profissionais ao realizar cursos online com certificado. Acompanhe, entenda e não deixe de fortalecer o debate.

Por que você precisa de um certificado?

Primeiramente, é importante falarmos da influência de um certificado de curso em qualquer que seja seu objetivo. É claro que a maioria das pessoas que investe nos cursos online ou presenciais fazem questão desse documento, até porque ele soa como mais que um simples documento, é também uma conquista, algo poderoso que remete a todo o tempo e dedicação gastos nas aulas.

Quando você faz uma faculdade ou um curso técnico de longa duração, não vê a hora de entregar o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para que seja avaliado e logo aprovado, não é? Depois desse ciclo que remete até a um certo terror, nada mais justo do que receber o comprovante da formação e usá-lo para as mais diversas metas, fora a satisfação de carregar todo o aprendizado agregado.

Com os cursos EAD, é impossível não sentir a mesma felicidade e sensação de dever cumprido. Se você estuda no Centro de Estudos e Formação por 360 horas, por exemplo, precisará de alguns dias para concluir e ganhar o certificado de curso. Depois desse tempo, obviamente seu desejo será ter algo para provar todo esse esforço, como motivo de orgulho pelo foco e vontade de aprender e se qualificar.

Sendo assim, para qualquer material que demande concentração e empenho, ter um certificado torna-se primordial. Ao contrário do que muita gente pensa, cursos online tem um peso enorme no currículo, sobretudo se são ministrados por instituições confiáveis e que se importam com a capacitação e sucesso de seus alunos. Portanto, sempre ao pensar em realizar cursos a distância, é imprescindível se atentar a esses fatores e buscar certificados de excelência, afinal, trata-se de sua carreira.

Embora muitas escolas não levem isso a sério, pois visam apenas números e lucro e não ensino de qualidade, há sempre boas opções que você pode dar crédito. Portanto, a pesquisa é fundamental, para que fique claro, principalmente, como será a certificação. Não caia na falácia dos cursos grátis e com certificados em tempo recorde. Muitos lugares usam o "gratuito" apenas como isca, para que a pessoa se matricule, faça o curso e, no final, precisa pagar valores astronômicos pelos certificados online ou impressos. Infelizmente, essa é uma das situações mais comuns e que causam muita indignação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que é necessário constar em um certificado? 

Prezar pela transparência e o máximo de informação são essenciais para uma instituição que tem ótimos cursos online com certificado. Sendo assim, é importante sempre questionar se o documento estará completo, com dados como:

- Nome completo: sempre ao se cadastrar em algum portal, use seu nome completo e nunca termos alternativos, como apelidos e tipos similares, o que soa estranho e até desconfortável ao apresentá-lo para uma vaga de emprego. Portanto, mantenha esse bom senso;

- Documento de identificação: RG ou CPF;

- Data do início e da conclusão do curso;

- Nota final obtida na avaliação do aprendizado;

- Carga horária total para realização do curso;

- Modalidade (atualização, capacitação, aperfeiçoamento);

- Nome e CNPJ da instituição/empresa que ofereceu o curso, com a assinatura oficial do procurador ou diretor;

- Conteúdo programático de tudo que foi abordado e assimilado (fixado no verso do certificado de curso);

- Chave de segurança para acesso e/ou QR Code, ambos para garantir a autenticidade do documento.

Ver o seu certificado com todas essas informações dá até um orgulho de si mesmo, não é por menos que ele é tão valorizado. Mas, nesse caso, será que é necessário ter um certificado impresso ou o certificado digital é a melhor opção?

Certificado impresso: ainda faz sentido?

A principal questão, sobretudo quando pensamos no mundo informatizado e digital, é saber se o papel ainda é a melhor alternativa. Bom, no caso de cursos online com certificado, pode ter certeza que não. Não existe mais essa necessidade de imprimir ou ter que receber o documento em casa, e podemos ir longe nessa argumentação.

