Desenvolvimento Sustentável: missão e objetivos para um mundo melhor - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

curso desenvolvimento sustentável
 Equipe Centro de Estudos e Formação  14/06/2017
Desenvolvimento Sustentável: missão e objetivos para um mundo melhor

Com certeza você já ouviu falar de desenvolvimento sustentável. Esse conceito está em evidência tanto na mídia quanto em diversos canais. Hoje em dia, inclusive, há uma série de cursos online sobre o tema, tudo para que as pessoas em geral possam entender detalhadamente do que se trata e como praticá-lo.

Logo, além da presença em um curso de meio ambiente, o desenvolvimento sustentável já se destaca em muitas áreas. E nada mais justo que todos os campos se voltem para seus principais aspectos, pois somente com um trabalho conjunto é possível alcançar todas as metas estabelecidas para salvar o mundo do caos.

Parece exagero falar, mas o problema é latente e a humanidade sente as consequências em seu dia a dia. Quanto maiores são as agressões ao meio ambiente e tudo que o permeia, mais adversidades surgem: doenças, miséria, desemprego e todas as desigualdades em si.

Todo esse contexto inicial é pertinente para que você entenda o tema de nosso artigo, possa aprender mais e refletir com os dados e materiais que apresentaremos. Saiba o que é desenvolvimento sustentável, o que as instituições têm feito nesta pauta, como fazer nossa parte e melhorar o entendimento e engajamento realizando cursos online com certificado a respeito dessa pauta.

Desenvolvimento Sustentável: definição, conceitos e objetivos

Afinal, o que é desenvolvimento sustentável? Tema de muitas palestras e congressos no mundo todo, esse conceito leva em consideração o crescimento e expansão do ambiente de modo responsável, com respeito aos recursos e tudo que o complementa. Segundo a WWF Brasil, "é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações e esgotar os recursos para o futuro".

Essa definição surgiu em meio a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, evento criado pelas ONU (Organização das Nações Unidos) e essencial para os principais debates sobre o desenvolvimento sustentável no planeta. É imprescindível entender que apenas com ações de todos os países conseguiremos alcançar bons resultados e garantir que as próximas gerações possam usufruir de um mundo mais justo e equilibrado.

Sendo assim, o conceito de desenvolvimento sustentável vai muito além de meio ambiente. É claro que esse é o ponto principal, mas para que haja uma perfeita harmonia, é preciso destacar também valores como justiça social, desenvolvimento econômico, qualidade de vida e uso racional dos recursos naturais – em especial a água.

É válido salientar que as primeiras discussões sobre esse termo começaram há muito tempo, desde a década de 20. Antes disso, a exploração desenfreada reinava, com uma cultura exploratória que deixou muitas marcas, sobretudo no Brasil e demais países subdesenvolvidos da África, Ásia e América Latina. Com a industrialização e globalização, o desgaste começou a ficar cada vez mais evidente e se tornou preocupação das nações mais poderosas, como os Estados Unidos.

Foi a partir dos anos 70 que diversas organizações começaram a refletir e estruturar o desenvolvimento sustentável e as metas para dar início ao cuidado do planeta. A primeira delas foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, com mais de 100 países na Suécia. Depois, vieram outras reuniões famosas, como a Cúpula da Terra, em 1992; e a mais recente, a Conferência Rio+20, em 2012.

Nesta última, ficaram estabelecidas algumas diretrizes que foram aprimoradas e finalizadas em 2015, para que sejam encaminhadas e aprofundadas até 2030. Mais do que nunca, tornou-se essencial para todos os países pensarem em técnicas, métodos e ações que priorizem o desenvolvimento sustentável em toda sua política.

Esse foco é geral e, além do meio ambiente, envolve muitas outras áreas. Logo, aprender sobre o conceito não é específico para quem atua nesse campo em si, mas para qualquer indivíduo que visa compreender o assunto e "botar a mão na massa". Para isso, dá para contar com alguns cursos a distância excelentes.

Nossa dica é o Curso Online Desenvolvimento Sustentável, ideal para diversos profissionais e referência no Centro de Estudos e Formação. Com esse material valioso, você fica por dentro do tema e pode até se certificar, dando um plus em seu currículo com cursos EAD primorosos.

Agenda 2030 e o compromisso com o meio ambiente

Como já dissemos, foi a partir da Rio+20 que foi criada e estabelecida a Agenda 2030, formada por 17 objetivos e 169 metas, batizados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mas, segundo o Itamaraty, "a Agenda 2030 não se limita a propor os ODS, mas trata igualmente dos meios de implementação que permitirão a concretização desses objetivos e de suas metas. Esse debate engloba questões de alcance sistêmico, como financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional".

O Brasil, é claro, participou e firmou esse compromisso com todos os países. Além de tentar seguir ao máximo todos esses parâmetros, criou cúpulas direcionadas e, de acordo com o governo, tem criado "inovações em termos de políticas públicas, que também são vistas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável".

Por aqui, o trabalho visa integrar setores que vão desde representantes da sociedade civil até ministérios e administração das cidades e regiões, a fim de realmente praticar e fazer valer essa aliança por um mundo melhor. Não é uma tarefa fácil, obviamente, mas com boas ideias e ações, conseguimos alcançar ótimos patamares.

