Home / Blog / Certificação / Auxiliar administrativo: tudo o que você precisa saber
  • 19/10/2020

Auxiliar administrativo: tudo o que você precisa saber


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos de administração de empresas online

Você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou procurando pelo primeiro emprego? Certamente uma das dúvidas que devem pairar em sua cabeça deve ser sobre optar por uma carreira que ama ou aquela que ofereça boas oportunidades financeiras, correto? Dentre as profissões que oferecem boas oportunidades, uma vez que a demanda é alta e viaja por vários segmentos do mercado, está a de auxiliar administrativo

Muitos brasileiros ainda não decidiram quais carreiras seguirão ao longo da vida: a profissão que desperta paixão ou a que renderá um melhor salário ao final do mês. No entento, para ajudar a definir tal questão você pode se inscrever em cursos online de formação profissional e conhecer mais sobre carreiras, como a de auxiliar administrativo.

Nesse cargo, que pode ser definido também como Auxiliar de Escritório ou Assistente Administrativo. os profissionais responsabilizam-se por dar suporte às equipes financeiras, de recursos humanos e operacionais, com foco nas tarefas administrativas.

Para que você entenda exatamente o que faz e quanto ganha um auxiliar administrativo, selecionamos algumas informações bem interessantes.

Além de um raio-x completo sobre a carreira, trazemos para você algumas opções em cursos EAD que facilitarão a sua entrada neste mercado de trabalho que, apesar de oferecer grandes oportunidades, também é um dos mais concorridos. Além disso, você verá qua tembém pode fazer um curso gratuito de auxiliar administrativo e dar um upgrade na carreira. 

Pronto para se tornar um expert na carreira administrativa? Boa leitura!

Responsabilidades de um auxiliar administrativo

Falar que um auxiliar administrativo é responsável pelas atividades administrativas de qualquer organização é um tanto genérico. Isso porque as funções do auxiliar administrativo vão além, englobando todos os departamentos da empresa. Listamos a seguir algumas das responsabilidades deste profissional. Você irá notar o quão importante é estar atualizado no mercado. Aliás, você sabia que aqui no portal somos especialistas em cursos online com certificado. Aproveite essa dica valiosa!

O que faz um auxiliar administrativo: principais funções​​​​​​​​​​​​​​

Dentre as principais funções do auxiliar administrativo podemos destacar as seguintes:

• Digitação de documentos, como atas de reunião, memorandos, relatórios, cartas e comunicados internos e externos;

• Criação de planilhas em Excel e apresentações em slides;

• Organização de eventos corporativos, como reuniões, workshops, viagens, jantares, dentre outros;

• Organização de arquivos da empresa ou de determinado setores;

• Controle e solicitação de materiais utilizados no escritório, como papéis, formulários e outros insumos;

• Sempre quando solicitado, auxiliar nas atividades de recepção de clientes;

• Realizar cotações e controles de estoque;

• Realizar pagamentos de contas de consumo e demais despesas;

• Emissão de boletos, notas fiscais e comprovantes de pagamento;

• Levar sugestões de novos métodos e tecnologias aos responsáveis pelos setores administrativo-financeiros;

• Auxiliar nos treinamentos de novos funcionários do setor administrativo em atividades de integração, após contratação;

• Auxiliar na conscientização dos funcionários quanto aos procedimentos de segurança.

Para que todas estas tarefas sejam realizadas com excelência, o ideal é que o profissional da área possua certificações em várias áreas administrativas como finanças, recursos humanos e atendimento ao cliente – o que pode ser conquistado através de cursos online com certificado. Portais de ensino a distância, como o Educamundo, oferecem vastas opções em cursos online, que possibilitam não somente a valorização dos currículos, mas, também, a emissão de certificados de conclusão, que podem ser solicitados por recrutadores da área.

Principais características para ser um auxiliar de escritório administrativo

Além da certificação em um bom curso de administração, espera-se de quem deseja trabalhar na área administrativa as seguintes qualidades:

• Boa comunicação oral e escrita;

• Conhecimentos sólidos e facilidade no uso de editores de texto e planilhas eletrônicas;

• Senso de planejamento, organização e rápida resolução de adversidades;

• Habilidades em cálculo;

• Saber trabalhar sob pressão e cumprir prazos apertados;

• Manter sigilo profissional;

• Possuir vivência ou experiência teórica em rotinas administrativas;

• Conhecimento acerca de cada colaborador e suas respectivas funções;

• Manter controles e registros sempre atualizados;

• Ter boa memória;

• Ter bom humor e simpatia;

• Ser proativo;

• Ter responsabilidade;

• Ser confiável.

