Home / Blog / Dicas / Como estudar direito constitucional? 6 dicas importantes
  • 10/02/2021

Como estudar direito constitucional? 6 dicas importantes


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Direito Constitucional

Direito constitucional é uma das disciplinas mais importantes do direito. Não é à toa, trata-se de um dos temas que busca interpretar o regime constitucional de uma nação e o seu documento mais importante, qual seja: a Constituição.

Essa relevância faz com que seu conteúdo seja exigido em provas e concursos públicos pelo país.

Por esse motivo, é fundamental que o estudante ou concurseiro domine a disciplina como ninguém e conhecer as regras que regem a matéria é o primeiro passo para que qualquer um consiga se destacar. Sendo assim, ó primeiro passo é saber como estudar direito constitucional de forma efetiva, que realmente aprenda. 

Mas como estudar direito constitucional para se aprofundar e começar a entender a dinâmica da matéria e logo em seguida se aprofundar para se tornar um estudante e profissional preparado para os desafios do mercado de trabalho?

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos este artigo com algumas dicas que serão fundamentais para que você consiga atingir todos os seus objetivos nessa disciplina.

No fim, ainda vamos elencar alguns cursos para que o seu conhecimento seja completo.

Pronto para isso? Então vamos começar.

Dicas de direito: como estudar direito constitucional?

Para estudar direito constitucional é preciso analisar o todo. Primeiro entenda a estrutura da Constituição, estude o seu conteúdo, resolva questões, aprofunde-se na doutrina e fique por dentro das decisões dos tribunais superiores. De posse desse conhecimento, aplique tudo o que aprendeu em casos práticos.

Em resumo, se você quer saber como estudar direito constitucional, esses são os passos que você precisa seguir.

Mas se fosse tão simples todo mundo era fera na disciplina, concorda? 

Por isso vamos explicar com detalhes cada um desses passos mencionados.

1. Entenda a Constituição

Entender a Constituição vai muito além de apenas lê-la. É preciso aprofundar-se no seu interior e desvendar os motivos da existência de cada seção, capítulo, alínea e parágrafo. 

Também é fundamental compreender os motivos pelo qual a formatação do texto constitucional está estruturado daquela forma e como isso impacta a organização da sociedade brasileira.

Para vencer essa etapa, é fundamental que o aluno estude o conteúdo presente em seu índice sistemático. É lá que você vai encontrar o esqueleto do texto da Constituição, peça fundamental para entender todo esse corpo jurídico.

2. Leia e releia a Constituição

Venceu a primeira etapa e já entendeu como a Constituição Federal está estruturada? Então é hora de avançar para a leitura do seu texto.

Essa etapa pode demorar dias e meses, mas é uma das mais importantes dentro desses passos de como estudar direito constitucional.

Lendo e relendo o seu texto, você vai adquirir a base do conteúdo que será fundamental para compreender outros pontos, como o entendimento da doutrina, da jurisprudência, além de acertar questões de direito constitucional com mais facilidade.

3. Resolva questões de direito constitucional

Agora que você já entende bem o que diz o texto da nossa Carta Magna, é hora de partir para a resolução de questões e compreender de forma mais aprofundada os tópicos relevantes dentro do texto constitucional.

Se você já é concurseiro e já foca em um cargo ou área, pode começar a responder questões direcionadas.

Caso não seja, pode dividir as questões por assunto e começar a responder o máximo que puder.  Você vai errar no início, mas isso faz parte do aprendizado. O objetivo aqui é manter o foco e seguir firme.

4. Aprofunde-se na doutrina

Passando pelas três etapas acima você estará pronto para enfrentar qualquer prova de constitucional de nível médio e demais fases dos concursos mais concorridos do país. Agora, se você quer avançar e passar também pelas próximas etapas dos certames, precisa estudar a doutrina e aprofundar-se em alguns pontos.

Entender a doutrina dominante é fundamental, com isso você consegue facilmente ingressar em cargos disputados, como de Magistrado, Defensor Público, Procurador, Promotor e muito mais.

5. Estude e entenda as decisões dos tribunais superiores

Acompanhar as decisões dos tribunais superiores, principalmente do STF e do STJ é um passo que não pode ser ignorado pelo estudante de direito. Isso porque, é nos tribunais que vemos a prática constitucional, sendo lá um terreno fértil para os desdobramentos da interpretação da Constituição.

Além disso, você pode utilizar as decisões para fundamentar suas petições e se manter atualizado sobre o que o que o Supremo Tribunal Federal tem decidido a respeito de diversas matérias de cunho constitucional.

6. Aplique o direito constituicional em casos práticos

Por fim, mas não menos importante, vem a prática do dia a dia. Se você tem a oportunidade de estagiar ou trabalhar diretamente com o direito enquanto faz a sua faculdade, ótimo! 

Caso contrário, tente aplicar o que você aprendeu com a Constituição em casos concretos que você vê na TV, que chegam até você por meio de familiares ou que despertam a sua atenção na internet.

Dessa forma você vai aplicar o seu conhecimento e pode aprender cada vez mais.

Dica extra: faça um bom curso de direito constitucional

Além dessas dicas de direito e sobre como estudar direito constitucional, cabe alertar a necessidade de estudo constante. 

Isso porque as decisões e entendimentos sobre determinados assuntos mudam com frequência, daí surge a necessidade de manter o estudo e qualificação sempre em dia para se tornar um profissional de excelência.

Para isso, é fundamental que o mesmo aprofunde-se com um bom curso de direito constitucional ou sobre temas correlatos.

Dessa forma, o aluno estará preparado para qualquer desafio envolvendo provas e concursos públicos e ainda atualiza o seu currículo com conhecimento extra sobre temas jurídicos relevantes.

Esse é sem dúvida um dos caminhos para se destacar da concorrência e trilhar uma carreira de sucesso.

Mais cursos de Direito

Aqui no Educamundo, temos diversos cursos online sobre a temática jurídica para que nosso aluno mantenha os estudos em dia. Se você pegou as dicas de como estudar direito constitucional, vai ficar bem mais fácil estudar qualquer outro tema dentro da área jurídica. 

Alguns dos mais estudados são:

São mais de 1.500 cursos online com certificado opcional em mais de 20 áreas do conhecimento humano. Sabe o que é melhor? Você investe apenas R$ 79,90 e tem acesso a todos eles por um ano inteiro, sem mensalidades.

Faça como mais de 1 milhão de alunos, inscreva-se agora mesmo, estude pelo nosso conteúdo e destaque-se com um conhecimento diferenciado.

E se gostou desse nosso artigo, não esqueça de compartilhar com os amigos e familiares e de deixar um comentário.

Esperamos a sua opinião.

Até a próxima!

Pesquisar