Um dos caminhos profissionais a quem tem afinidade com áreas administrativas, insights para negócios e visão estratégica de mercado é a consultoria empresarial. Competitividade acirrada, avanços tecnológicos e mudanças constantes no cenário econômico fazem as empresas correrem contra o tempo e atrás de seus objetivos e metas.

Muitas vezes, apesar de ter um bom planejamento estratégico, as empresas não conseguem alcançar os resultados esperados. Nesse contexto entra o consultor de negócios, para ajudá-las a vencer os obstáculos, sair do vermelho e ter uma visão otimista à frente.

Se essa área lhe interessa, você vai gostar de saber que o Centro de Estudos e Formação tem um curso de consultoria que dá um panorama geral sobre essa carreira, área de atuação e conteúdos a aprender. Essa opção em qualificação é o tema deste artigo.

Conheça mais acompanhando nossos tópicos sobre temas integrantes do curso e conheças outras opções em cursos online com certificado que complementam o aprendizado em consultoria organizacional.

O que é consultoria empresarial?

Consultoria empresarial é uma prática que ajuda organizações a identificar problemas e encontrar soluções para áreas da empresa ou determinado processo. Um de seus objetivos é estabelecer uma gestão mais competitiva e ágil, proporcionando melhorias à produtividade da empresa. A consultoria organizacional consegue colocar um negócio em outro patamar, além de agregar valor ao mesmo.

Essa prática é realizada por um consultor de negócios, que atua recolhendo informações, para então desenvolver e implantar um planejamento empresarial com um plano de ações voltado a atender às necessidades do cliente.

Veja o que uma consultoria empresarial pode fazer por um negócio:

- Colocar as finanças em ordem;

- Gerenciar crises financeiras, bem como as de imagem da organização;

- Impulsionar a produtividade da empresa;

- Apontar gargalos e falhas em processos;

- Criar estratégias para aumentar a receita e diminuir as despesas.

Tipos de consultoria empresarial

Neste tópico do Curso Online Consultoria Empresarial, você conhecerá quatro tipos de consultoria e aprenderá o que cada uma delas pode fazer para um negócio.

1. Consultoria de Gestão Empresarial

Em um cenário econômico dinâmico, e principalmente instável, os negócios passam por constantes transformações. Dessa forma, os gestores precisam ter uma visão estratégica e achar soluções para encarar os desafios diários e driblar os possíveis danos ou prejuízos aos negócios.

Nesse contexto, o papel do consultor de gestão empresarial é extremamente importante, pois é ele o profissional que ajuda as empresas a encontrarem formas de identificar oportunidades de melhorias e crescimento.

2. Consultoria de Finanças

A parte mais sensível de um negócio é a de finanças. Por isso precisa de uma atenção especial, pois a sobrevivência de uma organização depende disso.

A contratação de um consultor de negócios é indicada para empresas que têm sérios problemas de liquidez ou que não conseguem sair do vermelho. Há também as que não conseguem encontrar maneiras de poupar recursos para investir em seu crescimento.

O consultor financeiro tem entre suas atribuições a função de desenvolver políticas internas e ações para organizar, planejar e controlar as atividades financeiras da empresa. Essas atividades são desenvolvidas por meio de um planejamento estratégico financeiro.

3. Consultoria de Marketing

Esse é o planejamento empresarial mais buscado por organizações que têm seu campo de atuação na área comercial. Normalmente a contratação da consultoria de marketing acontece quando as vendas não estão conforme o planejado.

O consultor fará um diagnóstico empresarial para que consiga compreender os fatores que interferem nas metas de vendas. A partir do que ele coletar de informações, será desenvolvido um plano de marketing, com ações voltadas à solução dos problemas identificados pelo consultor.

Outra função da consultoria de marketing é trabalhar para dar visibilidade às empresas que querem ser reconhecidas ou firmar sua identidade no mercado.

4. Consultoria de Recursos Humanos

Empresas são feitas por pessoas – essa é a frase mais utilizada para enfatizar a importância do capital humano para as organizações. Por isso a consultoria empresarial direcionada a recursos humanos leva o consultor de RH a ser necessário para identificar e entender as demandas de funcionários e de competências nas corporações.

O consultor desempenhará sua função em cima de questionamentos como:

- A empresa precisa mesmo contratar?

- Haverá demissões? São realmente necessárias?

- É hora de investir em treinamentos, workshops ou cursos online para a equipe?

- O que mais pode ser feito para melhorar o desempenho dos colaboradores?

Com esse tipo de questionamento, o profissional de consultoria encontrará respostas para elaborar um diagnóstico empresarial e a partir daí definir ações.

Como você pode perceber, uma consultoria é importante em várias áreas de uma organização. Portanto, investir em cursos online nesse segmento trará bons resultados para sua carreira profissional.

O bom é que aqui no portal você pode incrementar os conhecimentos adquiridos ao fazer cursos online com certificado que complementam os conteúdos de consultoria organizacional, como plano de marketing, planejamento estratégico e outros.

O que faz um consultor empresarial?

Considerando que empreendedores normalmente só contratam uma consultoria em casos de sérios problemas, podemos afirmar que a função de um consultor de negócios é "salvar a empresa".

Esse profissional presta serviços administrativos às organizações, por meio de ferramentas como o diagnóstico empresarial, análise de processos, desenvolvimento de ações e planejamento estratégico, a fim de encontrar alternativas que solucionem os problemas da organização.

O trabalho do consultor é analisar todos os aspectos de organização, positivos ou negativos, para então traçar um planejamento e ajudar na tomada de decisões.

A consultoria organizacional fará uma análise dos objetivos da empresa e do contexto econômico, e a partir disso sugere as ações que direcionarão a organização em busca dos resultados que pretende atingir.

