Home / Blog / Dicas / Pandemia: 4 benefícios do ensino a distância - EAD
  • 08/09/2020

Pandemia: 4 benefícios do ensino a distância - EAD


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
beneficios do ensino a distância

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o surto do novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, a grande maioria das Universidades se viu em uma situação de desespero, tendo que agir rapidamente para contornar esse cenário. 

Com isso, o EAD se tornou a opção mais viável para garantir a saúde e o bem-estar de alunos e funcionários e, assim, evitar aglomerações. O ensino a distância, além de seguir as recomendações dos órgãos competentes, reúne uma série de outras vantagens. 

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o EAD é a modalidade de ensino ideal para quem busca conciliar o trabalho, a rotina e outras atividades diárias com os estudos, visto que elimina a necessidade de deslocamento até locais físicos. 

Quer ficar por dentro do assunto? Separamos os 4 principais benefícios do EAD e como ele pode gerar ganhos além da pandemia. Continue lendo e confira!

Veja os benefícios do ensino a distância - EAD 

1. Flexibilidade de horário 

Já imaginou poder conciliar os seus estudos com a rotina corporativa ou até mesmo doméstica, como ensaios não destrutivos? Bom, é exatamente isso que faz com que a população busque cada vez mais por essa modalidade de ensino. 

Além disso, o EAD permite que você estude no momento e no local mais oportuno. Com isso, é possível unir, por exemplo, o seu trabalho com o período de aprendizagem. 

Outra funcionalidade muito atrativa do ensino a distância é facilitar a vida das pessoas que moram ou trabalham longe da faculdade. Se você partilha dessa situação, você pode ter acesso a um ensino de qualidade sem precisar se locomover pela região. 

2. Redução de custos 

Certamente a redução de custos é uma das características mais atrativas do EAD. Afinal, o curso a distância é muito mais barato que o ensino presencial. Por essa razão, essa modalidade também vem conquistando o seu espaço. 

Embora seja necessário contar com um computador ou celular, além de conexão com a internet, a formação em si apresenta um ótimo custo-benefício. Além do valor da mensalidade, os custos com transporte, deck de madeira e alimentação são nulos. 

3. Diversificidade de cursos 

Outra vantagem do EAD é a variedade de cursos que ele oferece. Como o interesse por essa modelo de aprendizagem cresceu muito nos últimos anos, a grande maioria das instituições ampliaram a oferta de cursos. 

Atualmente, o mercado reúne uma série de formações, como Marketing, Gestão Empresarial, Jornalismo, Engenharia, entre outras opções. Inclusive, é possível realizar cursos online de curta duração, como técnico em cilindro hidráulico

4. Diploma reconhecido

Por último, e não menos importante, vale ressaltar que o ensino superior EAD é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), por isso, ele tem a mesma carga horária que um curso presencial. 

Dessa forma, os alunos formados nessa modalidade podem utilizar o diploma para conquistar novas vagas de emprego, para seleção em processos públicos, para matrícula em pós-graduação, entre outras possibilidades.

No entanto, antes de efetuar a sua matrícula em um curso EAD, avalie se a instituição desejada é devidamente credenciada pelo MEC. 

Gostou do nosso post sobre os benefícios do ensino a distância - EAD? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Pesquisar