Home / Blog / Dicas / O que é e como funciona a progressão funcional
  • 26/01/2022

O que é e como funciona a progressão funcional


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
como funciona a progressão funcional

O termo progressão de carreira é bastante difundido no funcionalismo público. Trata-se de uma mudança na carreira do servidor, como uma promoção de um funcionário de empresa privada.

O que poucos sabem é que há também casos em que o servidor público consegue uma promoção funcional. Mas afinal, o que é uma coisa e outra? Já vamos explicar a diferença.

No entanto, uma coisa que você precisa saber agora é que os cursos online com certificado do Educamundo atendem os requisitos para ajudar tanto na progressão quanto na promoção de carreira – e mais além, porque na Educação há a evolução funcional.

Nossos cursos são direcionados a áreas diversas do setor público, dessa forma, você encontra temas como Compliance, Controle, Gestão de Frotas, Administração de Materiais, Businnes Intelligence e outros.

Você vai conhecer mais sobre isso ao longo deste texto.

Progressão de carreira ou promoção funcional?

Quem tem um cargo, emprego e função pública, ao contrário do que se pensa, tem como avançar na carreira.

Isso acontece, basicamente, de três maneiras:

Progressão de carreira

A progressão de carreira é u​​​​​m avanço horizontal de cargo. O servidor passa de uma faixa salarial para outra, sem mudar de classe. Normalmente a progressão acontece por meio da licença capacitação. 

Promoção funcional

É quando o servidor assume outra função ao subir de um nível hierárquico para outro.

Evolução funcional

É a passagem de níveis de professores da rede pública.

Em todos os casos, cursos online estão entre os tipos de recursos que podem auxiliar o servidor a avançar na carreira.

Por isso, não perca mais tempo, ao conseguir a sua licença capacitação, adquira ou aperfeiçoe suas competências com os cursos do Educamundo.

Diferença entre cargo, emprego e função pública

Essas definições estão diretamente relacionadas aos tipos de servidores públicos:

Os estatutários

Sendo funcionários públicos, possuem cargos criados por lei, previstos em determinado número e remunerados por pessoa jurídica de direito público;

Os empregados públicos celetistas

Possuem emprego, são contratados por autarquias ou fundações sob uma relação trabalhista celetista, ou seja, regida pela CLT;

Os servidores temporários

Têm funções que são as atribuições dadas a cada categoria profissional, e a determinados servidores que executam serviços temporários ou eventuais.

A gestão de pessoas no setor público

A licença capacitação é parte de ações da gestão de pessoas no setor público. Assim como na iniciativa privada, é essencial à valorização do capital humano.

Como funciona a licença capacitação do servidor público federal

licença capacitação do servidor público federal, assim como nas esferas estaduais e municipais, é direito adquirido pelo servidor a cada cinco anos após sua efetivação no cargo público.

O servidor tem direito até três meses de licença, para participar de programas de capacitação.  O Educamundo faz parte desse processo e certifica, diariamente, centenas de servidores, que aproveitam os excelentes conteúdos de nossos cursos para adquirir ou aperfeiçoar novas competências.

Entre as áreas mais buscadas estão EducaçãoSaúdeAdministraçãoDireitoRecursos Humanos e outras.

O que é lotação de servidor público?

Lotação de servidor público significa ele ser vinculado junto ao órgão para o qual ele se candidatou, assim como à função. Caso ele precise ser alocado em outro órgão ou função, diz-se que é ele está em exercício.

Dicas de cursos para servidores públicos

1. Administração Pública 

Curso Online Administração Pública fornece uma visão geral de todos os conceitos e fundamentos do setor público, assim como do conjunto de ações que formam as funções administrativas e a prestação de serviços a favos dos interesses e direitos do cidadão.  

2. Gestão de Pessoas na Administração Pública 

Curso Online Gestão de Pessoas na Administração Pública traz todo o referencial acerca da gestão dos recursos humanos no setor público. Assim como no privado, este setor reconheceu que o capital humano é força que move as instituições, então passou a incorporar conceitos de gestão de pessoas em suas rotinas. 

3. Liderança na Administração Pública 

Curso Online Liderança na Administração Pública foca na importância das lideranças como operadoras na execução de estratégias e planejamentos a fim de garantir uma melhor qualidade dos serviços prestados ao cidadão.  

4. Legislação de Pessoal no Setor Público 

Curso Online Legislação de Pessoal no Setor Público está organizado para tratar dos assuntos e dos direitos mais importantes durante a trajetória do profissional que já é integrante do quadro de funcionários de um órgão ou entidade pública. 

5. Administração de Materiais no Setor Público 

Curso Online Administração de Materiais no Setor Público aborda os principais tópicos relacionados a compras, distribuição e gestão de estoques, importantes em diversos segmentos dentro do próprio setor, uma vez que a Administração Pública engloba saúde, educação e outros.  

6. Gestão de Riscos de TI no Setor Público 

Curso Online Gestão de Riscos de TI no Setor Público trata da importância da segurança em TI, sobretudo porque o segmento armazena informações e transações administrativas e financeiras que englobam as diversas ramificações do setor, como compras governamentais, prontuários de pacientes, informações fiscais, informações financeiras etc. (tanto dos governos quanto dos cidadãos e empresas). 

7. Gestão de Frotas no Setor Público 

Curso Online Gestão de Frotas no Setor Público visa ampliar conhecimentos acerca de tópicos relacionados à administração de frotas, como economia de combustível, controle de frotas, análise de custos operacionais, terceirização de frotas, indicadores de desempenho etc.  

8. Controle da Administração Pública 

Curso Online Controle da Administração Pública aborda os tipos de controles, a importância disso para evitar fraudes, desvio de recursos, superfaturamento de obras públicas e outros. 

9. Compliance no Setor Público 

Curso Online Compliance no Setor Público fala sobre os principais normativos no combate à corrupção, a importância da governança no setor público, os controles internos e a gestão de riscos, as bases da ética e integridade no setor, dentre outros tópicos relevantes ao tema.  

10. Business Intelligence para Gestores Públicos 

Curso Online Business Intelligence para Gestores Públicos foi construído e pensado em qualificar e dar as bases necessárias para que o gestores e funcionários públicos aprendam como aplicar o BI em suas atividades, com o objetivo de promover melhorias à gestão. 

Por que se capacitar com o Educamundo

Você já percebeu que o Educamundo é a sua melhor opção para se qualificar desde a preparação para o concurso público até sua progressão de carreira.

Sendo assim, é hora de fazer a sua matrícula e iniciar seus estudos. Invista apenas R$ 79,90 e garanta o acesso a mais de 1.500 cursos que compõem o Pacote Master.

Durante a vigência de sua matrícula, que é de um ano, você poderá fazer quantos cursos quiser. E caso opte pela certificação, pode definir a carga horária – temos opções de 5 a 420 horas.

Aproveite todos esses benefícios e alavanque sua carreira!

Pesquisar