O mercado de trabalho é acirrado e concorrido. Para se destacar entre os milhares de candidatos que diariamente buscam por uma nova vaga, é preciso agradar aos olhos dos recrutadores de uma forma especial. Um candidato, cujo currículo traz cursos online, cursos profissionalizantes e participação em eventos e congressos da área, por exemplo, tem muito mais chances do que aquele que traz apenas uma formação de nível médio, sem qualificações adicionais.

Enquanto alguns preferem buscar por qualificação através de cursos gratuitos, que nem sempre é o melhor caminho – já que muitos destes cursos não oferecem bons conteúdos programáticos, cargas horárias reais e certificados inválidos – alguns profissionais optam por realizar cursos a distância cujas cargas horárias e certificados possibilitem a complementação de cargas horárias em cursos tecnicos.

Estes são apenas alguns dos caminhos possíveis para quem quer se atualizar profissionalmente nas áreas que mais gosta. Listamos para você algumas dicas de ouro que farão de você um profissional ainda mais valorizado. Acompanhe!

Principais caminhos rumo à atualização profissional

Realizar cursos online com certificado, bem como iniciar novos cursos tecnicos, de graduação ou pós-graduação, pode abrir muitas portas. Porém, existem muitas opções disponíveis para quem deseja obter novos conhecimentos e absorver ainda mais informações relevantes à trajetória profissional. Veja a seguir quais caminhos você pode escolher e como cada um deles pode contribuir com sua carreira:

Congressos e workshops

Os melhores congressos e workshops contam com a participação de profissionais renomados e reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação. Muitas das novidades destes eventos são compartilhadas em primeira mão, fazendo com que os participantes ‘saiam na frente’ perante a concorrência. Por isso, vale ficar atento ao calendário de congressos, palestras e workshops que acontecerão em sua região.

Outra grande vantagem deste tipo de evento é a ampliação de seu networking. Muitos dos profissionais que participam de congressos estão com ideais que precisam ser compartilhadas e, principalmente, tiradas do papel. O resultado pode ser ótimo: quem sabe uma sociedade ou parceria de negócios?

Cursos online com certificado

Com uma rotina cada vez mais corrida, é normal que não tenhamos tempo hábil e disponível para frequentar aulas regulares em cursos profissionalizantes – o que pode comprometer qualquer formação profissional. Afinal, mesmo após se graduar ou concluir cursos tecnicos, é necessário reciclar os conhecimentos e, principalmente, certificar-se nas áreas relacionadas. Muitas são as vantagens em se qualificar ou atualizar nas áreas que gosta. Dentre todas, destacamos como principais:

  • Maiores chances de empregabilidade.
  • Visão estratégica de mercado.
  • Fortalecimento da presença profissional no mercado.
  • Ascensão profissional.
  • Atualização e obtenção de novos conhecimentos.

Mas não é qualquer portal EAD que oferece bons cursos de atualização profissional. Instituições que disponibilizam cursos gratuitos devem ser analisadas com cautela, uma vez que podem representar um risco à sua formação, principalmente quanto ao conteúdo fraco e certificados inválidos.

Antes de escolher a plataforma ideal, você deve analisar os seguintes pontos:

1. AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – O Ambiente Virtual de Aprendizagem é o espaço no qual são dispostos os materiais de estudos e todas as informações relacionadas aos cursos EAD. Para que todas as informações sejam acessadas com facilidade, o layout deve ser limpo, com foco na usabilidade do aluno. A organização do material também é importante: algumas plataformas dispõe os links de forma ‘jogada’, sem divisão em módulos e tópicos, o que complica o processo de aprendizagem.

2. Certificados – Ao fazer cursos online com certificado, o principal intuito do inscrito é receber uma certificação válida, que possa ser utilizada para valorização do currículo, progressão de carreira, prova de títulos em concursos públicos, complementação de cargas horárias em faculdades, dentre outros. Por isso, é preciso ficar atento ao processo de certificado oferecido pela instituição escolhida. O principal ponto de análise deve estar relacionado à emissão de certificados rápidos. Certamente você já se deparou com cursos a distância em plataformas gratuitas que prometem a liberação do certificado em até 24 horas, certo? Mas quão real será uma certificação que abrange 360 horas de estudo e emite um certificado em 24 horas? As contas não batem: nem que o aluno estude por 24 horas seguidas, sem pausas, seria possível concluir um curso tão extenso em tão pouco tempo. Para quem já possui conhecimentos e busca pela certificação também é preciso ficar atento, uma vez que o certificado obtido de forma rápida pode não ser aceito como validação dos conhecimentos nas empresas, por exemplo. Vale a análise e reflexão: será que não é mais seguro economizar e investir em um curso que realmente traga frutos verdadeiros à sua carreira? Melhor do que arriscar a sorte, não acha?