Formação do profissional administrativo

Certas áreas de atuação não exigem formações específicas para seus profissionais, como é o caso do setor administrativo. Usualmente, as pequenas empresas exigem apenas o ensino médio completo, noções de informática, inglês e um bom curso de administração. Por outro lado, as empresas de grande porte podem exigir formação superior completa – ou cursando - em Administração de Empresas, bem como em cursos superiores de curta duração, como Gestão Financeira. Para quem deseja atuar como assistente financeiro, a formação na área de gestão é mais do que recomendada.

Dentre os cursos a distância que podem marcar presença no currículo de um assistente administrativo, podemos destacar os seguintes: Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Negócios, Gestão Empresarial e Administração de Empresas

Qualificação com cursos livres online

Além dos cursos de nível superior, a qualificação profissional através de cursos a distância, incluindo um curso gratuito de auxiliar administrativo, é uma boa pedida para aqueles que buscam se destacar dos demais concorrentes dentro dos processos seletivos, que são cada vez mais acirrados. Por não ser necessário se deslocar à escola, os cursos nesta modalidade podem ser acompanhados por profissionais que estão no mercado de trabalho e não possuem tanto tempo disponível.

Dentre os vários cursos online com certificado que você pode inserir em seu currículo está o curso online Auxiliar Administrativo, oferecido pelo Educamundo, portal referência em ensino a distância. Com carga horária personalizada – o aluno pode optar por realizar o curso e certificar-se em 5h ou 420 horas – o curso disponibiliza os conhecimentos técnicos e teóricos essenciais aos auxiliares administrativos.

Além de entender os papeis e funções do profissional, o curso trata de questões relacionadas a marketing pessoal e a importância da excelência no atendimento. Quanto aos conhecimentos práticos, os alunos inscritos aprenderão a criar uma ata de reuniões, produzir textos com técnicas apuradas e realizar atendimento telefônico com excelência.

Dentro do cronograma do curso ainda estão inseridos capítulos que abordam comunicação e redação empresarial, contabilidade básica, informática básica, matemática e noções de administração geral. Os cursos EAD na área de administração fortalecem não somente os conhecimentos teóricos dos profissionais, mas também os prepara para administrar de forma positiva as adversidades diárias da função.

Cursos online na área de Administração

Muitas são as opções em curso de administração que podem ser realizados pelos profissionais, para que seu currículo seja ainda mais valorizado no mercado. Selecionamos alguns dos cursos mais buscados no Educamundo, direcionados para quem já trabalha ou deseja trabalhar na área administrativa.

Licitação

Um assistente financeiro que atua em órgãos públicos, ou empresas privadas que costumam participar de processos licitatórios, deve conhecer detalhadamente todas as fases de uma licitação. Afinal, não se trata de um processo simples. Além da necessidade de adequar-se perfeitamente às exigências de cada edital, as empresas concorrentes devem apresentar documentações específicas, a fim de evitar a nulidade do processo.

O curso online Licitação é uma excelente opção para quem busca qualificação neste assunto. Além de refletir sobre os conceitos básicos, tipos e modalidades de Licitação, os interessados inscritos em cursos EAD da área obtém conhecimento sobre as leis que regem as licitações e o funcionamento destas. No blog também é possível acessar um conteúdo exclusivo sobre as modalidades, dicas e cursos online. Temos um artigo muito bom que trata sobre Licitação Pública. Trata-se de um conteúdo rico e essencial aos auxiliares administrativos que pretendem reforçar conhecimentos para estudar para concursos a fim de atuar no setor público.

Administrando Conflitos

Os conflitos internos são rotineiros no dia a dia de qualquer organização. Afinal, são muitos profissionais, cada um com sua personalidade, trabalhando dentro de um mesmo setor. Porém, saber como administrar estes conflitos, focando no bom senso comum, é um grande diferencial profissional. O curso online Administrando Conflitos traz dicas valiosas para que o ambiente corporativo torne-se mais tranquilo e produtivo.

Durante o curso os inscritos entenderão os tipos, causas e consequências dos conflitos em ambientes organizacionais e escolares, bem como administrá-los e solucioná-los. Além disso, o curso também aborda questões relacionadas à como lidar com pessoas, desenvolvimento de habilidades para solução de conflitos e dicas para solucionar conflitos.

Assédio Moral no Trabalho

Assédio moral no trabalho é um dos motivadores de centenas de ações trabalhistas na justiça brasileira. Porém, para que os empregados saibam qual é a hora certa de agir, é necessário saber identificar cenas de assédio. Você saberia identificar uma cena de assédio moral em seu ambiente de trabalho? Em caso negativo, saiba que cursos online ligados à temática auxiliam na análise e identificação destas situações, além de nortear também os empregadores quanto à prevenção de ocorrências do tipo.