No primeiro caso, o gasto de papel é algo que parece básico, mas acredite: isso afeta muito sua vida, pensando inclusive em vias sustentáveis. Não é de hoje que a natureza pede socorro e contribuir para a produção de mais e mais papel apenas para deixar um (ou vários) certificados na sua gaveta não faz mais sentido algum.

Ah, mas e se eu quiser enquadrar e deixar à mostra em meu quarto ou estabelecimento? Bom, vamos combinar que essa mania já está totalmente ultrapassada, não é? Tem gente que gosta de manter aqueles inúmeros quadros com diplomas e similares em consultórios, comércios e até na sala de casa, mas convenhamos que não soa muito bem nos dias de hoje e dá um ar "brega" à decoração. Fora que contribui para mais e mais desperdício de recursos.

Já a outra situação remete às empresas espertinhas, aquelas que já dissemos que amam ter diversos alunos matriculados somente para lucrar, oferecendo cursos online gratuitos que normalmente não possuem qualidade ou com certificação em valores absurdos. Além disso, oferecem apenas a opção do certificado impresso, cobrando, além do documento, uma taxa para entregá-lo em casa. Nesse contexto, ''o barato sai caro'' justamente porque, com um certificado online, você economiza e paga o valor justo pelo comprovante, com acesso sempre que achar conveniente.

Visto essas condições, é válido afirmar que certificados impressos já não são mais tão essenciais assim. Além de aumentar os gastos com impressão, tornando-se alternativas incorretas em termos de sustentabilidade, será ruim para armazená-los, incluí-los em um portfólio, ter acesso para enviar a uma empresa para comprovação do domínio de tal conteúdo, entre outras condições que fazem desse tipo um mau negócio.

Pense que você pode facilitar e deixar tudo mais leve e informatizado, guardando no seu computador, acessando pelo smartphone e compartilhando de forma mais simples, sem o risco de perder, manchar, rasgar, amassar, entre outros problemas. Não é à toa que o certificado digital é considerado a tendência para quem faz cursos a distância.

cursos online com certificado digital

Quais as vantagens do certificado digital?

Se os cursos EAD são feitos em um ambiente totalmente moderno e virtual, sem a necessidade de se locomover, lidar com pessoas e meios físicos comuns a uma sala de aula e tudo que permeia o ensino presencial, por que o certificado também não pode seguir essa linha digital e informatizada? Liberte-se e saiba que o que não faltam são vantagens para adquirir um documento nesse formato:

Ecologicamente correto

Hoje em dia, existem muitas campanhas que visam conscientizar a população sobre o quanto à indústria de papel e celulose gasta de recursos naturais. Água e madeira estão entre os componentes que mais são usados para a produção tanto aqui quanto no resto do mundo, o que se torna bem nocivo à natureza com o passar do tempo. Embora hajam vários programas de reciclagem, ainda é preciso fazer muito mais para ajudar o meio ambiente.

Nessa linha, pequenas ações feitas por um grande número de pessoas importam e muito. Pense que, se além de você, toda sua cidade começa a gastar menos papel e comece a reciclar? Já fará uma ótima diferença, não acha? Se isso aumenta gradativamente, logo temos uma sociedade consciente e a sustentabilidade em alta.

Então, é bom deixar claro que deixar de fazer impressões desnecessárias conta muito para isso. Se há a possibilidade de ter certificados online impecáveis e prontos para serem acessados, pra que você precisa papéis só para ocuparem espaço em sua gaveta? Dispensar essa alternativa, além de ecologicamente correto e ótimo para a natureza, ainda é simples e prático.

Informatizado, eficiente e prático

Contar com meios informatizados de acesso é inerente ao digital. Tudo hoje em dia visa esse objetivo, buscando tanto acabar com o acúmulo de coisas quanto para deixar tudo mais básico e fácil de acessar. Imagine um escritório que precisa guardar uma diversidade de documentos de milhares de clientes. Mesmo que se tenha pastas e suportes para isso, vai chegar uma hora em que o espaço físico estará comprometido.

