Não há como negar: a educação online veio para ficar. É cada vez maior o número de profissionais, estudantes e interessados em áreas diversas optarem pelos cursos online como método de atualização e qualificação profissional. E não é para menos: sendo desnecessário o deslocamento a uma escola tradicional, os cursos a distância oferecem muitas outras vantagens: o aluno pode realizar seus cursos em horários livres com total flexibilidade; não precisa arcar com gastos extras relacionados à alimentação e, ainda por cima, investe muito menos – já que as plataformas de ensino online possuem custos bem mais reduzidos devido à suas estruturas mais enxutas.

Mas é preciso saber como encontrar os melhores cursos para você. Muitos interessados que moram em São Paulo, por exemplo, quando vão fazer suas pesquisas de cursos EAD nos mecanismos de busca, como o google, tendem ao regionalismo. Buscando, por exemplo, pelo termo cursos online sp, de modo que os resultados exibam apenas as instituições localizadas no estado de São Paulo. Mas será que é realmente necessário, uma vez que os cursos são a distância e não necessitam de deslocamento até à instituição? Será que uma busca tão limitada traz alguma vantagem nesta modalidade? A resposta é: não faz diferença e, inclusive, essa busca pode ser bem mais ampla, trazendo resultados bem melhores e, consequentemente, os melhores cursos.

Para que você entenda tudo sobre cursos online, elaboramos este artigo super completo, onde listamos não somente as melhores dicas de como encontrar cursos online em SP, RJ, MG, SE, RS e no resto do Brasil, mas também traremos dicas de estudo, organização e tudo o que você deve considerar ao optar por um curso EAD. Pronto para começar? Vem com a gente e mergulhe de vez no mundo do ensino a distância. Boa leitura!

Cursos online e suas reais vantagens

Você já deve saber que uma das melhores vantagens dos cursos online é estudar sem sair de casa, na hora que quiser e, principalmente, na velocidade que quiser, certo? . Essas são as vantagens observadas pela maior parte dos indivíduos que cogitam realizar cursos a distância. Porém, este universo oferece muito mais aos interessados nesta vertente. Listamos algumas das grandes vantagens. Veja só:

Baixo investimento

Investir em cursos a distância traz uma economia consideravel. A redução no valor tem uma explicação: diferente do que acontece com os cursos presenciais, as instituições não precisam adquirir ou alugar grandes prédios, contar com uma grande quantidade de mobiliários e, principalmente, o corpo de funcionários também é consideravelmente menor, por motivos óbvios. 

Além dos valores mais acessíveis, os inscritos em cursos online também eliminam outros custos adicionais, como transporte e alimentação. Muitos alunos costumam gastar quase o mesmo valor dos cursos presenciais apenas com o deslocamento à instituição + alimentação. Vale fazer as contas na ponta do lápis e comprovar os benefícios da educação online.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Mobilidade

Em tempos totalmente conectados, não é aceitável prender-se a uma única forma para estudar os conteúdos propostos pelos cursos de qualificação e formação profissional. Neste sentido, a educação a distância sai na frente, mais uma vez.

Ao se inscrever em uma plataforma de educação a distância, o aluno tem à sua disposição o ambiente virtual de aprendizagem, local onde estão concentrados todos os materiais utilizados ao longo do curso. A grande sacada é que todo o conteúdo segue disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto a matrícula estiver vigente. Além disso, pode ser acessado através do computador, notebook, tablet ou smartphone. Você pode fazer o curso enquanto vai para o trabalho, por exemplo, aproveitando cada minuto do seu dia.

Diversidade

Em qual escola presencial você encontra centenas de cursos online, nas mais variadas áreas de formação? Totalmente impossível. No geral cada escola possui um nicho diferente além de valores diferenciados para cada curso? As plataformas online também oferecem mais essa vantagem: em um mesmo ambiente é possível se qualificar em um curso de Primeiros Socorros e, em seguida, atualizar os seus conhecimentos em Pacote Office, por exemplo. Há opções relacionadas às áreas da Saúde, Direito, Comunicação e Marketing, Administração e muito mais. Investir um único valor e poder fazer qual curso quiser em centenas de opções, é realmente tentador. Aqui no Centro de Estudos e Formação é assim, mas sobre isso, vou te contar daqui a pouco.