Antes de falarmos sobre os ODS, é importante destacar que, além do Curso Online Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Estudos e Formação possui muitas opções de cursos a distância perfeitos para capacitação, atualização e aperfeiçoamento nessa área. Você pode realizar tanto um curso de gestão ambiental quanto demais alternativas reconhecidas e com destaque no mercado.

 

 

 

 

 

 

17 objetivos para transformar o mundo

Mas, então, quais são esses objetivos essenciais da Agenda 2030 para mudar o mundo e fazer valer, na realidade, o desenvolvimento sustentável? Bom, se referem a muitos pontos diferenciados, mas que acabam se complementando. São eles:

Erradicação da pobreza

O primeiro passo para um desenvolvimento sustentável é acabar com a pobreza de todas as formas e lugares. É uma meta desafiadora, visto que em muitos países ainda há pessoas abaixo da linha da pobreza.

Fome zero e Agricultura Sustentável

Dar fim à fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição é o segundo objetivo. Além disso, pede-se o estímulo à agricultura sustentável, para que todos possam produzir seu alimento de modo orgânico e saudável. Vale destacar que o Brasil saiu do mapa da fome da ONU em 2014.

Quanto à agroecologia e sustentabilidade, para entender seus conceitos, indicamos cursos online como o Curso Online Agroecologia‍, completo e atualizado sobre tudo que forma esse método que é tendência agora e no futuro.

Saúde e bem-estar

Assegurar uma vida saudável e garantir o bem-estar de todas as idades também faz parte desse parâmetro. Para isso, há muitas alternativas, como a prevenção de doenças e a informação à população.

No Centro de Estudos e Formação, por exemplo, além de um curso de desenvolvimento sustentável, você pode realizar diversos cursos EAD sobre saúde e bem-estar para compreender variados temas e aspectos dessas áreas.

Educação de qualidade

Educação equitativa, inclusiva e de qualidade é fundamental para construir um mundo ideal para vivermos. A questão, porém, é fazer com que as oportunidades sejam para todos – eis o grande desafio dessa pauta.

As pessoas com deficiência, por exemplo, fazem parte de um grupo que deve ter direito a uma ótima educação, com os recursos necessários para que aprendam, se desenvolvam e realizem as mesmas atividades de qualquer cidadão.

Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Como se sabe, ainda falta muito para que a parcela feminina da população tenha os mesmos privilégios dos homens, ainda mais em nações orientais.

Água potável e saneamento

Proteger a água é uma ação urgente que deve ser iniciada já. Além disso, todos devem ter saneamento adequado. Aqui no Brasil, a gestão consciente do recurso mais valioso para nossa vida ainda é precário, visto problemas recentes de esgotamento de represas e racionamento em cidades como São Paulo.

Energia limpa e acessível

Energia para todos, cada vez mais limpa – como a energia solar – é essencial para que o nível de poluentes diminua. Assim, o meio ambiente não sofrerá tantas consequências devido ao exagero na produção de gases nocivos, que também afetam nossa saúde.

Trabalho decente e crescimento econômico

Promover um crescimento econômico sustentável, inclusivo, produtivo e com emprego decente para todos também é um dos objetivos da Agenda 2030. Porém, esse é um dos mais dificultosos, visto os níveis alarmantes de desigualdade que muitas regiões enfrentam.

Indústria, inovação e infraestrutura

A indústria sustentável, com infraestrutura resiliente e inovação responsável é um ponto necessário para que deixe de ser vista como a vilã para o desenvolvimento sustentável. Desde que hajam boas práticas, é possível que tudo fique em perfeito equilíbrio.

O papel da indústria e tecnologia são essenciais para o mundo moderno, por isso devem se integrar ao meio ambiente e garantir que a sociedade não sofra com problemas latentes como a poluição e alta produção de resíduos sólidos, por exemplo. No Curso Online Desenvolvimento Sustentável, você tem uma noção dessa relação e como torná-la mais responsável. Um curso de meio ambiente fundamental para compreender esse assunto desafiador.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Redução das desigualdades

Reduzir a desigualdade social dentro dos países e entre eles é um objetivo extremamente difícil de alcançar, mas que pode ser possível caso haja realmente um trabalho conjunto de todas as nações.

Cidades e comunidades sustentáveis

A sustentabilidade começa na comunidade e vai se expandindo aos poucos, até chegar a boas metas e exemplos. A ideia é tornar as cidades e os assentamentos humanos seguros, inclusivos e responsáveis.

Consumo e produção responsáveis

Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis vale tanto para os poderosos da indústria quanto para qualquer cidadão. O consumo desenfreado pode levar a muitos prejuízos, como o esgotamento de recursos naturais.

Ação contra a mudança global do clima

Pauta urgente. Tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos é essencial, pois há tempos o meio ambiente pede socorro. O que é divulgado na mídia ainda é pouco para o que realmente acontece.