Agora, pense se tudo isso é digitalizado e armazenado em pastas no computador, com diversos backup (cópias) para que não seja perdido? Em um dispositivo simples, dá para manter tudo e organizar os cursos online com certificado que você realizou de acordo com data, nome, entre outras informações. A manipulação melhora 100%, fora o tempo que é otimizado também. Mesmo para os mais resistentes, não dá para deixar de contar com o mundo digital para realização dessas tarefas básicas que garantem ótimos benefícios.

Mais confiável do que a opção impressa

O certificado digital pode ser considerado mais confiável do que uma opção a impressa. A opção física, por mais bonita que seja, ainda está propensa a falsificação. Há muitas pessoas especializadas em tornar esse documento realista, usando o nome de instituições inexistentes ou de modo indevido. Para os desavisados, isso pode passar despercebido, ainda mais em uma seleção de emprego em que os analistas de recursos humanos não tem muito tempo de fazer checagens burocráticas. Por isso, todo documento impresso de uma instituição que oferece cursos a distância deve contar com um QR code, para que sua validade possa ser verificada no acesso por meio de tablets e smartphones.

O certificado digital, geralmente, também conta com uma chave de segurança. Esse método é ótimo para seu próprio acesso aos certificados de cursos online que já realizou. Você tem tudo à disposição para abrir a hora que quiser, com confiança e eficiência. Agora, imagine se você perde um certificado impresso: terá que revirar sua casa para procurar ou, pior que isso, passar pela burocracia de ter que solicitar outra emissão (que provavelmente envolverá mais gastos também).

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Tendência para o futuro

Como já dissemos, não adianta ir contra a tendência do digital e da informatização na nossa vida. Não dá para negar que tudo fica mais simples e fácil assim e as pessoas querem contar com coisas que facilitem sua vida. Então, em vez de ter um monte de certificados impressos, porque não armazená-los de forma digital, em uma pasta, dispositivo, em um servidor em nuvem, entre outras diversas alternativas?

Imagine que você comece a estudar no Centro de Estudos e Formação. Com mais de 650 cursos em diversas áreas, é óbvio que você vai querer fazer mais de um, seja para aprender mais sobre determinado assunto ou para formação profissional. Se a cada curso online que fizer, tiver um certificado impresso, ao longo de um ano você terá uma coleção deles, o que pode se tornar um problema. Não é melhor ter tudo organizadinho em seu computador, pendrive ou e-mail? Essa é a tendência e ficar de fora dela não soa interessante e muito menos prático.

Faça uma boa escolha!

Como você pode notar, não precisa dar destaque aos certificados impressos se os digitais têm muito mais vantagens. A partir do momento em que o documento é seu, a instituição pode disponibilizar o download para que você armazene da forma que achar conveniente, seja em um dispositivo, no smartphone, no tablet, no PC, entre outros. Agora, se não há essa possibilidade e a escola só oferece a opção impressa, fica mais difícil e ineficiente tanto guardar quanto compartilhar e usar para os vários objetivos que explanamos aqui. Portanto, opte sempre por aquela que oferece as duas alternativas, deixando tudo mais versátil.

Além disso, não se esqueça também de perguntar à instituição se os cursos possuem conteúdos atualizados, com base nas leis educacionais vigentes no país e se há a possibilidade de emitir certificados online antes de se matricular. Se estiver na dúvida, pode se inscrever no Centro de Estudos e Formação, aqui essa opção é garantida. Além de investir apenas R$ 69,90 com acesso por um ano para se qualificar em diversas áreas, você recebe todos os certificados digitais de maneira simples e prática. Incrível não é?

Agora que você já sabe qual a melhor alternativa, que tal compartilhar a informação com os amigos, familiares e conhecidos? Divulgue nosso artigo em suas redes sociais e não deixe de comentar. Até mais!