3. Conteúdo – O foco dos cursos online deve ser o aproveitamento total dos conteúdos oferecidos, visando a atualização e formação profissional. Para tanto, é preciso que os cursos compartilhem conteúdos realmente relevantes para seu público. As melhores plataformas EAD contam com equipes de pedagogia altamente capacitadas, as quais produzem materiais de qualidade. A referência deve ser: ‘Será que estes materiais são indicados para a minha atualização profissional?’. Outra dica importante é quanto ao tipo de material disponibilizado: algumas instituições, principalmente as que ofertam cursos gratuitos, oferecem aos alunos alguns e-books, mencionando estes materiais como se fosse um curso completo. Trata-se de uma cilada que você deve fugir. Vale comentar que e-books nada mais são do que versões digitais de livros impressos ou, ainda, materiais exclusivos que reúnem informações de forma mais simplificada e resumida - abordando rapidamente tópicos sobre um assunto. Ou seja, é impossível certificar-se em uma área acompanhando um único e-book!

4. Suporte ao aluno – Como o inscrito não terá contato pessoal com os responsáveis pelos cursos, é indispensável que a plataforma ofereça o melhor suporte online possível aos seus alunos. Além de facilitar o contato em caso de dúvidas e sugestões, os inscritos sentem-se ainda mais seguros para seguir com o estudo. Espera-se que a plataforma disponibilize dados como e-mail, telefone ou redes sociais de forma transparente e clara.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Feiras de emprego

Muitos podem torcer o nariz para as feiras de emprego, principalmente porque quase sempre a movimentação de pessoas é alta. Nestas feiras, o candidato encontra vários estandes de empresas de Recursos Humanos com vagas em aberto. Mas não é só isso. Além de suporte para elaboração de um currículo atrativo, as feiras também promovem palestras que contribuem com a qualificação e atualização profissional dos candidatos, melhorando assim suas habilidades e promovendo um upgrade no currículo. Pode ser uma excelente opção de atualizar os conhecimentos e já concorrer a boas oportunidades.

Uma boa dica para testar a ‘popularidade’ do seu currículo é entregá-lo aos contratantes presentes nas feiras. Muitas vezes os feedbacks são dados de imediato, principalmente em caso negativo. Caso a aceitação não seja bacana, talvez seja a hora de realizar alguns cursos extras, conquistar mais certificações e depois se candidatar às vagas desejadas.

Redes sociais

Estamos diariamente conectados através das redes sociais. E apesar de muitos utilizarem seus perfis apenas para o contato com amigos e família, trata-se de uma ferramenta de alto poder para quem  busca se atualizar no mercado. Independente da área de atuação, existem centenas de grupos de discussão dedicados exclusivamente à profissionais de cada área. Vale uma busca rigorosa para encontrar os melhores grupos. Quando falamos em redes sociais, vamos muito além do Facebook e do Twitter. Você já possui um perfil no Linkedin? Caso ainda não tenha, providencie um. O Linkedin é uma rede social focada nas relações profissionais e é cada vez mais utilizado para captação de novos talentos. Algumas empresas e consultorias de Recursos Humanos fazem a busca por novos profissionais através dos perfis que sejam compatíveis com suas necessidades e exigências. Fica a dica: crie um perfil completo, com todas as suas informações e mantenha-o constantemente em atividade.

Além de trazer informações sobre processos, cursos, palestras e eventos na área, as mídias digitais também podem ser uma porta de entrada para novas oportunidades, uma vez que diariamente empresas e profissionais parceiros publicam e indicam posições de emprego nos grupos específicos. Se além de atualização você também precisa de um novo emprego, pode ser um bom caminho a ser seguido.

Atualização profissional: por que sair da zona de conforto?

Um profissional atualizado, seja com cursos EAD no currículo ou através de participações em feiras e congressos, pode concorrer às melhores oportunidades. Além disso, sente-se mais seguro para exercer suas funções, uma vez que estará reciclado e por dentro das principais novidades em segmento.  Mas as vantagens são inúmeras. Atualizando-se profissionalmente, você:

Cursos de atualização profissional

Acumulará conhecimento geral

Um profissional que carrega consigo uma boa bagagem de conhecimentos gerais sempre se destaca entre os demais concorrentes. Não vale focar apenas nos cursos de atualização profissional: é preciso fortalecer ainda mais o estoque de informações com notícias relevantes, tanto para o Brasil quanto para o mundo. Acompanhar revistas, outras publicações segmentadas e ler os principais jornais faz parte do processo.

