A modalidade de cursos online é a que mais cresce em todo território nacional. Esse crescimento se deve não só aos avanços tecnológicos, mas também à nova configuração da rotina das pessoas, ao reconhecimento dos certificados de cursos online por parte das empresas e instituições e pela exigência de ser um profissional cada vez mais capacitado e com experiência em determinadas áreas. As instituições públicas, principalmente, oferecem bonificações àqueles funcionários que realizam cursos fora do ambiente de trabalho. Alguns conquistam uma progressão na carreira, tiram licença capacitação ou utilizam os certificados para somarem pontos em provas de títulos em concursos públicos.

Segundo as recentes pesquisas do Ministério da Educação e da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), das 3,3 milhões de pessoas matriculadas no Ensino Superior, nos últimos tempos, um terço estavam inseridas no ensino à distância. Em relação ao ensino presencial, o valor é bem abaixo do mercado e a qualidade do ensino não é comprometida, dessa forma, muitas pessoas preferem os cursos online. Além disso, é possível estudar no conforto de sua casa, não pegar trânsito e, em alguns casos, gerir o seu próprio tempo de estudos.

A ABED apresenta ainda uma informação extra: dentre estes cursos à distância, a modalidade de cursos livres é a mais procurada. Segundo os números apresentados, de um total de 25.166 cursos EAD, 19.873 são da modalidade de cursos livres.

Este mercado cresce, obviamente, devido à procura pelo serviço. No entanto, ao procurar por um curso online, quais são os critérios que você analisa antes de optar por uma ou outra instituição de ensino? Você olha o preço, tempo de mercado, se oferece ou não certificado, metodologia oferecida ou depoimento de outros alunos? Muitas vezes, nossa maior motivação é o preço não é mesmo? Ainda mais nesses tempos de crise. E você tem razão, devemos sim economizar e valorizar o dinheiro que suamos tanto para ganhar. Muitas instituições e empresa oferecem cursos online gratuitos, no entanto, esta pode não ser uma boa opção. Escolher os cursos grátis pode te dar uma dor de cabeça daquelas. Ao longo do texto vamos explicitar o motivo, mas, antes de tudo, saiba que essas empresas querem apenas se destacar a todo custo no mercado e não se importam em oferecer ensino de qualidade aos seus possíveis clientes. 

Antes de tomar a sua decisão, você deve verificar, pesquisar, analisar e levar em consideração alguns aspectos importantes, que já vamos detalhar. Saber se elas oferecem realmente o curso gratuito ou se cobram valores absurdos pelos certificados ou por outros serviços, por exemplo. Afinal, todos nós sabemos que para disponibilizar aos alunos educação e material de estudo de qualidade, é preciso investir em profissionais que irão selecionar e preparar o conteúdo dos cursos, técnicos que consigam manter o sistema no ar 24 horas por dia, ofereçam um ambiente de estudos propício e em pessoal que dê suporte aos alunos. Como sabemos que você não quer começar o ano caindo em uma cilada, antes de fazer sua escolha pelos cursos online grátis, sempre desconfie e confira as dicas que preparamos para você.

1. Pesquise sobre a reputação da empresa ou instituição

Alguns conceitos sobre a palavra "reputação" dizem que é o melhor que uma empresa pode ter no mercado de trabalho. Também significa ter renome ou prestígio. Quando vamos contratar qualquer serviço que seja, devemos ficar de olho na reputação daquela empresa. No caso dos cursos online gratuitos é a mesma coisa, faça uma apuração detalhada e minuciosa sobre a reputação das instituições de ensino. Na atualidade, com a ajuda do desenvolvimento tecnológico, o acesso à informação é cada vez mais rápido e prático. É possível disseminar opiniões em questão de minutos. Use isso a seu favor, pesquise nas redes sociais e nos sites os depoimentos de alunos e ex-alunos. Encontre elogios e reclamações e coloque tudo em uma balança imaginária. Pense nas características que uma instituição deve ter para te agradar e não te fazer você passar por uma situação de estresse. A reputação garantirá que você não irá passar vergonha quando for apresentar o certificado do curso que fez, em seu local de trabalho, em uma entrevista de emprego, em uma prova de títulos ou em outra situação.