Logo, um curso de desenvolvimento sustentável interessante neste tema é o Curso Online Programa de Prevenção de Riscos Ambientais‍. Entenda como devem ser realizadas as atividades para que não causem danos ao meio ambiente em um dos melhores cursos online com certificado a respeito desse cenário. 

Vida na água

Trata-se da conservação dos oceanos, mares e rios, respeitando os animais que vivem nesses locais e fazendo o uso consciente da água e seus recursos.

Vida terrestre

A proteção dos ecossistemas terrestres, diminuindo a degradação do meio ambiente e promovendo o respeito à biodiversidade. O primeiro passo para isso é salvar as florestas e fazer o uso consciente do solo.

Nessa linha, um curso de gestão ambiental recomendado é o Curso Online Os Seres Vivos e o Meio Ambiente‍, que possui pautas de preservação das espécies e equilíbrio entre o homem e a natureza.

Paz, justiça e instituições eficazes

Promover sociedades pacíficas, inclusivas, desenvolvidas, com o acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes também se enquadram em desenvolvimento sustentável.

Parcerias e meios de implementação

Por fim, o último objetivo busca fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global visando o desenvolvimento sustentável. E o que já dissemos: somente com o trabalho de todos é possível alcançar bons resultados.

curso online desenvolvimento sustentável

Qual é o nosso papel nesse conceito?

Agora que você já conhece os objetivos principais do desenvolvimento sustentável no mundo, deve estar se perguntando o que nós podemos fazer para ajudar nessa pauta. A primeira coisa é ter em mente que toda ação vale a pena, ou seja, a conscientização começa aos poucos, então não pense que suas atividades são indiferentes e não levam a mudanças.

Imagine se, assim como você, seu vizinho começa a agir também, assim como seus familiares e amigos? Com uma corrente que se fortalece, dá para alcançar toda a comunidade, uma cidade, um estado e até um país, pode ter certeza disso.

Em muitas nações, como o Japão, não existe mais o hábito de jogar lixo nas ruas, sabia? Além disso, o país nipônico é referência em coleta seletiva e reciclagem de matérias: se aproveita praticamente tudo! Já aqui no Brasil, muita coisa ainda precisa ser feita, mas estamos caminhando. O fato é que todos nós precisamos começar o quanto antes a realizar ações simples, como:

  • Separar o lixo e começar um sistema de coleta seletiva em sua casa/comunidade;
  • Descartar materiais eletrônicos, pilhas e baterias nos lugares corretos;
  • Economizar água e evitar o desperdício;
  • Substituir sacolas de plástico por caixas ou opções de papel;
  • Dar prioridade para transportes públicos e alternativos – como as bicicletas – usando carro somente quando necessário; bem como incentivar o transporte solidário (um veículo carregando várias pessoas, e não apenas uma);
  • Nunca, em hipótese alguma, jogar lixo nas ruas ou em áreas irregulares;
  • Aprender a descartar resíduos sólidos corretamente – dica de curso de desenvolvimento sustentável nessa linha: Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos‍, um dos cursos EAD perfeitos para saber o que fazer e como gerenciar esses materiais;
  • Armazenar óleo e restos de gordura em garrafas plásticas e levar aos postos de coleta. Você sabia que um litro de óleo é extremamente poluente e nocivo para a água? Pois é, por isso nunca devemos jogar na pia;
  • Valorizar as áreas verdes, evitando queimadas, desmatamento e demais prejuízos aos animais silvestres;
  • Respeitar as leis de trabalho e denunciar casos de abuso nas empresas;
  • Pensar, praticar e incentivar a gestão ambiental em toda a sociedade, sugerindo pautas de sustentabilidade para a administração pública local.

Essas são algumas ações simples e essenciais que todos podem se engajar. Se você ainda tem dúvidas, outra dica que temos de curso de gestão ambiental é o Curso Online Técnicas Aplicadas ao Meio Ambiente‍. Com esse manual, você perceberá o quanto é inspirador pensar na sustentabilidade e todos seus aspectos.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Neste artigo você percebeu que tanto se informar com um curso de desenvolvimento sustentável quanto demais padrões são necessários para chegar a um ponto de equilíbrio e uma qualidade de vida fundamental a todos. São passos lentos, mas que podem se tornar realidade – basta acreditar, agir e nunca descansar. Proteger o ambiente depende muito de nossas ações. E, para quem ainda se sente inseguro e precisa do máximo de informação para se engajar na luta pelo desenvolvimento sustentável, vale a pena realizar tanto um curso de meio ambiente quanto outros cursos a distância semelhantes.

No Centro de Estudos e Formação você conta com centenas de cursos online com certificado sobre essa e demais áreas pertinentes, com a vantagem de investir um valor único de R$ 69,90 e realizar quantos cursos online quiser durante um ano. Além disso, dá pra se certificar, aprender por meio de um ambiente virtual dinâmico e se tornar um ótimo profissional e cidadão. Para isso, é só se inscrever agora e começar já.

Chegamos ao fim de nosso artigo e queremos saber quais seus pontos de vista sobre o desenvolvimento sustentável. Comente, compartilhe e espalhe essa ideia: fortalecer a corrente depende de cada um de nós. Boa sorte e até mais.

Data Modificação  05/07/2017
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r