Além de manter-se atualizado quanto às notícias, é especialmente interessante dominar um ou dois idiomas, além do materno. Possuir inglês e espanhol, por exemplo, torna-se importante para qualquer cargo que exija compreensão de textos nos dois idiomas, mesmo que seja apenas para responder uma solicitação. Quando há um empate em um processo seletivo, por exemplo, os gestores avaliam a fluência em outros idiomas como fator decisivo. Vale dizer que existem excelentes cursos online com certificado de idiomas, como o curso online Inglês Básico, oferecido pelo Centro de Estudos e Formação, portal especializado em cursos a distância.

Será um profissional especializado

Currículos com especialização profissional são muito bem vistos pelos recrutadores, especialmente pelas empresas que buscam profissionais visionários e que queiram construir uma carreira sólida. Ainda assim, candidatos que investem em desenvolvimento profissional ganham pontos extras.

Além de investir em cursos de graduação e pós, fazer cursos livres online trará qualificações e atualizações específicas ao profissional. Para aproveitar bem o certificado, vale analisar a carga horária que mais se adequa aos seus objetivos. Aqui no Centro de Estudos e Formação, por exemplos, todos os cursos são disponibilizados em cargas horárias entre 5h e 360h, ficando a cargo do profissional optar pelo que mais será interessante ao currículo.

Fortalecerá seu networking

Com certeza você já deve ter ouvido falar em ‘fazer networking’. Mas sabe o que este termo significa, na prática? Networking nada mais é do que uma rede de contatos profissionais disposta a trocar experiências, novidades sobre a área de atuação e, principalmente, oportunidades e parcerias. O ideal é que o profissional estabeleça contato frequente com os membros de sua rede, mostrando-se sempre disponível para auxiliar em processos.

O intuito é que suas habilidades e competências estejam sempre visíveis aos seus contatos, contatos estes que precisam estar ativos em sua rede. Quando o profissional faz cursos profissionalizantes, a troca de experiências é natural, o que contribui positivamente para o fortalecimento dos contatos.

Estará bem mais preparado para imprevistos

Para enfrentar todos os desafios do dia a dia, qualquer que seja o segmento profissional, é preciso ter conhecimentos sobre os mais variados temas. E é exatamente isso o que oferece a atualização profissional: conhecimento relevante para que, mediante um planejamento pré-definido ou questões emergenciais, sejam buscadas as soluções mais adequadas e eficazes para determinado processo.

É interessante ainda que o profissional entenda como elaborar um bom planejamento estratégico, seja a curto, médio ou em longo prazo. Há alguns bons cursos, como o curso online Planejamento Estratégico, disponível no Centro de Estudos e Formação, nos quais os interessados recebem dicas e conteúdos que abordam a criação de metas e montagem de cronogramas em ambientes corporativos.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Será destaque entre os demais profissionais

Com todas as qualidades citadas aqui, nota-se a grande importância dos cursos de atualização na carreira de qualquer profissional. Quanto mais qualificado e atualizado profissionalmente, melhores serão as oportunidades, cargos e salários recebidos. Aliás, maiores também serão os desafios profissionais.

Mesmo com as tarefas diárias e o curto espaço de tempo, é possível recorrer aos cursos de atualização profissional. O Centro de Estudos e Formação, referência em cursos online no país, disponibiliza centenas de cursos em áreas como Administração, Idiomas, Informática e Tecnologia, Educação, Comunicação e Marketing, dentre outras.

Todos os cursos do portal possuem cargas horárias entre 5h e 360h, com possibilidade de emissão de certificado, tanto na versão digital quando na versão física. Uma chance incrível para se atualizar e valorizar o currículo por um investimento único de R$69,90. O acesso é liberado a todos os cursos, pelo período de 1 ano. Resumindo: muito mais chance de qualificação! Muito bacana, não é?

Agora que você já descobriu como se atualizar nas áreas que gosta, que tal fazer sua inscrição em um dos cursos EAD do portal e dar uma guinada na sua carreira profissional? O processo é bem simples e pode ser finalizado em poucos minutos. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que responderemos o mais rápido possível.

Bons estudos e até breve!