É interessante que você saiba que por se tratar de cursos a distância, não há problemas em optar por cursos online em SP sendo que você mora no RJ, por exemplo. A localidade, neste ponto, é irrelevante. Lembre-se de que todo o curso será realizado virtualmente, cujo acesso é possível desde outra cidade, estado ou até mesmo país!

O que analisar ao escolher cursos online?

Agora que você já conhece todas as vantagens da modalidade EAD, cada vez mais presente na vida dos brasileiros, é preciso que você saiba o que deve ser analisado ao escolher a sua plataforma de ensino a distância. Em meio às suas pesquisas, certamente  você encontrará inúmeras instituições que prometem cursos gratuitos, com rápida emissão de certificado. Explicaremos mais a frente porque você deve desconfiar dessas práticas.

Em suma, ao escolher seu curso online, você deve considerar estes pontos:

Preço

Antes de efetuar sua matrícula, analise o seu orçamento e, principalmente, os valores cobrados pelas instituições de ensino EAD. Muitas empresas cobram valores surreais por um único curso online, quando muitas vezes a qualidade é duvidosa. O mesmo vale para certificados de conclusão: analise se o preço cobrado é justo e está de acordo com o mercado.

Plataformas como o Centro de Estudos e Formação possuem um diferencial: ao invés de cobrarem valores individuais por cada curso oferecido, trabalham com a modalidade de investimento único: apenas R$ 99,70 para se ter acesso ilimitado a todos os cursos EAD pelo período de 1 ano.

Cursos Online SP

Certificados

Quando falamos em ensino a distância, seja nos cursos online em SP ou outro estado, é preciso prestar muita atenção com o processo de emissão dos certificados de conclusão. É muito comum encontrarmos instituições que prometem liberar um certificado de um curso de 420 horas em apenas 5 dias. Mas será que é realmente confiável? Vamos analisar.

Para que seja possível finalizar um curso cuja carga horária é de 420 horas em apenas 5 dias, de duas uma: ou você estuda 72 horas ao dia ou então admite que é uma furada. Pode parecer brincadeira, mas essa situação é mais comum do que pensamos. Na maioria das vezes, instituições que prometem essa ‘agilidade’ oferecem certificados inválidos, que normalmente não são aceitos pelos contratantes.

Imagine que você apresenta em seu currículo que possui o certificado de um curso online de Excel de 420 horas, porém ao apresentá-lo é verificado que seu certificado foi emitido com 5 dias após a matrícula. Um tremendo mico, não é mesmo? Além disso, diz lá que possui conhecimentos teóricos e práticos avançados sobre o tema. Ao longo da entrevista ou de outra fase do processo seletivo, o entrevistador pede que você crie uma planilha com alguns gráficos e funções minimamente complexas em alguns minutos. Como você não fez um curso de qualidade, certamente vai se complicar e será reprovado no teste prático. Qual foi a vantagem em optar por uma empresa que lhe ofereceu um certificado rápido, sendo que ele acabou não servindo para nada? Vale a reflexão, também.

Qualidade do conteúdo

O melhor curso online é aquele que oferece o conteúdo de mais qualidade. E isso é fato. Muitas plataformas não se dedicam muito à contratação de profissionais especializados, bem como a escolha dos melhores materiais didáticos. As instituições mais renomadas do mercado possuem equipes de pedagogia altamente capacitadas responsáveis por selecionar conteúdos relevantes e que farão a diferença em sua formação. Vale atentar-se às empresas que disponibilizam um único e-book como sendo um curso completo de qualificação ou atualização. Na maioria das vezes, trata-se de uma grande cilada.

Como fazer a melhor busca por cursos online?

Como já exemplificamos em alguns pontos até aqui, buscar por cursos online sp não é tão eficaz quando o assunto é curso a distância. Neste caso, para que você receba resultados mais abrangentes e relevantes, deve optar por pesquisar apenas ‘cursos online’. Os resultados deste termo certamente lhe trarão mais leques de possibilidades, reunindo as melhores e mais ativas plataformas do país.