O curso online Assédio Moral no Trabalho traz ao inscrito conhecimentos sobre a legislação, as fases do assédio, o assédio moral no trabalho com foco na mulher e também as consequências do assédio moral na vida dos colaboradores. Curso que se faz presente para uma formação profissional preocupada com os aspectos psicológicos e de bem-estar, amplamente solicitada por gestores e recrutadores.

Excel Básico e Avançado

Outro curso na área de administração que não pode faltar em seu currículo é o curso online Excel Básico e Avançado. Dominar as planilhas eletrônicas é uma das exigências para ocupar o cargo de auxiliar de escritório. Os cursos a distância nesta temática, como o curso online Excel Básico e Avançado capacitam os profissionais para o uso de um dos softwares mais complexos do Pacote Office.

Sabendo o utilizar todas as funções do Excel, das mais básicas às mais avançadas, é possível analisar dados complexos através da criação de tabelas e gráficos. Muitas empresas utilizam tais funcionalidades para acompanhar processos como gestão de estoque e faturamento, uma vez que a visualização é bem mais clara e facilitada com o uso de gráficos e tabelas. O Excel também é essencial para a produtividade dos setores financeiros, uma vez que disponibiliza fórmulas matemáticas prontas.

Controle de Materiais

Outra indicação de cursos online auxiliar administrativo são os cursos ligados ao setor de gestão e controle de materiais, bem recomendados para quem atua com auxiliar em almoxarifados, por exemplo. Além de aprender como identificar e classificar produtos e bens patrimoniais, os inscritos neste curso entenderão a importância do controle de materiais e quais são os termos utilizados no setor de controle de materiais.

Ao longo do curso online Controle de Materiais os alunos também terão acesso a noções básicas de transporte, controle de materiais e almoxarifado. O cronograma curricular é valioso e atende aos mais diversos perfis, reforçando os saberes de profissionais formados na área e capacitados a atuar em companhias de vários segmentos.

Quanto ganha um auxiliar administrativo?

Uma vez que você opta por um curso superior na área ou certifica-se com cursos online auxiliar administrativo, uma das curiosidades é quanto ganha um auxiliar administrativo e outros profissionais da área, correto? Pois bem, listamos a seguir para você a média salarial oferecida atualmente, bem como o piso da categoria. Os dados foram coletados e divulgados pela Catho Online.

Segundo a Catho, o salário médio de um auxiliar administrativo em 2024 é de R$ 1.534,36. Vale salientar que a média salarial varia dependendo do estado, formação do profissional, dimensão da empresa e segmento de mercado. Quanto mais bem qualificado o profissional é, maiores serão as chances de contratação com salários na média ou acima do mercado.

Veja abaixo os dados coletados pela Catho Online, sobre quanto ganha um auxiliar administrativo e cargos correlatos:

• Auxiliar administrativo: R$ 1.534,36

• Assistente administrativo: R$ 1.783.32

• Auxiliar de faturamento: R$ 1.683,52

• Auxiliar contábil: R$ 1.682,77

• Auxiliar de estoque: R$ 1.504,99

• Auxiliar de expedição: R$ 1.589,98

• Auxiliar de departamento pessoal: R$ 1.633,64

• Auxiliar de seguros: R$ 1.456,84

• Assistente administrativo de manutenção: R$ R$ 1.711,38

• Auxiliar de arquivo: R$ 1.399,53

• Auxiliar de almoxarifado: R$ 1.611,38

E aí, se animou com a carreira de auxiliar administrativo? O que está esperando para se qualificar com os cursos online auxiliar administrativo? O Educamundo, que já formou milhares de alunos, disponibiliza à você diversos cursos na área de Administração, Informática e Idiomas, essenciais para turbinar a carreira destes profissionais. Além disso, você tem acesso a um curso gratuito de auxiliar administrativo, que te atualiza sobre as práticas rotineiras do setor e as funções do auxiliar administrativo. Depois, caso queira, pode fazer a avaliação e contratar a certificação.

Você pode fazer a sua inscrição e ter acesso imediato a todos os cursos de Administração de Empresas disponíveis, de forma simultânea. Vamos explicar melhor: aqui no portal você não se matricula em um curso, mas sim em todo o portal, investindo apenas R$ 79,90 – o que te dá acesso livre às aulas pelo período de 1 ano. Nas escolas que oferecem cursos presenciais, os custos são bem maiores, chegando à R$400 por um único curso livre.

Nosso grande diferencial permite uma ampla formação profissional àqueles que desejam progredir em sua carreira. Já imaginou incrementar o seu currículo com centenas de cursos?

Pesquisar