Ainda, procure saber também se a empresa se preocupa em solucionar o maior número das reclamações feitas e como ela trata os seus alunos. Assim, será possível perceber se a instituição é mesmo idônea e se vale a pena investir o seu tempo nela. Isso dará uma visão ampla de como ela irá te tratar caso você passe por alguma situação de conflito ou problemas com o serviço ou cursos oferecidos.

Você pode observar também a sensação que tem ao visualizar o site da instituição. Se a empresa oferece um site harmonioso, de qualidade e com um layout limpo, você pode ter certeza que é um reflexo de como o conteúdo dos cursos será disponibilizado em seu ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, você consegue encontrar todas as informações que precisa com facilidade e de forma clara? Fique atento a isso. O impacto na credibilidade das organizações pode ser observado nas informações que elas disponibilizam seus portais. Observe também se a metodologia oferecida está explicitada e, principalmente, se o curso é realmente grátis. Quais são os procedimentos para receber o certificado? Estas informações estão transparentes no site? Tente responder estes questionamentos e passe para o segundo item.

2.Verifique se a empresa quer atender você bem

Alguns cursos online não oferecem suporte nenhum aos alunos. Algumas empresas até não explicitam número de telefone ou outro canal de comunicação, como Facebook, e-mail ou chat online, por exemplo. Preze sempre pela qualidade. Ao decidir efetuar a matrícula em cursos à distância, é esperada uma qualidade tanto no atendimento dado ao aluno quanto nos conteúdos disponibilizados.

3. O conteúdo oferecido é de qualidade?

Busque informações sobre o material que você terá acesso. É realmente de qualidade? Alguns portais que oferecem cursos gratuitos podem desprezar essa questão, já que o investimento em profissionais capacitado e competentes é uma grande despesa. Faça uma busca para saber como são selecionados os materiais de estudos e se a empresa ou instituição que você está contratando detém de um setor pedagógico especialmente dedicado na criação e atualização constante de todo conteúdo.

Ainda, verifique também se os conteúdos dos cursos ficam disponibilizados 24 horas por dia ou é necessário que você acesse em períodos pré-determinados? A qualidade interfere diretamente na eficácia do aprendizado. Algumas pessoas - e você pode ser uma delas – buscam os cursos à distância porque não possuem tempo, tem uma vida muito agitada e corrida, precisam de horários flexíveis para conciliar estudo com outras atividades. Além disso, você economiza o tempo de deslocamento de casa até a instituição de ensino e o dinheiro da passagem para o transporte coletivo ou a gasolina, não é mesmo?

3. Metodologia

Não deixe de procurar saber sobre a metodologia que a instituição oferece aos alunos. Para que você consiga aprender e entender de fato o que está sendo passado, é preciso se identificar com as metodologias da instituição. O processo de aprendizagem de cada ser humano funciona de uma forma diferente e você deve estudar nos eu ritmo. A metodologia de ensino mais indicada é a de Autonomia de Aprendizagem. Através desse método, o aluno tem total liberdade nos estudos. Ou seja, se você acha que deve dedicar mais sobre um determinado assunto, você pode gastar o tempo que for necessário. Se acha deve ir mais rápido e está conseguindo assimilar tudo, basta prosseguir. Não é necessário cumprir horários já estabelecidos.

Na metodologia de auto aprendizagem é possível desenvolver a capacidade de construção de conhecimento, a capacidade crítica e aprofundar nos temas que mais lhe interessa. Isso possibilita que o aluno realmente entenda os conceitos ao invés de memorizá-los, que podem ser esquecidos após certo tempo.


4. Verifique o processo para recebimento dos certificados

Quase todo mundo que busca um curso online gratuito ou qualquer outro, tem o interesse em comprovar que adquiriu o conhecimento proposto pela instituição ou empresa com o certificado. Neste caso, é muito importante que você saiba como funciona o processo para adquirir a certificação, não é verdade?