Para que sua pesquisa seja altamente relevante e você acesse bons conteúdos, vale anotar e reforçar as dicas a seguir:

  • Não convém utilizar termos completos como ‘cursos online SP’, uma vez que a localidade é dispensável em um curso realizado a distância.
  • Ao entrar em portal EAD, é interessante verificar se a empresa divulga de forma transparente os seus canais de atendimento, como e-mail, telefones e demais opções. Visite o portal Centro de Estudos e Formação e veja como os dados de contato estão bem acessíveis a todos os usuários. Trata-se de um excelente exemplo.
  • O layout e a usabilidade da página inicial podem adiantar a aparência do ambiente virtual de aprendizagem. Em suma: se o layout não for bacana e se as informações não estiverem bem organizadas, pode ser que o mesmo ocorra no ambiente de estudos dos cursos – o que irá comprometer o processo de aprendizagem.
  • Verifique se o site te dá amostras de como é o seu AVA - Ambiente Virtual de Aprendizado.
  • Deseja cursos que forneçam certificação? Então sua busca deverá ser: cursos online com certificado.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como me organizar na educação a distância?

Uma vez escolhida a plataforma, é preciso se planejar para que todos os objetivos sejam concluídos com sucesso. Em cursos online, organização e planejamento são essenciais, uma vez que o aluno não terá a cobrança presencial de um professor. Ou seja, será o único responsável pelo seu rendimento. Anote as dicas que separamos para você:

Escolha do ambiente

Antes de tudo, é preciso definir um espaço fixo no qual você irá estudar todos os dias – ou sempre que precisar. Mesmo que utilize um notebook ao invés de um desktop, será necessário um espaço reservado, porque convenhamos que sentar-se à mesa da cozinha para estudar não é nada tranqüilo, certo?

Aproveite e teste a iluminação do local escolhido, principalmente se for acompanhar os cursos durante a noite. Quanto aos ruídos, confirme se sons vindos da rua, do quintal ou de seus vizinhos não interferirão em sua concentração.

Plano de estudos

Os melhores cursos online com certificado trazem seus conteúdos totalmente organizados em módulos e tópicos, o que facilita o planejamento da rotina diária. Porém, mesmo assim é preciso criar um planejamento exclusivo, para que você tenha em mente quais serão os assuntos estudados em cada um dos dias da semana. Assim, será bem mais fácil lidar com as outras tarefas do dia a dia.

Não importa como o plano será elaborado: você pode criá-lo manualmente em uma folha de sulfite, utilizando planilhas de Excel ou até mesmo colando post-its na parede do local de estudo. O que vale, na verdade, é o planejamento e a organização.

Procrastinação e distrações

Quando você é o único responsável pelas suas tarefas e além de tudo estuda em casa, muitas vezes pode comprometer a sua rotina com a tão temida procrastinação, que nada mais é do que adiar a execução de tarefas, sem motivos plausíveis. Smartphones e redes sociais são dois dos grandes responsáveis pelas distrações que atrapalham o aproveitamento na educação online. Mas há como se salvar destas armadilhas:

  • Mantenha o smartphone fora do seu campo de visão enquanto faz os cursos EAD. Você pode não perceber, mas enquanto ele está sob a mesa, será instigado a pegá-lo e buscará por uma nova atualização ou mensagem.
  • Deixe o telefone no silencioso, considere uma regra. Defina momentos do dia para checar mensagens e ligações. Imagine como se você estivesse em uma reunião importantíssima, na qual é proibido manter o celular ligado.
  • Desative todas as notificações de redes sociais em seu desktop. Principalmente se você utilizar a versão web de aplicativos de mensagem. O mesmo vale para as redes sociais.
  • Evite manter a TV ligada. As chances de se distrair com aquele filme no meio da tarde ou com o último capítulo da novela são enormes.
  • Caso seja do time que trabalha ou estuda melhor com os fones de ouvido, prefira sons instrumentais às músicas mais tocadas. Músicas com letra tendem a lhe distrair, tirando totalmente o foco dos estudos.

E então, captou todas as nossas dicas sobre a busca e pesquisa pelos melhores cursos online, bem como as dicas de planejamento e principais vantagens dos cursos online com certificado? Então faça sua inscrição e inicie hoje mesmo os estudos. Ah, não deixe de compartilhar o artigo com os amigos e comentar, caso surjam dúvidas, ok? Boa sorte e nos vemos!