Há um bom mercado para esse profissional, principalmente entre novos empreendimentos. Quem é novato no ramo normalmente não tem uma noção aprofundada em negócios, então o consultor contribui com orientações de procedimentos globais, como dicas de mercado, orientações financeiras, qualidade no atendimento ao cliente, redução de custos etc.

Um consultor também pode se especializar e se tornar expert em um só segmento, como mercado de e-commerce de tecnologia, por exemplo. Às organizações mais antigas e tradicionais, um consultor pode levar um olhar diferente e encontrar falhas que passam despercebidas ou até mesmo descobrir novas oportunidades de mercado.

Muitos empresários ainda são relutantes com relação à contratação de uma consultoria empresarial, e não sabem o que poderiam estar ganhando. Com o aconselhamento, experiência, estratégias e conhecimentos técnicos, o consultor pode aprimorar os processos do empreendimento de modo a obter êxito nos negócios.

Vista a importância do trabalho de um consultor empresarial, que tal apostar em seu futuro e se matricular no Curso Online Consultoria Empresarial? Além desse, outras opções podem enriquecer seu currículo e complementar o conteúdo de consultoria, como os de planejamento estratégico, recursos humanos e plano de marketing

Consultoria empresarial

Áreas da consultoria empresarial

A consultoria empresarial tem um amplo campo de atuação, para cada tipo de necessidade do cliente. Vemos várias delas em nosso curso de consultoria e aqui elencamos algumas para que você tenha uma ideia do alcance de uma consultoria.

São elas:

Estruturação e organização

Seu principal objetivo é alinhar ações e processos das equipes com a estratégia da organização. Tornar esses processos bem definidos e mais eficientes, aliados a um bom controle de custos, ajuda a compor uma estrutura gerencial que permite o alcance dos objetivos estratégicos, assim como resulta em melhores resultados ao negócio. Uma boa reestruturação e reorganização promove um aumento da eficiência das organizações, com melhorias expressivas de produtividade.

Estratégia empresarial

Analisa o ambiente em que o empreendimento está inserido e traça estratégias para seu desenvolvimento e crescimento. São seus objetivos:

  • Identificação de oportunidades e criação de táticas para ingresso em novos mercados, assim como para expansão do mercado atual.

  • Planejamento e estruturação do desenvolvimento organizacional;

  • Alinhamento da estratégia da organização com suas áreas de suporte e negócios;

  • Criação de uma representação visual das táticas (mapa estratégico) com as causas e efeitos entre os objetivos da empresa.

Gestão de pessoas

Neste ponto de atuação da consultoria empresarial é feito um alinhamento de políticas de gestão de pessoas à estratégia organizacional. Esse trabalho é feito diretamente com os gestores, para a obtenção da melhor performance dos colaboradores, envolvendo-os no crescimento e desenvolvimento da organização.

No que mais essa consultoria pode ajudar:

  • Desenvolvimento de lideranças, apontando para potenciais futuros líderes;

  • Aprofundar o conhecimento dos colaboradores sobre clima organizacional;

  • Focar na melhoria do uso dos recursos humanos, de acordo com suas competências e habilidades.

Inteligência de mercado

Como aproveitar as oportunidades de novos mercados? Como tomar decisões estratégicas? As respostas a esses questionamentos podem ser dadas por uma consultoria empresarial voltada à análise e inteligência de mercado.

Por meio de pesquisas e estudos de viabilidade econômica, se pode obter informações consistentes que ajudam a reduzir riscos, identificar ameaças e oportunidades e, como resultado, aumentar as chances de êxito da empresa.

Modalidades de consultoria empresarial

Além dos tipos e das áreas de atuação, a consultoria também pode ser classificada por modalidade, que pode ser interna ou externa.

A consultoria interna é um avanço nos modelos de gestão. O consultor faz parte do quadro de funcionários e tem familiaridade com os valores e objetivos da empresa. Sua função é direcioná-la à melhoria contínua.

Ao adotar uma consultoria interna, a organização pretende desenvolver novas competências organizacionais a fim de melhor aproveitar as oportunidades que o ambiente proporciona. Mas antes de implementá-la, deve balancear e estar atenta ao que pode dar certo e ao que pode se tornar um obstáculo.

Exemplo disso é ter como ponto positivo a vantagem de o consultor conhecer bastante os processos, assim como a cultura organizacional e o negócio em si. Como ponto negativo pesa o fato dele ser parte da rotina da empresa e por isso não dar muita atenção às novidades e impactos de mudanças que podem afetar a organização.

No entanto, por essa ser uma forte tendência, a capacitação desse profissional tem sido bem trabalhada. Uma forma de qualificação para esse profissional é o curso de consultoria do Centro de Estudos e Formação.

Já a consultoria externa estabelece a relação entre consultor e cliente com prazo de duração e sem vínculo de emprego. A contratação dessa modalidade de consultoria se dá quando a organização não tem tempo para consolidar projetos importantes ao desenvolvimento organizacional.

Em situações em que há alguma coisa errada comprometendo o crescimento do negócio, uma visão de fora funciona melhor do que uma interna. Esse é o grande diferencial da consultoria externa, opinião neutra e imparcial.

Nessa modalidade, o consultor enxerga as ameaças e oportunidades sob uma ótica diferenciada, além de seu aconselhamento ser mais receptivo pela organização, em relação a uma consultoria interna. Com uma perspectiva externa, até mesmo o planejamento empresarial tem chances maiores de ser mais eficiente e eficaz.

Contudo, não há como dizer qual dos dois modelos é o mais adequado. Isso dependerá bastante do que a corporação precisa, da decisão de sua direção e gestores e também do quanto se pretende investir em consultoria.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


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