Como dissemos, as empresas que oferecem os cursos EAD precisam investir e colher os frutos desse investimento, ou seja, o retorno financeiro. Elas precisam, ao menos ter um capital para conseguirem se manter. Aí é que está a maior cilada relacionada aos cursos online grátis. Algumas instituições realmente oferecem o acesso aos cursos de forma gratuita, mas cobram valores bastante elevados para os certificados ou para acessar o conteúdo completo de algum curso, por exemplo. Além de cobrar um absurdo pelo certificado, o fornecem apenas na versão online e não entregam a versão impressa via Correios. Confira sempre se as informações sobre os valores do processo de certificação aparecem de forma clara nos portais. As empresas precisam lucrar de alguma forma e, ao dificultar o acesso a certas informações, podem estar passando você para trás.

5. Certificados liberados na mesma hora

Ainda sobre certificados, fiquem atentos para as organizações que oferecem cursos com certificados na hora ou cursos com certificados em 24 horas. Isso também diz respeito quanto a credibilidade da instituição. Imagine que você necessita, com urgência, do certificado de um curso com carga horária de 420 horas. Por precisar do documento com rapidez, opta por fazer o curso que promete liberar o certificado no mesmo dia. Ao finalizar o curso e conquistar a aprovação na avaliação, solicita o recebimento do certificado. Nesta hora você pode se deparar com uma surpresa: ter que pagar uma taxa pra receber o certificado impresso ou online. Em certas instituições, a liberação do certificado somente é realizada após a confirmação do pagamento dessa taxa que é abusiva. Ou seja, essas empresas não ligam para o ensino e aprendizado do aluno, apenas se preocupam em fazer uma propaganda enganosa e cobrar um valor "apenas" pelo certificado.

Este caso acarretar em outra situação chata: como alguém consegue fazer um curso de 420 horas em apenas um dia? O seu certificado pode ser questionado no local onde for apresentar. Se for em um processo seletivo, por exemplo, o profissional de recursos humanos colocará em cheque a validade da sua certificação. A mesma coisa acontecerá se for apresentar em editais de concursos públicos. É melhor sempre ficar com um pé atrás para não passar vergonha ou perder uma oportunidade de emprego. Ainda mais em um mercado tão concorrido como o de hoje.

Você pode pensar que a agilidade do serviço é um ponto positivo para a empresa, mas o que não percebemos é a desconsideração com o real aprendizado do aluno. Prefira cursos que demandem dedicação e opte por empresas e instituições que estimulem a busca pelo conhecimento. 

6. Modalidade do curso

Por falar nas modalidades dos cursos, outra dica importante é verificar se as instituições de ensino ou empresas oferecem cursos livres com a modalidade de certificação que você necessita. São exigidas modalidades diferentes para cada objetivo, seja para fins curriculares, provas de títulos ou progressão na carreira e algumas empresas oferecem apenas um tipo de curso. A quem busca uma promoção em seu trabalho ou qualificar-se para uma determinada função, por exemplo, é recomendada a modalidade capacitação. Já a modalidade de aperfeiçoamento é indicado para aqueles que buscam o desenvolvimento de competências. Por fim, a modalidade de atualização é recomendada para aqueles que querem rever os conceitos da atividade profissional e renovar o que aprendeu na faculdade, por exemplo.

 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Siga as seis dicas que disponibilizamos a você para que não comece este novo ano caindo em uma cilada e já em uma situação chata ou embaraçosa. Nós, do Centro de Estudos e Formação, ajudamos você a melhorar sua vida e a desenvolver suas capacidades e habilidades com os melhores cursos online do mercado. Lidamos com a metodologia que oferecemos de forma clara, bem como o funcionamento dos cursos, valores, carga horárias ofertadas e tudo mais o que você precisa saber para não ter problemas e contratar um serviço de qualidade. Além disso, estamos à disposição em vários canais de comunicação, seja por e-mail, telefone, chat online ou redes sociais. Comece o ano de uma forma diferente. Efetue sua inscrição e você verá que, ao comprovar suas experiências, mais oportunidades poderão aparecer. Além disso, irá se destacar dos demais profissionais da sua área. Ah, lembre-se de nos contar como foi sair da cilada dos cursos online gratuitos e como você se tornou um profissional mais capacitado.