Home / Blog / Dicas / Como estudar arquitetura em 2021?
  • 26/11/2020

Como estudar arquitetura em 2021?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
como estudar arquitetura

Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas coisas mudaram a respeito de como estudar arquitetura em 2021. É necessário estar atento a detalhes como o planejamento dos estudos, exercícios e toda a preparação que se faz necessária.

O curso de arquitetura é um bacharelado e dura em média 5 anos. Ele existe desde que o homem notou a necessidade de ter um teto para morar. A arquitetura é um curso que ensina não só exatas, mas também matérias como artes e humanas.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a estudar arquitetura em 2021.

Como estudar arquitetura em 2021

Muitas dúvidas surgem para quem tem interesse em começar a estudar arquitetura em 2021, especialmente devido a pandemia do novo coronavírus. Algumas instituições de ensino estão adotando a inicialização com aulas em EAD. Esse método que está sendo adotado não afeta o tempo de duração do curso e nem o conteúdo a ser estudado.

Veja a seguir alguns detalhes sobre como os cursos de arquitetura serão afetados!

Softwares de CAD

Uma dica para estudar arquitetura é se familiarizar com os softwares CAD, já que eles são muito úteis na elaboração de projetos e é bom trabalhar com eles desde cedo. Você pode procurar uma empresa voltada à comercialização de softwares CAD para comprar um e já se familiarizar com eles desde antes de ingressar na faculdade.

Isso será um diferencial para o estudante, pois ingressando na faculdade familiarizado com softwares que irá utilizar, ele irá se sobressair como aluno.

Conhecer o mercado de trabalho

Conhecer o mercado de trabalho é muito importante independentemente da área que você pretende trabalhar. A área da arquitetura é uma área que vem crescendo e cada vez mais conquistando seu espaço no dia a dia da população brasileira. Cada vez mais os brasileiros se interessam por essa área.

É importante que o estudante conheça pelo menos um pouco da área, antes de ingressar. O arquiteto pode trabalhar por conta própria, em empresas de construção, e indústrias.

Eles podem trabalhar com:

  1. Acompanhamento e Administração de Obra.
  2. Desenho de Mobiliário.
  3. Luminotécnica.
  4. Tecnologia da Construção.
  5. Restauro de Edifícios.
  6. Comunicação Visual.
  7. Urbanismo.
  8. Paisagismo e Ambientes

Saber a média salarial e carga horária

A média salarial de um arquiteto é de 6 salários mínimos até 8,5 salários mínimos. Saber a média salarial que a profissão oferece é muito importante antes de começar a estudar e se interessar pela profissão.

Junto com a média salarial também tem a carga horária que pode ser escolhida de acordo com o profissional. Ele pode trabalhar por conta e escolher a carga horária que deseja fazer ou existem empresas que oferecem de 6 á 8 horas diárias. 

Curiosidade e facilidade de aprendizado

Ser curioso às vezes não é uma habilidade que muitas profissões necessitam. Porém na área da arquitetura essa é uma habilidade que tem muita relevância. Essa profissão está em constante crescimento e cada vez mais a tecnologia tem avançado nesse campo.

A curiosidade então ajuda ao profissional a procurar estar sempre atualizado e aprendendo sobre o assunto. E quando se tem uma facilidade de aprendizado maior esse profissional irá se sobressair aos seus colegas de trabalho.

Boa concentração e organização

Se concentrar naquilo que está fazendo é sempre importante. A boa concentração fará com que o estudante de arquitetura fique sempre consciente daquilo que está estudando. Focando no que está sendo ensinado fará com que esse estudo seja feito da forma mais eficiente possível e irá aprender cada vez mais.

Quando o estudante precisa de diferentes conhecimentos sobre diversos assuntos que são ensinados ao decorrer do curso, ele pode usar a sua boa concentração e organização e de diferentes maneiras essas habilidades vão ajudar muito. Também quando já estiver formado elas irão ajudar o profissional a utilizar os softwares e está sempre concentrado ajuda para que não faça nada de errado.

A organização é muito importante para o estudante de arquitetura, ainda mais com a implantação do método EAD que está sendo implantado nas instituições de ensino. Manter o seu ambiente de estudo bem organizado é sempre importante e facilita bastante na hora de estudar.

A falta de organização para o estudante pode prejudicar muito no desempenho da profissão. Além de erros graves que podem que acabaram atrasando trabalhos e até comprometer o relacionamento com clientes e perder credibilidade, tanto com clientes e quanto com empresas.

Para ser um profissional é necessário fazer o curso de bacharel em arquitetura que dura em média 5 anos e obter o registro que é emitido pelo conselho regional de arquitetura.

Conhecendo um pouco das habilidades, média salarial que é oferecida e sabendo o conhecimento que é necessário para ingressar na faculdade e estudar arquitetura em 2021 e ter sucesso na carreira, já conseguimos notar o quão importante essa profissão é em nosso dia a dia e em nosso futuro, principalmente com o avanço da tecnologia.

Gostou das informações sobre como estudar arquitetura em 2021? Então aproveitar para compartilhar, curtir e deixar seu comentário sobre o assunto!

Pesquisar